Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Out, 2020 - 12:05

9 dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Catarina Milheiro

Gostava de melhorar o seu ambiente de trabalho? Descubra como é simples e transforme o seu dia a dia com 9 passos simples.

colegas num escritório open space a trabalhar

Todos sabemos que o ambiente de trabalho é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Quando existe um ambiente positivo, é sinónimo de que a política da organização e o relacionamento entre colaboradores é feito de uma forma saudável.

Sempre que as empresas optam por investir nesta área, conseguem facilmente obter retorno para o negócio. Afinal, quando os profissionais se sentem satisfeitos, ficam automaticamente mais motivados e produtivos.

Por isso mesmo, é extremamente importante saber identificar as falhas que possam existir, para se corrigirem esses aspetos. E quando falamos em ambiente de trabalho, estamos também a englobar todos os profissionais que se encontram em regime de teletrabalho.

Fique connosco e saiba como melhorar o seu ambiente de trabalho de uma forma simples e eficaz.

COMO MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO EM 9 PASSOS

O ambiente de trabalho em que trabalhamos, afeta o nosso humor, saúde mental e o desempenho. Ora, se os colaboradores trabalharem num ambiente enfadonho em que não exista qualquer tipo de relação entre eles, muito provavelmente não terão confiança suficiente para comunicarem entre si.

Para além disso, também sabemos que o facto de existirem neste momento várias pessoas em teletrabalho, poderá fazer com que alguns profissionais se sintam desmotivados, com excesso de trabalho e menos à vontade com os colegas com quem trabalham, principalmente quando já existe um ambiente tóxico.

Se tem dúvidas acerca deste assunto, saiba que existem alguns indicadores que podem caracterizar um ambiente tóxico:

  • Falta de comunicação entre colaboradores, ou ainda pior, a comunicação de informações pouco claras e incorretas;
  • Falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
  • Quando a cultura da empresa prioriza os resultados dos negócios em detrimento da retenção de profissionais, satisfação no trabalho e saúde mental.

De uma forma geral, um ambiente de trabalho positivo prioriza igualmente o sucesso dos negócios e a felicidade dos profissionais. Atente nestes passos que o ajudarão a melhorar culturas de trabalho danificadas pelos mais diversos motivos.

bom ambiente de trabalho em reunião virtual
1

Estabelecer relações de confiança

Já pensou em olhar para as pessoas através de uma lente relacional, em vez de funcional? A verdade é que quando nos focamos mais na parte relacional, muito provavelmente ficaremos mais concentrados na solução de problemas.

Ou seja, facilmente conseguimos perceber o que está em falta ou errado no momento e, de seguida, reagir com um conselho ou uma solução.

Lembre-se que a confiança é fundamental na construção de relacionamentos. Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria um espaço aberto de comunicação, partilha de ideias e respeito pelas diferenças.

2

Desenvolver uma atitude positiva

Se o objetivo é melhorar o ambiente de trabalho, um dos primeiros passos deverá ser desenvolver uma atitude positiva perante os desafios que vão surgindo no dia a dia.

Em vez de se focar nos problemas que poderão estar associados a um ambiente de trabalho menos bom ou até tóxico, procure oferecer soluções e transforme conflitos em oportunidades de desenvolvimento e inovação.

Um ambiente de trabalho positivo aumenta a criatividade, a confiança, a motivação e a produtividade de toda a equipa.

3

Reunir continuamente o feedback dos colaboradores

Para que seja possível detetar os aspetos que precisam de ser melhorados, é essencial reunir dados para entender a forma como os colaboradores encaram o ambiente de trabalho.

Isto pode ser feito através de entrevistas, pesquisas, ou até mesmo pelo simples preenchimento de um formulário de satisfação online e anónimo. O objetivo é conhecer as características do clima organizacional e definir aspetos que poderão ser trabalhados pelo Gestor de Recursos Humanos, por exemplo.

E principalmente nesta altura, em que muitos adotaram o teletrabalho, é extremamente importante saber a opinião dos profissionais em relação à sua satisfação com os métodos que estão a ser utilizados.

4

Respeitar as diferenças

É necessário saber aceitar as diferenças entre personalidades, comportamentos e opiniões, para garantir um ambiente saudável no trabalho.

Cultive um ambiente onde se possa comunicar livremente e pensar de forma mais criativa, sem receio de críticas ou da diferença de opiniões. O ambiente de trabalho será mais inteligente e representativo de ideias.

5

Elogiar um bom trabalho, reconhecendo e valorizando os colaboradores

É importante saber elogiar e reconhecer um bom trabalho desenvolvido por qualquer profissional ou por toda a equipa. O reconhecimento profissional aumentará a motivação, o compromisso e satisfação no trabalho.

Quando existe um problema de confiança no local de trabalho, é fundamental priorizar a comunicação com cuidado, respeito e vontade de aprender. E a maneira mais simples para se começar a reconstruir a confiança no ambiente de trabalho é separar o “reconhecimento” da “apreciação”.  

6

Comunicar de forma clara e objetiva

Uma comunicação eficaz é um elemento essencial para melhorar o ambiente no trabalho. É fundamental expor ideias de forma clara e objetiva, garantir a total compreensão do que é comunicado e minimizar situações de conflito ou desentendimento.

Uma boa comunicação fortalece bons relacionamentos entre as pessoas e aumenta a motivação, o envolvimento e a harmonia no trabalho.

7

Desenvolver atividade de team building

As atividades de team building são momentos informais realizados em equipa, que permitem sair da rotina laboral e reforçar a importância de um bom ambiente de trabalho.

Estas iniciativas são uma excelente estratégia que além de motivarem os colaboradores e fortalecerem relacionamentos, aumentam a produtividade e melhoram o trabalho em equipa.

E para os que estão em teletrabalho, saiba que já existem várias atividades de team building possíveis de serem realizadas online.

8

Restabelecer as diretrizes para garantir a segurança psicológica no trabalho

A Google lançou o Projeto Aristóteles em 2012 para determinar a diferença entre as equipas altamente eficazes e aquelas significativamente menos eficazes. Este projeto culminou em 5 elementos-chave principais, sendo o número 1, a segurança psicológica.

Ao identificar as posturas de cada profissional, o objetivo da Google com este projeto era bastante claro: aumentar a produtividade e o desempenho pela combinação das melhores pessoas.

Assim, para avançar em direção à segurança psicológica no trabalho, é essencial ser transparente sobre a falta de responsabilidade no passado e comprometer-se com a responsabilidade no futuro.

9

Celebrar vitórias

Todas as vezes que se fizer um bom trabalho, alcançar metas ou superar expectativas, é fundamental celebrar e reconhecer as vitórias com os seus colegas de trabalho.

Celebrar as conquistas da equipa irá melhorar o ambiente de trabalho e aumentará a confiança, a motivação e a união entre todos os elementos da equipa.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].