Como escolher o alojamento para as férias

A recomendação de familiares, amigos e a pesquisa na Internet são determinantes para escolher o alojamento e o destino das férias.

Como escolher o alojamento para as férias
Os melhores sites e dicas para um período de merecido descanso

Quando o tema em debate é “férias”, duas questões assumem especial relevância: o destino e, depois, escolher o alojamento. Apesar do mais habitual ser a estadia num hotel, a verdade é que são cada vez mais as opções de alojamento para as famílias, ou para aquele grupo de amigos que decide fazer uma viagem inesquecível. 

Um inquérito levado a cabo pelo site Home Away revelou que 88% das famílias portuguesas prefere ficar alojada em casas de férias alugadas, mais do que em hotéis, pelo facto de oferecerem mais espaço, privacidade e flexibilidade, algo particularmente vantajoso para quem viaja com crianças. 
 

Como escolher o alojamento mais apropriado?

Se viajar poucos dias, prefira um alojamento no centro dos sítios a visitar, mesmo que seja um pouco mais caro, pois irá economizar o dinheiro do transporte e vai ganhar tempo para desfrutar do local. Mas escolher o alojamento mais indicado depende sempre de para onde vai, com quem vai e de quanto pode gastar. Por isso, reunimos três tipos de alojamento para férias: ficar num hotel, alugar uma casa, ou hospedar-se num hostel
 

Ficar num hotel

Se a viagem é com um grupo de amigos, ou só com o companheiro ou companheira, para uma cidade mais cosmopolita, talvez o ideal seja ficar num hotel. Pode começar por escolher o alojamento num portal específico, como por exemplo o Booking, que é um dos sites mais completos: na sua base de dados constam mais de 223 mil hotéis espalhados pelo mundo.

A navegação é simples, tem imensos comentários dos utilizadores e o campo de pesquisa muito variado. Pode fazer a seleção de hotéis a exibir por preço, categoria, tipo de propriedade, condições de pagamento, localização, comodidades, classificação atribuída pelos clientes, entre outros aspetos. Além disso, são disponibilizadas várias fotografias de cada hotel e uma ficha detalhada, para que o possa conhecer melhor.

Pode também consultar o Kayak, o site que é líder mundial de pesquisas de viagem online. Disponível também para Android, iOS e Windows Phone, os usuários podem comparar os preços de hotéis e companhias aéreas. 

 

Aluguer de um quarto, apartamento ou casa

Se vai de férias com a família ou com um grande número de pessoas, escolha um local onde possa estar mais à vontade, com maior liberdade de horários. E o melhor é fazer antes uma visita ao site airbnb, uma plataforma que permite aos indivíduos alugar a sua própria casa, ou uma parte da mesma. O portal fornece uma plataforma de busca e reservas entre a pessoa que oferece a acomodação e o turista que a procura. Abrange mais de 500 mil anúncios em mais de 35.000 cidades e 192 países.

 

Albergues ou Hostels

Esta é uma opção que agrada mais aos jovens e aventureiros, que não se importam de abdicar de um pouco de privacidade ou que têm um orçamento mais limitado, principalmente se pensarmos que ficar num hostel é, em média, quatro vezes mais barato do que um hotel na mesma localização. Apesar da inicial má fama sobre as condições, hoje em dia há hostels com muita qualidade, bem decorados e com serviços equivalentes a muitos hotéis. Pode fazer a sua pesquisa no Hostel World, onde encontrará mais de 30 mil propriedades registadas, em 170 países e com comentários de mais de 8 milhões de clientes. 

 

Se viaja em família, tenha em atenção:

  • Propriedades com serviço de limpeza e/ou máquina de lavar loiça e roupa, para não ter tanto trabalho;
  • Locais com fogão ou micro-ondas para poder poupar nas refeições;
  • Locais com piscinas de água quente ou jacuzzis, principalmente para que os adultos possam relaxar enquanto as crianças brincam;
  • Locais com TV e leitores de DVD. Já aconteceu estar de férias e o tempo pregar-lhe uma partida, certo? Nessas ocasiões, estes equipamentos são muito úteis para manter as crianças entretidas, e os adultos também;
  • Insufláveis, jogos, brinquedos, livros e bicicletas. Itens que incentivem as atividades ao ar livre;
  • Serviços adicionais tal como pacotes de boas-vindas, compras de supermercado, babysitting e empresas de entrega de refeições.

Escolher o alojamento para as férias ou para uma escapadela é, sem dúvida, a base para uns dias relaxados, descontraídos e bem-sucedidos. Depois da pesquisa e escolha feita é só fazer as malas e… Boa viagem! 
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: