AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

8 dúvidas frequentes sobre o seu Curriculum Vitae

Todo o cuidado é pouco na hora de criar o passaporte para o emprego dos seus sonhos. Esclareça aqui todas as suas dúvidas sobre o Curriculum Vitae.

8 dúvidas frequentes sobre o seu Curriculum Vitae
E respectivas respostas!

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisUm curriculum vitae é muito mais do que uma simples folha de papel, pois é a partir das informações incluídas no mesmo que os recrutadores irão, ou não, selecionar o seu perfil. Estas são algumas das questões mais frequentes que surgem na hora de elaborar, pela primeira vez, um curriculum vitae.


8 dúvidas sobre o CV


1. O que deve ser incluído no CV?

Tudo o que demonstre as suas capacidades e qualificações. Aposte em números, de modo a mostrar o seu valor. Não se fique pelas descrições dos cargos, justifique com dados objetivos que reflitam as suas caracteristícas.



2. O que devo omitir?

Cursos que iniciou e não finalizou, trabalhos com durações muito curtas, experiências profissionais sem relevância e/ou que não acrescentem valor ao seu curriculum vitae devem ser omitidos.



3. Posso utilizar sempre o mesmo CV?

Não! A regra é que cada oportunidade/candidatura tenha um curriculum vitae adaptado à mesma. Claro que pode criar um CV base, mas este deve ser personalizado de acordo com a organização à qual se candidata, bem como ao cargo em questão.



4. Como posso adaptar o CV às oportunidades?

Os pontos mais relevantes do seu percurso profissional, salvo exceções, não se alteram, mas os seus projetos e conquistas mais relevantes devem ser alterados de modo a corresponder ao cargo ao qual se candidata, valorizando assim a candidatura em questão.



5. Os interesses pessoais e hobbies devem ser incluídos?

Esta secção não é obrigatória, mas pode ajudar o recrutador a traçar o seu perfil. Tendo em conta que os seus hobbies e tudo o que faz fora do trabalho dizem muito sobre si, pode ser visto como um complemento ao seu curriculum vitae.



6. Devo fazer uma lista com as minhas competências?

O ideal é que, em vez de fazer uma listagem de adjetivos, sejam escolhidos dados, experiências e resultados que confirmem essas qualidades, deixando assim a avaliação para o recrutador.



7. Que dados pessoais devo colocar?

O ideal será que inclua o seu nome, e-mail e um contato telefónico, bem como a sua área de residência (não necessita incluir a morada completa).



8. Devo colocar fotografia?

A fotografia é uma questão para a qual não existe uma resposta correta. Há quem considere que não deve ser colocada e há quem assuma como um campo obrigatório. Há empresas que exigem fotografia, outras que não o fazem. O ideal será que avalie a organização à qual se pretende candidatar e procure avaliar se é necessário ou não incluir fotografia no seu curriculum vitae.

Encontre aqui ofertas de emprego para enviar o seu novo CV

Conselhos sobre como subir na carreira, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: