Catarina Reis
Catarina Reis
17 Mai, 2018 - 11:00

Como descrever a personalidade numa entrevista de emprego?

Catarina Reis

É importante saber como descrever a personalidade numa entrevista de emprego e se ainda não pensou bem no assunto, fique atento a este artigo.

mulher entrevista emprego

Sabe como descrever a personalidade numa entrevista de emprego? Algumas das perguntas mais comuns em entrevista giram em torno da forma como os entrevistados se vêem a si próprios e à sua personalidade.

O facto de ser uma questão frequente não significa que a resposta seja propriamente fácil de dar – desde logo é normal que o “assaltem” pensamentos sobre que tipo de resposta será mais adequada, e o que é que o empregador quer realmente saber a partir das palavras que vai dizer.

Descubra como descrever a personalidade numa entrevista de emprego

entrevista de emprego

O melhor a fazer é estar preparado para se sair bem. No entanto, atenção: preparar de antemão a resposta não significa necessariamente que não será possível ser honesto e espontâneo. Pelo contrário! Esta é a primeira boa notícia.

O contexto certo

Em primeiro lugar saiba que a forma como vai descrever a sua personalidade deve estar de acordo com o contexto profissional em que quer inserir-se. Foque-se em demonstrar que as suas características pessoais são úteis ao bom desempenho de funções, sem nunca esquecer de mostrar que é conhecedor da cultura da empresa e da sua atividade.

O foco deve-se manter sempre em mostrar porque é que é um bom candidato a trabalhar para a empresa, e se a empresa for realmente a sua praia, isso nota-se na forma como responde, mesmo que seja nas entrelinhas.

O que os entrevistadores querem realmente saber

Quando lhe pedem numa entrevista de emprego para descrever a personalidade, querem saber essencialmente duas coisas:

  • qual a sua atitude e a sua forma de encarar a vida e o trabalho de uma forma geral;
  • em que tipos de funções e ambientes de trabalho se encaixa – será muito útil compreender se o candidato é líder ou seguidor, se tem facilidade em mediar conflitos ou se por outro lado é conflituoso, se gosta de trabalhar em equipa ou individualmente, entre outros aspetos que podem influenciar o seu “encaixe” e alinhamento com a cultura da empresa.

Recorra a referências externas

Nada melhor do que recorrer a referências sobre nós próprios e a nossa personalidade. Pense em antigos colegas de trabalho, antigos gerentes, pessoas com quem já tenha trabalhado e que sabe que guardam de si boas indicações.

Assim, uma boa forma de responder a perguntas sobre a sua personalidade é responder como se a verdadeira questão fosse “como é que os seus colegas de trabalho avaliam a sua personalidade?”.

A resposta deverá centrar-se nas qualidades positivas, e poderá ser algo como “o meu antigo diretor dizia que eu era muito bom relações públicas; creio que isso tem a ver com a minha capacidade inata de ouvir os outros!”.

Como descrever a personalidade numa entrevista? Saiba escolher as palavras certas!

Proferir os termos apropriados para descrever a sua personalidade é importante. Usar uma destas palavras que deixamos a seguir pode jogar a seu favor, pois são música para os ouvidos dos empregadores de uma forma geral:

  • integridade
  • confiabilidade
  • capacidade de adaptação
  • profissionalismo
  • trabalho em equipa
  • problem-solver
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