ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Reis
Catarina Reis
12 Jul, 2022 - 11:00

Regresso às aulas: guia para pais e encarregados de educação

Catarina Reis

Regresso às aulas: guia para pais. Prepare o próximo ano letivo de 2020-2021, que se avizinha peculiar, devido à situação que vivemos de pandemia.

família prepara regresso às aulas

Regresso às aulas: guia para pais e encarregados de educação: este é o guia que tem tudo o que precisa de saber sobre como retomar as rotinas da melhor forma.

Afinal, esta é sempre uma altura de ansiedade para pais e alunos, porque implica mudanças – algumas até mais radicais, como a alteração de escola ou de nível de ensino. Sendo, também, inevitável o reajuste das rotinas dos filhos para entrar no ritmo escolar.

Tendo em conta estas alterações preparamos um guia para pais e encarregados de educação se poderem orientar. Siga o passo a passo para que o ano letivo se inicie com o mínimo de sobressaltos.

PREPARE O REGRESSO ÀS AULAS: GUIA PARA PAIS COM DICAS A NÃO PERDER

Ora, o calendário escolar do próximo ano letivo e, por isso, deixamos-lhe algumas sugestões para regressar ao ritmo de forma gradual e sem percalços.

1

Acompanhe o seu filho avaliando a forma como lida com todas as alterações

É importante que os pais dediquem algum do seu tempo e vigiar a forma como os seus filhos reagem a todas estas mudanças que, quer se queira quer não, impõem restrições no dia a dia.

2

Ajude o seu filho a retomar a rotina de sono ajustada ao tempo de aulas que se avizinha

No verão, é normal facilitar e deixar os filhos deitarem-se mais tarde. Mas as primeiras semanas de aulas podem tornar-se realmente difíceis para eles se a sua rotina de sono não estiver já ajustada ao horário escolar.

O ideal é, aos poucos, ir introduzindo a hora de ir deitar, cada vez mais cedo, até chegar a uma rotina estável, em que o seu filho durma no mínimo 8 horas. Quando ele começar a acordar cedo ainda nos dias de férias, recompense o seu esforço levando-o a passear, ao parque ou à praia.

3

Antes do início da escola passe tempo de qualidade com os seus filhos e fale sobre o próximo ano

A prioridade nesta fase é ouvir o que eles têm a dizer, para tentar perceber as suas preocupações.

Atenção: há que agir conforme as idades! Uma criança no ensino básico poderá precisar de sentir que algumas expectativas são depositadas no seu esforço, mais do que no sucesso escolar. Se tem filhos adolescentes, deixe-os ser ativos na definição de metas e objetivos.

4

Estabeleça limites para reduzir os hábitos menos saudáveis adquiridos no Verão

Aqui poderá incluir-se jogar jogos de computador, passar muito tempo ao telemóvel nas redes sociais, levar o telemóvel para a cama na hora de dormir, entre outros.

5

Conheça os professores e o método de comunicação entre a escola e os encarregados de educação

Isto poderá poupar-lhe alguns mal entendidos. Por exemplo, há entidades que não usam o e-mail para responder a mensagens; há escolas em que a porta do diretor está sempre aberta e o atendimento de pais é feito em horário livre, noutras escolas não é de todo assim.

Conheça as regras e colabore.

6

Leve o seu filho a fazer um check up no médico

Este é um dos pontos mais importantes do nosso “Regresso às aulas: guia para pais e encarregados de educação”. Confirme que está tudo bem com a saúde do seu filho antes da escola começar.

Muitas escolas exigem imunizações atualizadas, e poderá ser solicitado a fornecer documentos que mostrem que seu filho tem todas as vacinas em dia.

Além do mais, fatores como a acuidade visual e auditiva têm impacto direto na aprendizagem. Não se descuide!

Não se esqueça de cuidar de si

Sabemos que regresso dos filhos às aulas representa, também, uma sobrecarga em termos de rotinas e gestão do tempo. Por isso, reserve alguma atenção para si mesmo: descanse, marque períodos de tempo para estar sozinho ou com outros adultos e esquecer o mundo das crianças, e organize com antecedência as tarefas das primeiras semanas de aulas e trabalho (por exemplo, as refeições).

Verá que também sente com mais suavidade o regresso à vida ativa.

Veja também