Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Mai, 2020 - 15:53

Empresas de recrutamento: 12 que deve conhecer e como funcionam

Catarina Milheiro

As empresas de recrutamento e seleção são uma presença constante nos processos de escolha de candidatos a ofertas de emprego. Saiba como podem ajudá-lo.

responsável de empresas de recrutamento a falar com candidato

Se está à procura de emprego, muito provavelmente já ouviu falar em empresas de recrutamento e seleção. Afinal, todos sabemos que existem diversos anúncios de emprego que chegam até aos candidatos através destas empresas e, independentemente das áreas ou funções, são muitas as ofertas publicadas sob a alçada destas.

Na verdade, estas empresas de recrutamento e seleção acabam por facilitar o processo de procura de emprego, tendo em consideração que possibilitam a consulta das ofertas disponíveis nas suas plataformas e, para além da pesquisa, permitem ainda o registo de candidatos e envio de currículos para que constem das suas bases de dados.

Fique connosco e conheça as empresas de recrutamento e seleção com mais notoriedade no mercado de trabalho.

PRINCIPAIS EMPRESAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

mulher a ser entrevistada para emprego

Quando uma determinada empresa sente a necessidade de recrutar um trabalhador para ocupar uma vaga específica, tem duas opções: ou opta por fazer um recrutamento interno (recorrendo aos seus funcionários através de transferências e promoções) ou procura um candidato no mercado de trabalho (recrutamento externo).

E é precisamente no recrutamento externo que estão inseridas as empresas de recrutamento e seleção. Ou seja, estas empresas possuem várias fontes possíveis de candidatos que poderão acrescentar valor às organizações.

Atente nas principais empresas de recrutamento e seleção:

1

Michael Page

A Michael Page é uma das empresas de recrutamento mais reconhecida a nível internacional. Está presente em 35 países, com inúmeros escritórios em várias cidades e está posicionada para ajudar os candidatos a encontrar os empregos com que sempre sonharam.

Paralelamente, ajuda os seus clientes a encontrar candidatos devidamente qualificados para ocuparem os cargos vagos.

Assim como a maioria das empresas, a Michael Page está atenta à situação que se vive em todo o mundo devido à pandemia da COVID-19. Por isso mesmo, criaram recentemente um Guia completo sobre “Gerir o seu processo de recrutamento remotamente”. Esta é uma leitura importante para as empresas que necessitarem de contratar novos trabalhadores, mas também para todos os que estão à procura de emprego.

2

Hays

Espalhada por todo o mundo, a Hays assume-se como um grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados e especializados.

Para que consiga ter uma noção mais real da dimensão da empresa, esta conta já com mais de 8700 colaboradores distribuídos por 244 escritórios em 33 países, atuando em mais de 20 áreas de especialidade.

A Hays trabalha várias áreas de especialização, como Contabilidade e Finanças, Engenharia, Tecnologias de Informação, Retalho, Banca ou Indústria Farmacêutica, entre outras.

Se anda à procura de emprego numa área específica, a Hays disponibiliza um email para o qual poderá enviar o seu CV e entrar em contacto com profissionais devidamente qualificados que o ajudarão a encontrar o emprego adequado ao seu perfil.

No site da empresa, poderá encontrar vários artigos com dicas que o ajudarão certamente a alcançar o sucesso na procura de emprego.

3

ManPower

Pode dizer-se que a ManPower é uma das gigantes no seio das empresas de recrutamento. Com mais de 60 anos de existência, conta com mais de quatro mil agências espalhadas pelo mundo.

Esta é mais uma das empresas de recrutamento que pode, definitivamente, fazer a diferença na sua procura de emprego.

“Atrair e reter trabalhadores com as qualificações desejadas é atualmente um dos grandes desafios das empresas: 54% das empresas a nível global, e 57% em Portugal, relatam dificuldades na atração e retenção de talento – a percentagem mais alta da última década.”

Estas foram algumas conclusões do Talent Shortage Report da ManpowerGroup, um estudo realizado pela empresa que já vai na 13ª edição.

4

Randstad

grupo Randstad é uma das empresas líderes em Portugal na área de recursos humanos. Está presente em mais de 40 países e dispõe de várias soluções: desde trabalho temporário, consultoria, outsourcing, formação, recrutamento e seleção, entre outros.

5

Adecco

Resultado da fusão de duas empresas (a Addia e a Eco) em 1996, a Adecco é também uma das gigantes do recrutamento a nível mundial.

A empresa teve em consideração a situação que se vive atualmente em todo o mundo e, por isso mesmo, a Adecco Portugal decidiu continuar a trabalhar remotamente. Assim, os candidatos poderão na mesma registar os seus currículos, ver as ofertas disponíveis e contactar a agência.

6

Kelly Services

Fundada em 1946, a Kelly Services assume-se como empresa líder em Gestão de Recursos Humanos e oferece os seus serviços em todo o mundo,  colocando mais de 500 000 pessoas a trabalhar anualmente. 

Precisa de saber resultados? A empresa apresentou em 2017 receitas anuais de 5,4 mil milhões de dólares e facultou emprego a mais de 500 mil pessoas.

7

Synergie

A francesa Synergie desenvolve a sua atividade há mais de 40 anos e está presente em 15 países (Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Republica Checa, Suíça, Luxemburgo, Eslováquia, Polónia, Holanda, Reino Unido, Canadá e Austrália). Atua em Portugal desde 1999.

8

Mercuri Urval

Mercuri Urval coloca a Suécia no mapa das empresas de recrutamento. Oferece serviços em áreas como recrutamento ou gestão de talento (entre outros) e está presente em 25 países.

9

Egor

Egor é uma das três exceções da lista. Portuguesa de raiz, esta empresa de recrutamento presta serviços de outsourcing, recrutamento, formação, consultoria, trabalho temporário, incentivos e coaching.

10

Talenter

Continuando nas exceções, a Talenter é a segunda portuguesa desta listagem. Criada em 1999, tem uma vasta lista de serviços, que vão desde o recrutamento à consultoria de gestão de talentos, ou formação profissional, entre outros.

11

Multipessoal

Multipessoal é também uma empresa portuguesa, criada em 1993. atua nas áreas de trabalho temporário, outsourcing, recrutamento e seleção, formação e consultoria.

É uma empresa de referência no mercado dos recursos humanos em Portugal e desenvolve também processos de recrutamento para o resto do mundo. Está presente em Angola através da empresa Multipessoal Angola.

12

Spring Professional

A missão da Spring Professional é encontrar o talento que melhor se adapta a cada empresa. Assim, a empresa garante um conhecimento aprofundado de cada setor e mercado, para garantir o sucesso tanto para o candidato como para as empresas que procuram novos talentos.

técnicas de recrutamento inovadoras
Veja também 5 técnicas de recrutamento inovadoras

EMPRESAS DE RECRUTAMENTO: FUNCIONAMENTO, SOLUÇÕES E VANTAGENS

Agora que já está a par das empresas de recrutamento mais conhecidas no mercado de trabalho, é importante que compreenda também qual o papel deste tipo de empresas entre o candidato e a organização.

Este tipo de empresas, por norma, trabalha em regime de outsourcing, o que implica que, embora o trabalhador exerça para outra entidade, as suas remunerações são da responsabilidade da empresa de recrutamento e seleção.

Todas elas dispõem de vários tipos de soluções. Podemos encontrar ofertas de trabalho em part-time e/ou full-time ou trabalho temporário, ou seja, por um período de tempo predeterminado.

Existem também empresas não só com ofertas a nível nacional, mas que apresentam também oportunidades para o estrangeiro. As ofertas distinguem-se ainda pelo nível de especialização ou experiência.

Em relação às vantagens e como dissemos anteriormente, as empresas de recrutamento podem ser bons aliados na hora de encontrar emprego, tanto para quem procura como para quem oferece.

Seja porque têm processos de recrutamento com elevados níveis de eficácia, graças às plataformas online que lhes permitem armazenar currículos e proceder à seleção de candidatos, ou porque têm um amplo raio de ação, que vai desde os candidatos sem experiência ao profissionais mais experientes, as empresas de recrutamento tornam o processo de seleção mais célere.

Do lado dos candidatos, há ainda a vantagem de lhes permitir aceder a um número muito elevado de ofertas, provenientes das mais variadas empresas, nomeadamente multinacionais.

Veja também