Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
27 Abr, 2020 - 11:24

Sabe qual é a diferença entre água de colónia e perfume?

Catarine Martins

Gosta de andar cheirosa, mas não sabe qual a diferença entre água de colónia e perfume? Então, venha daí e descubra tudo.

Saber a diferença entre água de colónia e perfume

Embora possa parecer a mesma coisa, a verdade é que há uma diferença entre água de colónia e perfume.

Consequentemente, é muito possível que já se tenha perguntado se seria tudo a mesma coisa, desde o eau de parfum ao eau de toilette, quando foi comprar um perfume para oferecer a alguém ou para usar no dia a dia

Contudo, há sim uma diferença significativa. É que, os perfumes têm uma maior concentração do óleo essencial base do que as águas de colónia. Mas, há mais algumas coisas que tem que saber. Continue, por isso, a ler.

diferença entre água de colónia e perfume: 5 aspetos a considerar

Mulher a colocar perfume

1. Preço

O preço é um elemento importante para diferenciar a água de colónia do perfume.

Quanto mais forte for a fragrância, ou seja quanto maior a quantidade de essência na composição, mais caro será o perfume e maior será a duração da essência na pele.

Nesse sentido, a água de colónia é habitualmente mais barata, dissipando-se mais rapidamente da pele.

2. Classificação

A classificação das fragrâncias utilizadas engloba grupos que são ordenados de acordo com a sua volatilidade: cítrica, lavanda, ervas, âmbar, madeira, frutas, flores, especiarias, etc.

Assim, é relativamente consensual que o perfume terá na sua composição entre 20% a 30% de essência, enquanto a eau de parfum terá entre 15% a 20%, a eau de toilette entre 5% a 15% e a água de colónia entre 2% a 4%.

Pelo que, se quer um aroma que dure o dia inteiro, o ideal será mesmo comprar o perfume.

3. Aroma

Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o aroma que melhor combina connosco pode não ser fácil.

Por isso, perceba em primeiro lugar se gosta de um aroma mais forte ou mais leve e, depois, experimente alguns na sua perfumaria de eleição. Isto vai ajudá-la a perceber se prefere mesmo o perfume ou a água de colónia. E qual a sua família olfativa predileta.

Mulher a colocar perfume para durar mais
Não perca 5 boas dicas para fazer o perfume durar mais

4. Como utilizar os vários tipos de fragrâncias

Como está bom de ver, quanto maior a concentração de essência, mais a fragrância perdura na pele e menor quantidade necessária para cheirar bem, durante todo o dia.

Por essa razão, os perfumes e as eau de parfum podem ser considerados fortes e encorpados, devendo ser usados em pequenas quantidades e colocados apenas uma vez. Idealmente, devem ser deixados para ocasiões especiais, mas há quem goste de usá-los no dia a dia.

Uma concentração menor de essência, como acontece nas águas de colónia e eaus de toilette, permite o uso em maior quantidade e mais vezes ao dia, porque a duração na pele é curta. Assim, são mais indicados para usar no dia a dia.

De todo o modo, seja qual for a sua escolha, aplique-a nos pontos chave (punhos, cotovelos, pescoço, atrás das orelhas ou entre o peito) onde o corpo é mais quente, garantindo que o aroma perdura.

5. Experimente na pele

Muito importante antes de optar por perfume ou água de colónia, ou qualquer uma das outras possibilidades, é perceber como cada uma se comporta na sua pele.

Com efeito, o mesmo perfume ou aroma não se comporta da mesma forma em peles diferentes. Por isso, vá até à sua perfumaria de eleição, experimente e veja como a sua escolha resulta na pele, durante o dia.

Isto dar-lhe-á uma noção se prefere um aroma mais forte ou mais suave, mais floral ou mais amadeirado (entre todos os outros possíveis). E, assim, fará uma aposta mais acertada na hora de comprar.

Como vê, existe realmente diferença entre água de colónia e perfume. Mas, o mais importante é apostar numa fragrância que adore e que funcione como a sua assinatura.

É que, os aromas têm o condão de nos recordar pessoas e lugares. Por isso, é importante que o seu perfume reflita a sua personalidade, porque já sabe: vai ficar gravado na memória de quem a rodeia.

Veja também