Entrevista de emprego em francês: prepare-se

Sente-se preparado para uma entrevista de emprego em francês? Siga as nossas dicas para optimizar as oportunidades de ter sucesso!

Entrevista de emprego em francês: prepare-se
Dicas e sugestões para ser bem sucedido

Uma entrevista de trabalho na língua nativa é por si só uma tarefa que exige preparação, não apenas técnica como também psicológica – normalmente o stress é um dos primeiros inimigos a combater. Uma entrevista de emprego em francês ou noutro idioma estrangeiro vem fazer subir ainda mais o nível de dificuldade. Fique com algumas dicas importantes!

Entrevista de emprego em francês: preparação básica

Antes de mais, entrevista de trabalho escreve-se, em francês, “un entretien d’embauche”.

“Le Directeur des Ressources Humaines” ou em abreviatura “Le DRH”, é o termo que designa o director dos recursos humanos em francês.

Se se quiser referir à seleção de candidaturas, esta designa-se por “le recrutement”. “Posto de trabalho” em francês diz-se “poste de travail” e “apresentar a sua candidatura” traduz-se por “présenter sa candidature”.

Vocabulário indispensável

É importante dominar, também, várias expressões e termos técnicos relativos à sua área ou ao seu setor de atuação, bem como à função e à empresa.

Repare: se o trabalho a que se candidata se enquadra no setor têxtil, o vocabulário a dominar será necessariamente distinto do que teria que saber se se candidatasse ao setor automóvel. Veja como se diz o nome da função em francês, leia anúncios da área para ver como são descritos os requisitos funcionais naquele idioma.

Exemplos práticos

Ao entrar na sala, antes da sua entrevista de emprego em francês, cumprimente o entrevistador, com um “Bonjour, je m’appelle [os seus nomes, primeiro e último]”. O recrutador deverá apresentar-se também e dizer-lhe a que cargo se destina a entrevista de emprego.

Provavelmente, vai perguntar-lhe se trouxe o seu currículo: “Avez-vous apporté un CV?”.

Uma das questões que poderá fazer em seguida é “Vous résumez comment votre parcous?” – como é que poderia resumir o seu percurso profissional? Aqui terá que resumir o que está escrito no seu CV, preferencialmente por ordem cronológica.

Seguidamente poderá perguntar algo como “quelles sont vos principales qualités?” (quais as suas qualidades e aptidões). Convém preparar o que irá dizer em português e depois, com a ajuda de um tradutor, ensaiar o discurso em francês até atingir a fluência desejada.

Exemplos de perguntas de uma entrevista de emprego em francês

1. Pouvez-vous travailler dans des circonstances pressantes ou en respectant des délais très courts? – Consegue trabalhar sob pressão e com prazos muito curtos?

2. Pourquoi devrions-nous vous embaucher plutôt qu’un autre? – Porque é que devemos contratá-lo a si?

3. Pourquoi voulez-vous travailler dans notre entreprise? – O que o motiva a trabalhar na nossa empresa?

4. Que pensez-vous du travail en équipe? – Qual a sua opinião sobre o trabalho em equipa?

5. Avec quel genre de machines ou d’équipements avez-vous travaillé? – Tem experiência com que tipo de equipamentos ou máquinas?

6. Avec quel type de personne avez-vous de la difficulté à travailler? Pourquoi? – Tem dificuldade em trabalhar com algum tipo de pessoas? Porquê?

7. Qu’est-ce qui vous intéresse dans les services que cette compagnie offre ou les produits qu’elle fabrique? – O que é que lhe interessa mais nos serviços que prestamos ou nos produtos que produzimos?

8. Quelle était la fréquence de vos absences pendant votre dernier emploi? – No seu emprego anterior, costumava faltar? Com que frequência?

Agora que domina o básico, comece a preparar a sua próxima entrevista de emprego em francês! Não se esqueça das regras de etiqueta que são válidas em qualquer país europeu: tratar por você (vous), agradecer pela entrevista (“merci pour cette opportunité!”), e, evidentemente, entregar ao recrutador um CV escrito em francês correto!

Veja também:

Continuar a Ler