Quer ajudar o seu filho na escola? Fale com os professores

Falar com os professores pode ajudar o seu filho a ter sucesso na escola. Afinal de contas, é a pessoa ideal para falar sobre as capacidades dele.

Quer ajudar o seu filho na escola? Fale com os professores
Dicas para atingir o sucesso escolar

Nem sempre é fácil para os professores, perante uma criança que se esforça, olhar para além dos desafios e perceber logo no início quais os pontos fortes e capacidades desse aluno. Por isso, a antecipação dos pais e o diálogo com os professores assume uma importância fulcral para o sucesso escolar dos seus filhos.

Uma pequena conversa sobre estratégias que já funcionaram com o seu filho, particularidades e outros factos da vida escolar dele, podem não só ser uma ajuda para o sucesso escolar, como também podem ser uma forma positiva de enfrentar o ano letivo. Mas antes de avançar para o diálogo com os professores, converse com o seu filho e ouça o que ele lhe tem para dizer sobre este assunto.

6 coisas que deve dizer aos professores


1. O meu filho precisa de ajuda extra com…

Se o professor souber quais as dificuldades do aluno, poderá procurar formas de o ajudar. Por exemplo, se o aluno tiver dificuldades na leitura, o professor já sabe que ele precisa de mais tempo para terminar de ler.

2. Está a esforçar-se para…

É também importante dar a conhecer o esforço do seu filho. Se o aluno tem dificuldade em manter-se atento, os professores, sabendo que ele está a trabalhar para melhorar, não vão ficar frustrados com as distrações e até podem procurar estratégias para incentivar o esforço e a melhoria.

3. A disciplina preferida é…

Ter esta informação ajuda o professor a conhecer os interesses do seu filho e até tentar aplicá-los em áreas em que este possa ter mais dificuldade.

escola

4. É realmente bom em…

É importante conhecer as fraquezas, mas saber quais os pontos fortes a nível académico é também importante. Se uma criança luta com a matemática, mas é um escritor excecionalmente bom, o professor pode usar os seus pontos fortes para trabalhar em torno das fraquezas.

5. Trabalha melhor quando…

O professor é uma peça importante do sucesso escolar e quanto mais souber sobre como “funciona” a produtividade do seu filho, mais pode fazer por ele. Por exemplo, saber se trabalha melhor de pé ou sentado, se precisa de um ambiente silencioso, etc.

6. Não se sente confortável quando…

Tal como o seu filho trabalha melhor em determinadas circunstâncias, há outras situações que o podem bloquear. É importante informar os professores se este bloqueio acontece quando a criança é chamada inesperadamente ou se não se sente confortável quando em grandes grupos.

Veja também: