Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
25 Out, 2017 - 11:11
Escapadinhas de outono: os locais mais bonitos de Portugal para conhecer

Escapadinhas de outono: os locais mais bonitos de Portugal para conhecer

Mónica Carvalho

Tantas vilas e cidades, tantos encantos para descobrir ou redescobrir nestas escapadinhas de outono por Portugal. Veja as sugestões.

O artigo continua após o anúncio

O verão começa a despedir-se, ainda que vão ficando as temperaturas altas e o brilho do sol, mas não há como negar a chegada de uma nova estação. E, por isso, sugerimos 4 escapadinhas de outono em Portugal, para aproveitar o que de melhor o país tem para oferecer, mas também as bonitas cores e acontecimentos de uma estação verdadeiramente transformadora.

Como se a beleza destas locais não fosse suficiente, Portugal é conhecido por ter um dos climas mais amenos da Europa, podendo ainda usufruir de passeios sem o receio de frio e chuva que marca, por exemplo, outros locais da Europa.

E falar de outono em Portugal é sinónimo de vários momentos festivos, como feiras e festivais gastronómicos, entre os quais as inesquecíveis vindimas, a celebração das castanhas com a chegada do verão de São Martinho e até a apanha de cogumelos. Tantos sabores, cheios e experiências de outono que só fazem sentido neste país.

Assim, aproveitar estas escapadinhas de outono em Portugal permite explorar o país com mais calma, longe das multidões típicas de verão e até mesmo mais afastado das zonas litorais, que são sempre mais procuradas na altura de época alta de calor.

4 escapadinhas de outono para fazer em Portugal

No outono em Portugal, a natureza ganha novas cores, fortes e quentes; as cidades ficam mais calmas e a população quase que respira de alívio por tudo parecer voltar ao normal.  É a altura ideal para uns dias de descanso, em locais aqui tão perto.

Gerês

gerês


A zona da montanha mais a norte de Portugal é bastante conhecida e até procurada para turismo principalmente no verão, em que as cascatas, piscinas naturais, riachos e regatos límpidos convidam a banhos. Mas quem nunca visitou o Gerês na época de outono não sabe o que está a perder.

Nesta estação, pode visitar com mais calma a região e descobrir animais, como veados, lobos ibéricos e póneis selvagens e, claro, desfrutar de vistas de tirar a respiração a qualquer um. E tudo se enche de tons dourados e a cada passo dado se ouve o estalar das folhas caídas, dando vontade de caminhar sempre mais e mais.

Douro

douro


O inacreditavelmente bonito vale do Douro é uma das mais antigas regiões vinícolas demarcadas do mundo e apresenta vinhedos íngremes esculpidos em montanhas, penhascos de granito e quintas caiadas de branco e adegas do séc. XVIII que atraem visitantes de todo o mundo. No outono, o grande destaque vai para a época de vindimas que atra muita gente na expetativa de conhecer os locais onde o famoso Vinho do Porto é produzido e até participar no processo de produção.

O artigo continua após o anúncio

É também o momento ideal para visitar pitorescas aldeias, que mais parecem desenhos de um qualquer artista talentoso, como se nesta época, o Douro parecesse ganhar um encanto extra, com os socalcos a serem marcados por cores de vinhas douradas e avermelhadas, que se vão refletindo e ganhando vida nas águas calmas do rio.

Serra da Estrela

serra da estrela

Fascinante pela sua história natural e cultural, o Parque Natural da Serra da Estrela foi um dos primeiros parques designados de Portugal e, com 888 quilómetros quadrados, continua a ser a maior área protegida do país.

O encanto da região reside nos prados rochosos e lagos que formam uma das paisagens mais distintas e inesperadas do país, de beleza gloriosa e intemporal. É certo que a falar da Serra da Estrela no outono poderá não ser, inicialmente, tão apelativo quanto no inverno, pois ainda não chegou a neve e a serra não está pintada de branco, mas esta é a época ideal para usufruir da natureza plena, para visitar os museus da região e deliciar-se com a gastronomia típica, especialmente o famoso queijo da Serra.

Sintra

sintra


De montanhas ondulantes, florestas repletas, jardins exóticos e palácios cintilantes, Sintra mais parece a página perdida de um conto de fadas.

O centro da cidade foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco e está repleto de mansões em tons pastéis, que se estendem por colinas luxuriantes até ao azul e vasto Oceano Atlântico.

O seu passado é feito de muitos povos que encontraram diferentes motivos para se apaixonarem pela região: os celtas elegeram-no como local ideal para fazer a adoração ao Deus da Lua; os mouros construíram um castelo íngreme; e a realeza portuguesa do séc. XVIII suspirou e viveu pelos seus jardins de sonho.

Apostamos que depois de ler as nossas sugestões de escapadinhas de outono em Portugal ficou com enorme vontade de partir numa nova viagem. Marque já na sua agenda o próximo passeio pelos caminhos de um país cheio de histórias para viver.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio