AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como escolher a carreira certa para mim?

Escolher a carreira certa não é tarefa fácil e, nem sempre uma escolha em que se acerte à primeira.

Como escolher a carreira certa para mim?
Chegou o momento de decidir!

Preparado para uma nova aventura profissional?As primeiras questões a fazer a si próprio são muito simples, mas podem ajudá-lo a tomar uma decisão. O que gostaria de fazer, caso não precisasse de trabalhar? Se lhe pagassem para fazer o que gosta, o que escolheria fazer?

As respostas a estas questões vão ajudá-lo, no mínimo, a definir o que o faz feliz. Porque, afinal de contas, todos nos queremos sentir felizes e realizados a todos os níveis. Se chegou o momento de decidir qual a carreira certa para si, tenha estes aspetos em mente. São quatro pontos a analisar que podem ajudá-lo a atingir a satisfação profissional na carreira certa para si.


4 ajudas para escolher a carreira certa


1. Responda à seguinte questão: Qual a carreira dos seus sonhos?

Como se imagina a viver nos próximos anos? O que o apaixona? O que quer fazer da sua vida? A sua profissão deverá ir ao encontro do que pretende para si. Procure um estilo de vida, em vez de optar por escolher um cargo e, obviamente, não opte por uma área que não lhe diga nada e/ou não lhe vá dar prazer.



2. Encontre a sua área de interesse

Na hora de escolher, é necessário também que tenha em conta as suas características pessoais, habilidades e apetências. Gosta de desenhar? Por que não tornar-se um designer gráfico? Gosta de praticar desporto? Tire um curso de educação física e procure trabalhar como treinador e/ou professor.

Não se foque numa determinada área tendo em conta a rentabilidade económica. Foque-se nos seus interesses e procure conjugar a recompensa monetária com os seus verdadeiros interesses e com um trabalho que o satisfaça pessoal e profissionalmente.



3. Experimente trabalhar em diversas áreas

Uma boa forma de acertar na sua escolha é através da experimentação. Faça um estágio profissional e/ou voluntariado em diferentes áreas, de modo a avaliar qual a área que o apaixona e a qual se pretende dedicar com afinco. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de descobrir qual a carreira certa para si.



4. Recompensa monetária

Mesmo que o que faça o satisfaça pessoal e profissionalmente, é necessário que os seus esforços tenham também um reconhecimento económico, de modo a que atinja uma realização completa. A falta de recompensa monetária adequada pode levar a uma falta de motivação profissional para o futuro.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: