AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

3 exemplos de CV: faça a sua escolha

Cronológico, funcional e por competências: aqui ficam três exemplos de CV!

3 exemplos de CV: faça a sua escolha
Exemplos de CV que funcionam!

É uma opinião unânime: o currículo deve ser um documento personalizado, feito de raiz a pensar nos objectivos de cada candidatura realizada. Os modelos standardizados caem em desuso, pelo facto de terem pouco impacto nas empresas a que são enviados. Se decidiu personalizar o seu currículo, está no bom caminho! Damos-lhe três exemplos de CV que poderá adoptar.


3 exemplos de CV que funcionam


Currículo Cronológico

Este é o tipo de CV mais comum; quase todas as pessoas optam por organizar o seu CV de acordo com a sucessão dos acontecimentos no tempo, quer os ordenem do mais recente para o mais antigo ou do mais antigo para o mais recente.

Se optar por este tipo de currículo, não se esqueça de que deve aplicar o mesmo critério a todas as suas secções. Isto é: se ordenou as experiências profissionais cronologicamente, deverá fazer exactamente o mesmo com as experiências académicas ou com os cursos que tiver frequentado.

Vantagens do CV cronológico:
Permite ao empregador ter uma percepção clara de qual tem sido o seu percurso profissional. Se a sua carreira tem sido marcada por promoções e progressões, o CV cronológico, de todos os exemplos de CV, é aquele que dará à sua evolução em maior evidência.
  • Pista: ordene as experiências de modo a que, em primeiro lugar, surjam aquelas que são mais relevantes para o empregador a quem vai enviar o CV.


Currículo Funcional

Pouco utilizado, mas talvez o mais interessante dos currículos, o CV funcional, como o nome indica, apresenta as experiências organizadas por “Função”. Aqui, pode optar por não organizar os itens por datas; aliás, é isso mesmo que se pretende!

Vantagens do CV funcional:
Se me vou candidatar à função “X” e posso começar o meu CV com a experiência “X”, independentemente da data em que tenha acontecido, isso significa apenas uma coisa: estou a mostrar ao empregador, em primeiro lugar, que tenho experiência na função para a qual ele está a recrutar! Poupar tempo aos recrutadores é chave para conseguir uma entrevista!



Currículo por Competências

Menos usado do que os outros dois exemplos de CV, o currículo por competências destina-se a profissionais com competência em diferentes domínios profissionais. Por exemplo, se um psicólogo com 10 anos de carreira tem experiência nas áreas “Psicologia educacional”, “Psicologia clínica” e “Psicologia forense”, poderá organizar as suas experiências profissionais de acordo com estas grande áreas.

Vantagens do currículo por competências:
Logo que o empregador olha para um CV por competências, compreenderá qual a abrangência das suas aptidões profissionais. Irá apreciar o facto de ter experiências diversificadas! Este tipo de currículo pode também dar indicação dos diversos sectores onde o candidato desempenhou a mesma função.


Que secções incluir num currículo?

Não existe uma receita para construir um CV. Tal como foi dito, a receita consiste em adaptar cada CV a cada empresa! No entanto, existem secções que devem figurar nos currículos, tais como:
  • Experiência profissional
  • Estágios
  • Formação académica
  • Experiências internacionais
  • Conhecimentos de línguas
  • Conhecimentos de informática
  • Competências pessoais
  • Competências técnicas


Qual o tamanho máximo que um currículo deve ter?

Um currículo deve ter apenas uma página. Sim, leu bem! A capacidade de síntese e a objectividade começam a ser demonstradas ao empregador no momento em que lhe envia o seu CV. No caso de ser um profissional experiente, pode fazer um CV com duas, no máximo três páginas. Neste caso, garanta que a informação mais relevante para a candidatura em questão fica na primeira página, e bem visível.


Agora, só tem que seleccionar o tipo de currículo com que mais se identifica e que evidencia melhor os seus pontos fortes e mais-valias. Não se esqueça que diferentes entidades empregadoras valorizam diferentes tipos de currículo – convém adaptar sempre o conteúdo do CV a cada candidatura que realizar. Boa sorte!

Veja também: