Está na hora de mudar as escovas limpa-vidros?

Conheça os principais sinais de alerta e como escolher as novas escovas limpa-vidros.  Evite ruídos e aposte na sua segurança melhorando a visibilidade.

Está na hora de mudar as escovas limpa-vidros?
Saiba como escolher as escovas para o seu carro

Manter-se atento é essencial quando se conduz, e ter uma boa visão é indispensável. Entre o condutor e a estrada há um grande vidro com uma função: parar brisas. Serve como proteção, mas por vezes pode tornar-se incomodativo. Para lhe facilitar a vida deve ter os vidros do carro sempre limpos.
Quando chove, o para-brisas pode ser o grande problema dos condutores: embacia devido às alterações de temperatura e, do lado de fora, as escovas limpa-vidros podem ser o grande amigo, ou servir para atazanar a vida do automobilista.

Há alguns fatores que indicam que pode estar na altura de mudar aquelas lâminas de borracha que se passeiam à nossa frente. De um lado para o outro. 
 

Esteja atento a:


Estes sintomas aparecem devido à má condição da lâmina de borracha, esta pode estar quebrada ou enrijecida.
O sol, a neve e o gelo são os principais inimigos, pois podem obrigá-lo a mudar as escovas.
Surge então a questão. Quais comprar? 
O trabalho não é difícil. Cada automóvel tem uma medida associada, basta conferir na embalagem das escovas limpa-vidros se aquele é o tamanho e o tipo certo para o seu automóvel. De seguida leve-as para casa e troque-as você mesmo já que o trabalho é demasiado simples para fazer uma visita ao mecânico.

 

Há dois tipos de escovas limpa-vidros:

  •  as tradicionais ou universais, usadas nos automóveis mais antigos, são aquelas que têm uma pequena armação;
  • as planas, que são usadas nos automóveis mais recentes, são mais flexíveis.

Estes dois tipos de escovas têm algumas diferenças, sendo que as planas trazem algumas vantagens. Essencialmente no que concerne à pressão exercida no vidro, que é distribuída uniformemente. 
Mas tenha atenção à marca porque o preço das escovas limpa-vidros varia bastante. Pode ir dos 5€ e ultrapassar facilmente os 20€ por escova.
Quando comprar aconselhamos que opte por escovas que tenham um spoiler incluído, o que vai melhorar a limpeza, já que, em andamento o vento faz com que a escova exerça uma pressão superior contra o vidro, ajudando na limpeza do mesmo. Também a qualidade da borracha da lâmina é muito importante visto que é este o ponto de contacto com o vidro do seu carro e é aquilo que efetivamente limpa o para-brisas

Para evitar uma paragem no pit-stop verifique com regularidade a borracha das escovas limpando-a com um pano macio e humedecido apenas com água, bem como o para-brisas, de forma a evitar que este esteja com folhas e aqueles folhetos de publicidade de mestres e professores.
Contudo, aconselha-se que todos os anos faça a mudança das escovas tendo em conta o estado da borracha. Esta mudança ajuda a melhorar a visibilidade e a segurança.


Veja também: