Dicas essenciais para passar férias baratas no Algarve

Vamos realizar o seu sonho de fazer umas férias baratas no Algarve. Siga as nossas dicas e viva uns dias inesquecíveis.

Dicas essenciais para passar férias baratas no Algarve
Alojamento, refeições e diversão ao alcance de todas as bolsas

A possibilidade de passar umas férias baratas no Algarve continua a ser uma ambição de muitos portugueses. Não é de estranhar: com um clima invejável, quilómetros de praias fantásticas, extensa oferta de atividades, inúmeras aldeias e cidades históricas e uma gastronomia deliciosa, o Algarve é muito tentador para quem quer relaxar e recuperar de um ano de trabalho.

Com as nossas dicas, vai poder ceder à tentação sem grandes remorsos: contornando o habitual circuito turístico, cada uma destas sugestões foi pensada para o ajudar a reduzir custos e a guardar uns trocos na carteira.

Como passar férias baratas no Algarve

Transportes


viagem algarveFonte da imagem: Healing natural oils

Viagem

Para começar bem as suas férias baratas no Algarve, a poupança na viagem de é essencial. Desta forma, sugerimos que compare estas 2 opções e, em função dos resultados, decida qual o transporte ideal:

  • Tendo por base o valor do combustível e consumo habitual da sua viatura, preveja uma média de quanto gastará até ao Algarve; acrescente o valor das portagens e divida pelo número de pessoas que leva consigo  e que estão dispostos a dividir despesas – o valor obtido será o da sua viagem de carro;
  • Consulte o site da CP para saber o valor do bilhete para a sua viagem se for de comboio – se comprar um bilhete no Intercidades ou Alfa Pendular com 5, 8 ou mais dias de antecedência terá até 65% de desconto.

No Algarve

Sempre que possível, desloque-se a pé, de forma a poupar e a fazer algum exercício. Se as distâncias o inviabilizarem, opte pelas redes algarvias de autocarros ou comboios: são uma solução económica, que possibilita explorar a região e usufruir de belas paisagens costeiras.

Alojamento


glamping no algarveFonte da imagem: glampinghub.com

Aluguer e troca de casas

Uma importante ajuda para poder fazer férias baratas no Algarve pode estar nas dezenas de proprietários que alugam as suas casas por preços bastante mais convidativos do que os do circuito comercial. Fale com pessoas conhecidas ou recorra a sites especializados para encontrar a casa que lhe convém, sugerimos-lhe que faça uma pesquisa no site AirBnb.

Uma alternativa que tem ganho adeptos no nosso país é a troca de direta de casas, que elimina os custos com o alojamento. Por exemplo, uma família do Norte e outra do Algarve trocam de casa durante as férias.

Recomendamos os seguintes sites de trocas de alojamento:

Parques de campismo

Longe vão os dias em que fazer campismo significava privar-se de qualquer comodidade. Atualmente, muitos parques de campismo, localizados em zonas de uma beleza natural indescritível, são verdadeiras infraestruturas de lazer.
Por um preço bastante acessível, pode usufruir de espaços com wi-fi, piscina, minimercado, parque infantil, campo de jogos, etc.

Estas são as nossas sugestões:

Acampamentos de luxo (glamping)

Se gosta da natureza, mas gosta de alguns luxos diferentes do campismo tradicional, como por exemplo a presença de uma cama confortável, opte por saber mais sobre glamping, o termo que designa acampamentos de luxo. Há alguns muito bonitos em Portugal, conheça alguns:

Autocaravanas

Para passar umas férias baratas no Algarve, o aluguer de autocaravanas é uma excelente opção. Este meio de transporte permite pernoitar em diferentes locais, poupando não só em dormidas e alimentação, como nas próprias deslocações para e dentro do Algarve.

Por outro lado, o Sul de Portugal é bastante favorável a quem optar por esta alternativa, uma vez que disponibiliza áreas específicas para as autocaravanas.

Conheça as nossas sugestões:

Alimentação


comida de praiaFonte da imagem: Mundo Conectado

Caseira

Não é segredo que uma das melhores formas de poupar é preparar as próprias refeições. Assim, informe-se sobre as lojas locais mais baratas, adquira mantimentos e deite mãos à obra:

  • Comer em casa: dê prioridade a refeições que rendam (por exemplo, massa) e cujas sobras sejam reaproveitáveis sob a forma de sandes ou outros pratos (ex: frango ou carne assada);
  • Praia e passeios: aproveitando as ditas sobras, prepare algo leve e saboroso, como sandes e saladas; para evitar tentações, preveja pequenas delícias, como fruta fresca aos pedaços, biscoitos, etc.

Nota: se for com amigos ou família, dividam os custos gerais e respetivas tarefas, desta forma, ficam todos a ganhar.

Restauração

Se não resiste a uma refeição num restaurante, saiba que também existem vários locais no Algarve onde pode usufruir das mesmas, sem que a conta lhe cause uma indigestão. Basta ter um pouco de paciência e informar-se nas redondezas.

Nota: tenha contenção nos aperitivos e bebidas.

Eis as nossas recomendações:

Diversão


praia da marinhaFonte da imagem: Locationscout

Praias

Estas, além da principal atração da região, são o verdadeiro sinónimo de férias baratas no Algarve. Com o seu fato de banho, uma toalha, alguns petiscos e um bom livro, tem diversão assegurada para todo o período de férias: apanhe banhos de sol, nade até lhe doerem os braços, caminhe pelos fabulosos areais e, sobretudo, relaxe. Sem gastar nada.

Passeios

A pé, de barco ou de bicicleta, pode encontrar opções muito em conta. Por mar, o ideal é escolher um percurso pré-definido e desfrutar da viagem. De bicicleta, tal como a pé, terá a liberdade de definir o seu próprio percurso, descobrindo inúmeros pontos de interesse ao longo da costa algarvia.

Siga as nossas sugestões:

Noite

A noite algarvia é verdadeiramente intensa e inebriante. No entanto, como a ideia é poupar, recomendamos que se afaste dos locais da moda e tente encontrar a diversão num barzinho ou pub mais discretos, mas igualmente animados.

Não se preocupe, as alternativas são imensas! Siga a corrente de pessoas que deslizam pelas ruas praticamente todas as noites e vá testando a sua sorte.

Eis as nossas recomendações:

O Algarve oferece ainda muitas outras atrações turísticas, diurnas e noturnas, mas a maior parte não são muito compatíveis com um orçamento simpático. Assim, ficamos por aqui, desejando apenas que passe uns dias memoráveis e regresse com a carteira ainda bem recheada!

Veja também: