Os 10 exércitos mais poderosos do mundo

A força de um exército mede-se por várias condicionantes. Saiba quais são os exércitos mais poderosos do mundo.

Os 10 exércitos mais poderosos do mundo
Vivem-se tempos perigosos.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersOs exércitos não são temas substancialmente falados e que surjam periodicamente nas notícias ou no seio de uma conversa, mas a verdade é que têm um papel absolutamente fulcral na dinâmica de um país. E ao falarmos em exércitos, importa perceber quais são os mais poderosos e bem preparados do mundo. Por outro lado, quais são os critérios que definem isso?

A lista elaborada pelo Global Firepower Index responde da melhor forma a estas questões, tendo em conta mais de 50 critérios que definem o que faz, afinal, que um exército seja dos mais poderosos no mundo. O ranking dos exércitos mais fortes consegue reunir dados de mais de 106 países diferentes, sendo que os critérios fundamentais passam pela dimensão do armamento, o orçamento e o número de militares disponível.
 

O Top 10 dos exércitos mais poderosos do mundo

 

1. Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país cujo exército ocupa o primeiro lugar dos exércitos mais poderosos do mundo.
Só a nível orçamental, o exército americano dispõe de 612,5 mil milhões de dólares. Os meios também não ficam atrás, sendo que há cerca de 72 submarinos e 10 porta-aviões. De ressalvar que é líder mundial em aeronaves e porta-aviões.
 

2. Rússia

Em segundo lugar deste ranking surge a Rússia cujo exército é líder mundial em tanques. A nível orçamental, estão disponíveis cerca de 76,6 mil milhões de dólares. O exército russo dispõe ainda de 63 submarinos.
 

3. China

A China é talvez dos exércitos com maior número de militares disponíveis e um dos maiores empregadores do mundo. A nível orçamental, dispõe de 126 mil milhões de dólares, oferecendo também 69 submarinos e 9.150 tanques.
 

4. Índia

O exército indiano ocupa o quarto lugar do top 10 dos exércitos mais poderosos, assumindo uma verba disponível de cerca de 46 mil milhões de dólares. Há ainda 2 porta-aviões e 17 submarinos disponíveis.
 

5. Reino Unido

No Reino Unido o exército tem um orçamento de 53,6 mil milhões de dólares e é composto essencialmente por 407 tanques, 908 aeronaves e 11 submarinos. Está em quinto lugar deste ranking, mas assume-se também como um exército referência em todo o mundo.
 

6. França

Numa altura em que a França está, pelas piores razões, nas bocas do mundo, o exército francês assume um destaque primordial. É o sexto exército mais poderoso do mundo, sendo que, atualmente, dispõe de um orçamento de 43 mil milhões de dólares.
Só conta com um porta-aviões, mas tem 423 tanques.
 

7. Alemanha

A grande potência económica não só europeia, como também mundial tem o sétimo exército mais poderoso do mundo. São 710 aeronaves, 10 submarinos e 1 porta-aviões com um orçamento de 45 mil milhões de dólares.
 

8. Turquia

Em terras turcas também há bons exércitos que, apesar de não contarem com porta-aviões, são ricos em tanques (3.657). O orçamento para o exército turco ronda os 18,2 mil milhões de euros.
 

9. Coreia do Sul

Em nono lugar surge o exército da Coreia do Sul que tem um orçamento de 33,7 mil milhões de dólares. Entre tanques e aeronaves, são quase 4000 os equipamentos de que dispõe.
 

10. Japão

A fechar este ranking está o Japão que tem à sua disposição um porta-aviões e 16 submarinos. A nível orçamental, pode contar com 49,1 mil milhões de dólares.


Veja também: