6 escapadinhas de outono imperdíveis

Antes que cheguem os dias frios e chuvosos, aproveite as temperaturas amenas para uma escapadinha de outono. Descubra os melhores destinos.

6 escapadinhas de outono imperdíveis
Porque o outono é uma época mágica para viajar

Chegam os dias mais curtos e frios e entramos numa contagem decrescente até ao final do ano, tendo ainda que preparar e viver festividades incríveis, mas que bem sabemos como podem ser física e mentalmente cansativas. Confira, então, quais os melhores destinos para escapadinhas de outono.

São locais muito diferentes entre si, mas que abrangem gostos ecléticos e prometem criar memórias enriquecedoras, incentivando aquele boom de introspeção e entusiasmo pessoal que poderá estar a precisar. Veja as sugestões e diga-nos qual destas escapadinhas de outono combina melhor consigo.

Escapadinhas de outono: as melhores opções

O outono é uma estação inebriante e apaixonante. Os seus tons quentes vão anunciando a chegada das festividades do Natal e o início de um novo ano, mas é uma época ainda distante o suficiente para que o frio e a chuva do inverno não nos limitem a vontade de viajar e descobrir novos locais. Saiba quais os melhores destinos para escapadinhas de outono.

1. Circuito Cidades Imperiais, Marrocos


marrocos

Marraquexe, Fez e Rabat são cidades com vida própria, com cores e cheiros que tanto invadem a alma como penetram no corpo e parecem não querer sair.

A mais conhecida cidade de Marrocos, Marraquexe é conhecida como “a cidade vermelha” devido à predominância dessa cor nos edifícios. Entre as atrações e os monumentos mais famosos contam-se a Praça Djemaa el-Fna, a Mesquita Koutoubia, os jardins de Menara, os palácios Bahia e Badii e os túmulos Saadianos, mas esta é uma cidade com muito para admirar.

Desde os conhecidos souks, os mercados, onde encontra à venda um pouco de tudo e onde regatear o preço é quase uma obrigação, passando pelas praças onde pode experimentar a típica comida marroquina e admirar a vertente artística deste povo, cujos músicos, dançarinos, encantadores de serpentes e contadores de história gostam de partilhar os seus dotes com que visita a cidade.

Fundada em 808, na cidade de Fez destacamos a medina, os souks, o Palácio Real, o antigo bairro judeu – Mellah, e a universidade mais antiga do mundo, testemunhos históricos da mais antiga cidade imperial do país, que foi várias vezes a capital do reino.

A cidade é uma espécie de labirinto e dado que na zona medieval não é permitida a circulação de viaturas, sente-se como se estivesse num mundo aparte.

A finalizar o circuito, sugerimos uma visita a Rabat, fundada em 1150 e classificada como Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 2012. Aqui não pode deixar de fazer uma visita à Torre Hassan, às ruínas da mesquinha de Ya’qub al-Mansur e ao Mausoléu de Mohammed V.

Chamam-se cidades imperiais por terem sido as capitais das antigas dinastias reinantes do país, que seguiram o adágio do historiador medieval tunisino Ibn Kaldun: “para um grande rei, uma grande cidade.”

Quer ir a Marrocos? Conheça as ofertas da TopAtlântico >>

2. Punta Cana, República Dominicana


punta cana

Se ainda não está preparado para dizer adeus aos dias de verão, então uma escapadinha para um destino de praia, sol e calor poderá ser ideal. Se bem que, em Punta Cana, umas férias vão muito além da praia, com várias atrações para os turistas que passam por passeios nos bosques tropicais, caminhadas pelas montanhas e visitas a cidades coloniais.

Punta Cana, chamada Bavaro pelos locais, é um resort animado com uma praia que parece ter sido tirada das páginas de uma revista de viagens e com a qual apenas sonhamos. Esta é, sem dúvida, uma terra de descanso e relax, onde Atlântico se encontra com o Caribe e foram criadas, como que por magia, as melhores condições para grandes e confortáveis resorts.

3. Circuito Praga e Berlim


praga

Duas das capitais mais históricas da Europa poderão ser o destino perfeito para uma escapadinha de outono.

Cada recanto de Praga tem sua própria atmosfera característica e charme único. Esta parece ser uma cidade mutável e com uma grande variedade de estilos, do romântico ao moderno, do antigo ao cosmopolita, mas sabe sempre receber bem quem a visita. Imperdíveis são a antiga Câmara Municipal com o famoso relógio astronómico de Praga, as ruas sinuosas do Bairro Judeu, a Ponte Gótica, a Igreja de São Nicolau, os muitos jardins e cafés perfeitos para uma pequena pausa.

Desde a queda do muro de Berlim que esta cidade se tornou um dos maiores e mais estimulantes centros culturais e criativos da Europa. É um destino perfeito para hedonistas, hipsters, para os amantes da história e até para famílias, que poderão desfrutar de uma grande oferta de espaços verdes, como o Tiergarten e a floresta de Grunewald.

Quer conhecer Praga e Berlim este outono? Saiba como >>

4. Disneyland Paris, França


disneyO maior parque temático da Europa celebra 25 anos e, como tal, todo o ano de 2017 será ainda mais mágico e digno de uma visita. O resort inclui dois parques temáticos, sete hotéis resort da Disney, dois centros de convenções, campos de golfe de primeira classe e a Disney Village.

Com a celebração do aniversário, a Disneyland Paris é um dos destinos imperdíveis para escapadinhas de outono, onde poderá vivenciar novas experiências especiais, incluindo um novo desfile deslumbrante e um novo espetáculo noturno.

A magia da Disney vai encantar miúdos e graúdos. Veja os preços promocionais da TopAtlântico.

5. Circuito por Bolonha, Siena e Florença, Itália


florenca italia

Três cidades apaixonantes e inebriantes que se misturam com a paixão, delicadeza e entusiasmo com que os italianos vivem dia após dia.

Bolonha é uma cidade de duas metades intrigantes. Se por um lado é uma cidade trabalhadora, de alta tecnologia localizada no vale de Po, onde os admiradores de ópera saem dos teatros régios e entram nalguns dos melhores restaurantes da nação; por outro lado, existe a zona de Bolshie, que abriga a universidade mais antiga do mundo e é famosa pelas praças com graffiti e cheias de alunos que trocam dicas de moda gótica.

Siena é uma cidade toscana medieval e apresenta inúmeras atrações, incluindo um centro histórico, becos, torres e prédios bem preservados. Visite a Catedral de Siena, contemple a longa história do Centro Storico di Siena, depois relaxe no meio rural em Mulino di Quercegrossa e, finalmente, perca-se num livro na Biblioteca Piccolomini.

Considerada uma joia cultural, artística e arquitetónica da Itália, Florença é o local de nascimento do Renascimento italiano, ideal para admirar a arquitetura histórica da Loggia dei Lanzi, ver as exposições na Galeria Uffizi, experimentar a vida rural no Castello di Verrazzano.

6. Gerês, Portugal


geres

Em tempos difíceis, de muito stress e ansiedade, em que sentimos que a vida passa por nós em loop e quase não temos controlo, é imprescindível parar por uns momentos, respirar fundo e tirar um tempo para nos voltarmos a focar no que é realmente importante, no que somos, no que queremos ser, no que pretendemos alcançar. Por isso, o Gerês é um dos destinos óbvios para escapadinhas de outono.

Visitar o Gerês é caminhar pelos inúmeros trilhos sem ter que olhar o relógio e poder parar sempre que quiser para contemplar um local de beleza natural como poucos. É poder mergulhar nas águas cristalinas em banhos de cascatas cujo som se funde com o bater do coração. É poder observar os animais no seu habitat natural e, com isso, sentir mais respeito e orgulho numa zona que tem conseguido preservar-se e proteger-se dos demasiados subterfúgios da vida moderna.

Acha que o Gerês é o destino perfeito para uma pequena viagem? Consulte os preços especiais da TopAtlântico >>

Com estas escapadinhas de outono, sentir-se-á de energias renovadas e pronto para encarar o resto do ano com mais tranquilidade e alegria.

Veja também: