Tudo o que precisa de saber para fazer tapioca

A tapioca é um dos produtos da moda no que às dietas diz respeito. Ainda por cima não precisa de deixar o sabor de parte.

Tudo o que precisa de saber para fazer tapioca
Não tem gordura ou glúten e está cheia de possibilidades

Pode ser preparada e servida ao pequeno-almoço, ao almoço, para o lanche e até como sobremesa. Saber fazer tapioca de raiz é, por isso, uma mais-valia. Principalmente se quiser manter a linha, já que a tapioca não tem glúten e não precisa de gordura para ser preparada.


Tapioca passo a passo


Receita de Tapioca simples

simples
Ingredientes
500 g polvilho doce
500 g polvilho azedo
1 c. de sopa sal
Água


Modo de preparação
1. Comece por juntar ambos os polvilhos numa bacia grande e misture bem.
2. Vá juntando porções de água aos poucos e continue a misturar com as mãos. Se ainda não souber a medida de água a olho é melhor não usar logo a quantidade completa de polvilho – ou amido de mandioca, já que é melhor ter de juntar mais água do que ficar com uma mistura aguada e não ter mais amido para juntar.
Dica: se não tiver a certeza se a sua massa já está pronta, peneire uma porção e coloque-a na frigideira. Se a massa se desfizer é porque ainda não está húmida o suficiente.
3. Utilize uma frigideira antiaderente pequena (de 10 a 12 centímetros de diâmetro). Não deixe a frigideira aquecer demasiado para que a tapioca não fique queimada e nunca – mesmo nunca – coloque qualquer tipo de gordura na frigideira.
4. Espalhe duas colheres de sopa de farinha na frigideira para ficar com um círculo uniforme e sem buracos. Se preferir pode usar uma peneira par espalhar a farinha mais facilmente.
5. Quando a massa estiver coagulada e consistente – como acontece nas panquecas – acrescente o recheio. Não é preciso virar. Basta espalhar bem os ingredientes por uma metade da tapioca e dobrá-la. 
6. A tapioca só demora 3 a 4 minutos a ficar pronta. Entre a confeção de uma tapioca e de outra passe um papel absorvente na frigideira para limpar qualquer resíduo.
 

Waflióca

Ingredientes
1 chávena de chá água
2 ovos
1 pacote goma de tapioca (500 g)
Sal


Modo de preparação
1. Segundo o site Boa Forma, a tapioca pode ser feita como um waffle. 
2. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que a massa fique homogénea. 
3. Unte a máquina de fazer waffles e espere até que esteja bem aquecida.
4. Use uma concha para verter a massa, feche e deixe cozinhar.
 

Tapioca de Salmão

salmão
Ingredientes para a massa
1 ovo inteiro
1 clara
2 c. de sopa goma de tapioca
1 c. de chá farinha de chia


Recheio
1 c. de sopa creme queijo light
1 1/2 c. de sopa salmão (cortado em pedaços)
Cebola (picada)


Modo de preparação
1. Misture o ovo, a clara, a tapioca e a chia e reserve.
2. Despeje a massa numa frigideira e deixe dourar dos dois lados.
3. Misture o creme-queijo, o salmão e a cebola picada. Recheie e dobre.
4. A tapioca está pronta a servir.
 

Benefícios da tapioca

O “pão dos trópicos”, como também é conhecido, é considerado um alimento neutro: não tem cheiro, sabor ou acidez. Além dos benefícios inerentes ao facto de não precisar de gordura para cozinhar e ao facto da farinha utilizada não ter glúten, a tapioca ganha ainda fama pelos recheios que permite juntar.

Na verdade pode juntar todos os que quiser. Se quiser apostar numa dieta mais saudável, aposte nos ingredientes mais saudáveis, como os legumes frescos, por exemplo.

Recheios para manter a linha
  • Ricota, tomate e orégãos: Triture uma faria média de ricota e junte com 5 tomates-cereja cortados às rodelas. Tempere com uma pitada de orégãos e tem uma porção com 185 calorias.
  • Frango grelhado, tomate, azeitonas e alface: Junte 2 colheres de frango grelhado aos cubos, 3 tomates-cereja cortados às rodelas, 4 azeitonas pretas picadas e 1 folha de alface também ficada e tem um bom recheio de tapioca com 214 calorias.
  • Morango e chocolate: Se quiser uma tapioca de sobremesa sem perder o rumo da dieta, aposte num recheio de morango e chocolate com 216 calorias. Basta picar 4 morangos e juntar 25 g de chocolate amargo derretido.



Dicas importantes para confecionar tapioca

  • Olhe bem para o rótulo: quando comprar a farinha da tapioca no supermercado, repare bem na quantidade de sódio. Convém que tenha menos do que 120 mg de sódio em 100 g de produto.
  • A cor é importante: se a farinha da tapioca não estiver completamente branca é sinal que já não está boa para o consumo. Ao contrário do que acontece com outras farinhas, a farinha de tapioca não tem nenhuma variação de cor.
  • No caso da tapioca, seco é bom: A humidade ou a presença de bolor são sinónimos de problemas na farinha.
  • Cuidados a ter depois de abrir o produto: é muito importante que feche bem o saco da farinha para que este não apanhe humidade e comece e estragar a farinha de tapioca que sobrou.
  • Consistência na frigideira: se quando puser a massa na frigideira ela não ganhar consistência (como acontece com as panquecas), é sinal que há algum problema com a farinha.

Veja também: