Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Nov, 2019 - 12:57

5 técnicas de recrutamento inovadoras

Catarina Milheiro

Tanto os profissionais de Recursos Humanos, como os candidatos devem estar a par de todas as técnicas de recrutamento inovadoras do mercado. Saiba quais.

técnicas de recrutamento inovadoras

Está devidamente informado sobre as técnicas de recrutamento inovadoras? A verdade é que, em qualquer negócio, é fundamental ter uma equipa extremamente bem capacitada e com o perfil adequado às tarefas que são distribuídas diariamente.

E, para que a empresa se distinga dos seus concorrentes, o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Recursos Humanos é definitivamente um dos fatores mais importantes e decisivos.

Por isso mesmo, é crucial que quer os recrutadores, como os possíveis candidatos, estejam devidamente atentos para as técnicas de recrutamento inovadoras que estão presentes no mercado de trabalho.

5 TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO INOVADORAS PARA AS QUAIS DEVE ESTAR ATENTO

Tendo em consideração os avanços tecnológicos e o aparecimento de ferramentas digitais inovadoras, as estratégias de Recursos Humanos têm vindo a sofrer alterações, dando origem a algumas técnicas de recrutamento inovadoras.

Além disso, é importante que todos os profissionais que estejam inseridos no mercado de trabalho ou até mesmo aqueles que procurem novas oportunidades, se lembrem que uma seleção bem feita é essencial para encontrar os talentos ideais.

Quer isto dizer que, as empresas mais procuradas por todos em geral, procuram os melhores profissionais para se enquadrarem nos cargos disponíveis.

E, para que isto aconteça, os departamentos de recrutamento e seleção apostam cada vez mais em processos e técnicas de recrutamento inovadoras com o intuito de captarem candidatos brilhantes e únicos.

De um modo geral, as novas tendências e abordagens que vão aparecendo na área dos Recursos Humanos, contribuem, assim, para a tomada de decisões nas empresas e ainda para os planos de carreira dos candidatos e colaboradores. Mas afinal, de que forma podem estas estratégias ser aplicadas?

Atente na lista das 5 técnicas de recrutamento inovadoras que fizemos para si e prepare-se para estas novas formas de recrutamento e seleção utilizadas por muitas empresas.

Gamification

Uma das técnicas de recrutamento inovadoras, é mesmo a Gamification. Já ouviu falar neste termo? Sabe em que consiste?

O uso de ferramentas mais lúdicas, como jogos e simulações, é outra das grandes tendências de Recursos Humanos atualmente (e sim, é possível analisar as habilidades técnicas e a personalidade de um candidato através de jogos).

Os jogos e as simulações estimulam uma competição saudável entre os funcionários e captam ainda a atenção de candidatos fortes para as mais diferentes vagas, podendo funcionar como uma forma de destacar aspetos da cultura organizacional que devem ser compreendidos.

Ou seja, a partir das atitudes que o candidato tem (ou não), das escolhas que faz e da forma como conduz os jogos ou simulações, os profissionais de recrutamento e seleção conseguem observar os conhecimentos e comportamentos dos candidatos, com bastante precisão até.

Dashboards automatizados – transformação digital

Outra das grandes tendências de recrutamento que tem vindo a ser utilizada nos últimos anos é a implementação de automatização de processos em diversas frentes.

A verdade é que os Recursos Humanos estão cada vez mais digitalizados e automatizados, sem que percam necessariamente o aspeto humano.

E é possível verificarmos isto através de algumas tarefas de rotina que estão relacionadas com o funcionamento das empresas: desde o controlo de faltas até ao pagamento de vencimentos, são tarefas bastante facilitadas com o apoio das tecnologias da informação.

Através da tecnologia de sistemas e softwares, o setor de RH consegue compartilhar relatórios em modo online, evitando, assim, um grande número de documentos em papel, inclusive currículos e cartas de motivação enviadas pelos candidatos.

Além disso, o armazenamento de dados e o preenchimento de formulários são também processos mais rápidos, de forma a que consigam facilitar as rotinas dos profissionais de recrutamento e seleção.

Seleção às cegas

Ainda não conhece este método de recrutamento e seleção? O seu principal objetivo é combater os preconceitos internalizados que muitas empresas ainda têm, isto mesmo com a obrigatoriedade de quotas para contratação de pessoas com deficiência, por exemplo.

Além disso, o mesmo se aplica às políticas internas de seleção para que não sejam influenciadas por questões raciais, sexuais, religiosas ou políticas.

De um modo geral, este método consiste em priorizar, nos processos seletivos, os aspetos profissionais e humanos dos candidatos, muitas vezes sem conhecer nomes ou ver fotografias sequer.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre como é que este método funciona: os currículos são inseridos numa plataforma criada para um determinado processo de seleção, que vai somente selecionar aqueles que melhor se enquadram, omitindo as informações que possam levar a qualquer tipo de comportamento discriminatório.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Todos sabemos que os departamentos de Recursos Humanos recebem grandes quantidades de informações diariamente. Ora, tal aspeto implica que sejam desenvolvidas soluções cada vez mais eficazes, não é assim?

A inteligência artificial e as metodologias de Machine Learning, são tecnologias que têm vindo a ser cada vez mais utilizadas neste sentido.

Existem várias plataformas e programas com softwares otimizados, com a finalidade de cruzar dados de candidatos de forma eficaz e adequada a cada uma das vagas.

Entrevista por vídeo

Mais do que uma tendência, as entrevistas por vídeo são uma excelente alternativa para reduzir custos e otimizar tempo, quer para os entrevistadores como para os candidatos.

Como já verificamos, é cada vez mais comum que, pelo menos, uma parte do processo de seleção seja feita através de uma plataforma online. Uma das opções é mesmo esta: fazer a sua entrevista por vídeo.

Este tipo de entrevista não é suficiente para eliminar totalmente a presencial. No entanto, permite ao recrutador ter um contacto próximo com o candidato e conhecer algumas características dos candidatos que não são percetíveis no currículo.

Veja também