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4 exercícios de mindfulness para crianças

A nível mundial há já algumas experiências positivas com mindfulness para crianças em escolas: aprenda alguns exercícios fáceis.

4 exercícios de mindfulness para crianças
Crianças mais felizes e otimistas

O mindfulness para crianças tem sido experimentado em alguns países e com resultados muito positivos. Em síntese, estes exercícios procuram promover a autoconsciência da criança, fazendo com que sejam mais atentos às suas próprias ações, movimentos e capacidades.

Alguns estudos vêm mesmo dizer que o mindfulness para crianças em contexto escolar aumenta o otimismo e a felicidade na sala de aula, diminui casos de violência e de bullying, aumenta a compreensão e empatia em relação ao outro e ajuda a resolver conflitos.


Mindfulness para crianças: exercícios que promovem a felicidade

Embora possa parecer difícil, à partida, desenvolver exercícios de mindfulness com crianças, as sugestões que deixamos a seguir são muito simples, divertidas e apresentam bons resultados. Depois dos exercícios para adultos, aqui ficam algumas práticas para os mais novos.


Ouvir o sino

Toque um sino e peça às crianças que ouçam o som com muita atenção, notando a vibração que existe. Diga-lhes que têm que estar em silêncio até deixarem de ouvir e sentir a vibração e o som do sino. Depois, peça-lhes que permaneçam em silêncio durante mais um minuto para tentarem perceber que outros sons conseguem ouvir depois de deixarem de ouvir o sino. Por fim, pergunte a todos o que conseguiram ouvir durante esse minuto. Este exercício é muito fácil de implementar e ajuda a que as crianças se liguem, de facto, ao momento presente.



Companheiro de respiração

Distribua peluches por todas as crianças. Peça-lhes que se deitem e coloquem o peluche em cima da barriga. Depois, diga-lhes para repararem como o seu novo companheiro de respiração se move de acordo com a sua inspiração e expiração. Ao mesmo tempo, peça-lhes para imaginarem que os seus pensamentos se transformam em bolas de sabão e desaparecem no ar. Este exercício promove um tipo de meditação muito simples, mas que ajuda a que a criança se aperceba do presente e do impacto das suas ações no ambiente envolvente.



Cheira e conta

Distribua algo aromático a cada uma das crianças. Pode ser um gomo de laranja, uma erva aromática ou um sabonete. Peça-lhes que fechem os olhos e que cheirem bem o que tiverem na mão, respirando calmamente e explicando o que sentem com esse cheiro, ou descrevendo-o, por exemplo, através de comparações. As aromoterapias são muito eficazes para o controlo da ansiedade.



A arte do toque

Entregue a cada uma das crianças um objeto: pode ser uma bola, uma pena, um brinquedo, uma pedra, ou outro qualquer. Peça-lhes para fecharem os olhos e descreverem para o seu colega as sensações que têm ao tocar esse objeto. Depois, trocam de lugar com o colega. Este exercício ajuda a que as crianças consigam isolar os seus sentidos, aprendendo a focarem a sua atenção num sentido de cada vez, dando mais importância ao que experienciam num determinado momento.

Todos estes exercícios de mindfulness para crianças são bastante simples e promovem a consciência do momento, fazendo com que os mais pequenos aprendam a focar a atenção e, assim, a treinarem a concentração. Os benefícios são muitos e melhoram com a prática.
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