Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
27 Dez, 2019 - 09:37

Como saber que está na hora de mudar as escovas limpa vidros?

David Afonso

Aposte na sua segurança nas estradas melhorando a visibilidade. Saiba quando e como mudar as escovas limpa-vidros do seu carro.

homem a mudar a escova limpa vidros

Tendo a consciência de que as escovas limpa-vidros são dos elementos chave para uma melhor visibilidade e maior segurança enquanto conduz, saber como e quando mudar as escovas limpa-vidros do seu carro é um passo importante para reduzir a sinistralidade rodoviária.

Neste artigo, vamos responder a esta questão, bem como, referir quais os tipos de escovas limpa-vidros que existem no mercado automóvel. Não menos importante, vamos indicar ainda quais os cuidados a ter com as suas escovas para que estas tenham uma maior durabilidade.

MUDAR AS ESCOVAS LIMPA VIDROS: PORQUE O DEVE FAZER com regularidade

escova limpa vidros

Se manter a atenção na estrada é essencial enquanto se conduz, ter uma boa visibilidade é indispensável. Como sabe, entre o condutor e a estrada há um grande vidro com uma função: parar brisas. Por outras palavras, o “famoso” para-brisas. Serve como uma proteção, mas por vezes pode tornar-se incomodativo se estiver sujo ou até partido.

Estas duas condicionantes levam-nos a uma curiosidade: sabia que um para-brisas em mau estado pode diminuir em 20% a visibilidade e pôr em risco a segurança da sua condução? Se acrescentarmos escovas limpa-vidros em mau estado e a limpar mal, essa taxa aumenta ainda mais.

Na verdade, escovas em mau estado podem-se tornar num pesadelo se não forem substituídas na altura certa ou quando apresentarem sinais de desgaste. Quer isto dizer que, as escovas limpa-vidros podem ser um aliado, ou servir para incomodar a vida do condutor.

Isto porque não só colocam a segurança da condução em causa, como também podem danificar o para-brisas do carro. E enquanto mudar as escovas limpa-vidros é uma operação fácil e sem muitos gastos, mudar o para-brisas pode não ser nada barato.

Com efeito, há assim alguns fatores que indicam que pode estar na altura de mudar as escovas limpa-vidros do seu carro. Por outro lado, uma verificação regular das escovas é sempre útil para perceber o seu estado.

Quando substituir as escovas limpa vidros: os sinais

Agora que percebeu o porquê da necessidade de mudar as escovas limpa-vidros, vejamos quando devem ser mudadas.

Por norma, devem ser mudadas, no máximo, a cada 12 meses. Mas a partir dos 6 meses, deve estar atents e verificá-las periodicamente.

No seu princípio mais básico, a função das escovas limpa-vidros é limpar e filtrar a sujidade que se vai acumulando nos vidros dos nossos carros. Por vezes, e devido a essa mesma separação e filtragem, sofrem desgastes e tornam-se menos eficientes.

Assim é fundamental que saiba identificar quando as escovas estão a funcionar mal.

Contudo, e para facilitar o seu trabalho, seguem em baixo os sinais e fatores mais comuns para mudar as escovas limpa-vidros:

A) Ruído

Pequenos saltos da lâmina quando passa no vidro. O plástico pode ter endurecido ou as escovas podem estar a fazer demasiada pressão. Quando estão danificadas começam a dar sinais sonoros, geralmente são ruídos e vibrações mais fortes.

B) Sujidade

Se cada vez que passa as escovas nota que estas deixam o vidro sujo também as deverá mudar.

C) Condições climatéricas

O sol e até mesmo chuva são dos principais inimigos das escovas limpa-vidros. E porquê? Porque podem deixar a lâmina de borracha partida ou mais dura. No caso mais extremo, podem mesmo ficar deterioradas, partindo enquanto estão a fazer o movimento.

Depois de ficar a saber porque deve mudar as escovas limpa-vidros, quais fatores devem ser tidos em conta e quando as deve substituir, chega a hora ficar a conhecer os tipos de escovas-limpa vidros.

Que tipos de escovas limpa vidros existem?

escova limpa vidros

No que toca a tipos de escovas limpa-vidros, cada automóvel tem uma medida associada. Sabendo qual a do seu automóvel, basta conferir na embalagem das escovas limpa-vidros se a que deseja comprar é o tamanho e o tipo certo.

Para seu conhecimento, no mercado existem dois tipos de escovas limpa-vidros:

1. Tradicionais ou Universais

Utilizadas nos automóveis mais antigos. São aquelas que têm uma pequena armação de metal.

2. Planas

Utilizadas nos automóveis mais recentes. Toda a sua composição é de borracha mais flexível.

Estes dois tipos de escovas têm algumas diferenças, sendo que as planas trazem algumas vantagens. Essencialmente no que concerne à pressão exercida no vidro, que é distribuída uniformemente.

Relativamente ao preço, em lojas especializadas ou até mesmo oficinas, o preço das escovas limpa-vidros pode variar consoante a marca. Pode ir dos 5€ e ultrapassar facilmente os 20€ por escova.

Se acrescentar o serviço de montagem das mesmas, o preço volta a variar. Por isso, o nosso conselho é que procure sempre a melhor alternativa.

Como mudar as escovas limpa vidros do seu carro

1. Comprar as escovas adequadas para o seu carro – Deve sempre procurar numa especializada qual o tamanho de escovas adequado para o seu automóvel;

2. Levantar o braço metálico – Com a escova comprada, chegou o grande momento. Mantenha o braço metálico em pé, numa posição perpendicular, pronto para a retirar a escova antiga e colocar a nova.

3. Retirar a escova antiga – Remova as escovas antigas pressionando o botão de encaixe para desengatar a escova. Na maioria dos casos, até pode bastar um movimento ascendente.

4. Colocar a escova nova – Faça o processo inverso, ou seja, utilize a aprendizagem anterior para colocar a substituta. Depois de a encaixar corretamente, baixe o braço metálico para a sua posição natural.

5. Verificar o funcionamento – Por fim, verifique se funcionam corretamente. Ligue a água e espere que elas iniciem o típico movimento “varredura”.

Veja também