Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Jul, 2020 - 13:29

7 dúvidas frequentes sobre o seu Curriculum Vitae

Catarina Milheiro

Quando o assunto é a criação do seu Curriculum Vitae, todo o cuidado é pouco. Esclareça aqui todas as suas dúvidas.

pessoa a analisar e alterar curriculum vitae com computador

Um Curriculum Vitae é muito mais do que uma simples folha de papel. Afinal, é a partir das informações incluídas no mesmo que os recrutadores irão, ou não, selecionar o seu perfil.

A verdade é que ainda são muitas as dúvidas que temos quando estamos a elaborar e a escrever o nosso currículo. Muitas vezes questionamo-nos se estamos a ser exagerados ao ponto de os recrutadores pensarem que estamos a mentir.

A nossa morada deve constar no Curriculum Vitae? Temos de estar presentes nas redes sociais para conseguirmos um emprego? Devem estar incluídos hobbies?

Estas são algumas das questões mais frequentes que surgem na hora de elaborar, pela primeira vez, um Curriculum Vitae.

7 DÚVIDAS SOBRE O CURRICULUM VITAE

recrutador a analisar curriculum vitae de jovem em entrevista

Redigir um Curriculum Vitae pode significar um momento de ansiedade, especialmente quando não se sabe que tipos de perfis procuram os recrutadores.

Se vai agora começar a criar o seu CV é normal que tenha algumas dúvidas, mas a primeira dica que temos para si é começar a informar-se sobre o tipo de competências que as empresas procuram e ler algumas ofertas de emprego.

Desta forma, conseguirá ter uma noção de como é que o mercado atual funciona e que tipo de aptidões deverá ter para que consiga, efetivamente, ficar com a vaga que ambiciona.

No caso de já estar a exercer a mesma vaga há algum tempo, este processo é também bastante interessante, uma vez que permite-lhe compreender e ter uma visão do que é pedido no mercado de trabalho e manter-se atualizado.

1

Elementos que devem constar no Curriculum Vitae

Normalmente, a primeira questão que surge quando começamos a criar no nosso CV é o que deve ser incluído nele.

Segundo a HAYS, o grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados e especializados, independentemente da estrutura que escolher para o seu currículo, é essencial que constem os seguintes aspetos:

  • Nome, endereço e contacto;
  • Percurso profissional (função mais recente em primeiro lugar);
  • Qualificações;
  • Aptidões relevantes;
  • Disponibilidade ou período de pré-aviso;
  • Nacionalidade ou detalhes do visto de trabalho;
  • Referências (opcional).

De uma forma geral, deve incluir tudo aquilo que demonstre as suas capacidades e qualificações.

Por exemplo: se já teve oportunidade de trabalhar noutras empresas, opte por referenciá-las e por fazer um pequeno resumo das responsabilidades e atividades que desempenhou.

Aposte em números, de modo a mostrar o seu valor. Não se fique pelas descrições dos cargos, justifique com dados objetivos que reflitam as suas caraterísticas.

Se for recém-licenciado e não tiver qualquer tipo de experiência profissional, indique as aptidões que desenvolveu durante o seu percurso académico.

Assim que esta parte do seu Curriculum Vitae estiver concluída, inclua uma lista com algumas aptidões essenciais que podem também ter interesse. Falamos de, por exemplo, conhecimentos informáticos ou de softwares com que já trabalhou.

2

Utilizar sempre o mesmo CV

A regra é que cada oportunidade/candidatura tenha um Curriculum Vitae adaptado à mesma.

Claro que pode criar um CV base, mas este deve ser personalizado de acordo com a organização à qual se candidata, bem como à função em questão.

3

Adaptar o Curriculum Vitae às oportunidades

Os pontos mais relevantes do seu percurso profissional, salvo exceções, não se alteram. Contudo, os seus projetos e conquistas mais relevantes devem ser alterados de modo a corresponder ao cargo ao qual se candidata, valorizando assim a candidatura em questão.

É importante um ajuste dedicado das suas competências à vaga a que se candidata para que o recrutador possa traçar de forma mais acertada o seu perfil e estabelecer as ligações importantes com a vaga em questão.

4

Redes sociais no currículo

O único perfil que deve constar no seu CV é o do Linkedin, uma rede social profissional.

Precisa de uma ajuda? Entre no Linkedin e vá à página “Editar Perfil” para definir um URL único para o seu perfil.

Desta forma, pode adicioná-lo ao seu currículo e incluí-lo na assinatura dos seus emails relativos à procura de emprego.

5

O que não incluir

O seu currículo só deve conter informação atualizada e verdadeira. Por isso, não é necessário incluir aqueles cursos que iniciou e não finalizou, trabalhos com durações muito curtas, experiências profissionais sem relevância e/ou que não acrescentem valor ao seu Curriculum Vitae, por exemplo.

A informação deve ser pertinente para a vaga em questão e deve estar organizada de forma direta e sucinta.

6

Interesses pessoais e hobbies

Esta secção não é obrigatória, mas pode ajudar o recrutador a traçar o seu perfil.

Tendo em conta que os seus hobbies e tudo o que faz fora do trabalho dizem muito sobre si, pode ser visto como um complemento ao seu Curriculum Vitae.

7

Um CV forte e íntegro

Primeiramente, lembre-se que é extremamente importante adequar sempre o seu currículo a cada oferta de emprego. Não caia no erro de enviar o mesmo CV para diferentes organizações.

Transmita confiança, certifique-se que tem todos os aspetos que irão permitir ao recrutador traçar o seu perfil, faça uma revisão da ortografia e pontuação, seja claro e conciso.

Para além disto, o seu CV não deve ter mais do que duas páginas e a sua redação deve ser feita por tópicos. Pode explicar todas as lacunas, como por exemplo um ano que tirou para se dedicar a outras coisas ou uma tarefa temporária que tenha desempenhado.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].