Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
07 Jun, 2017 - 09:25

9 coisas para fazer no Algarve este ano

Patrícia Abreu

Há muito mais para fazer no Algarve do que mar, praia e sol. Vai encontrar aqui uma lista de 9 sugestões que tem mesmo de experimentar.

9 coisas para fazer no Algarve este ano

Se está cansado de praia e quer saber que mais pode fazer no Algarve, este artigo é para si!

Famoso pela sua inacreditável extensão de praias paradisíacas, o Sul do nosso país oferece, no entanto, um leque bem mais extenso e abrangente de outras atrações.

Com cidades modernas, relíquias históricas, riquíssima fauna e flora, interminável variedade de desportos aquáticos, parques temáticos e muitas outras atividades, difícil foi escolher apenas 9 alternativas para recomendar. Mas a lista cá está!

O que fazer no Algarve este ano

Mergulhe no Parque Ocean Revival

Localizado em Portimão, este parque oferece aos mergulhadores um destino excecional: aí, pela primeira vez na história, foram estratégica e propositadamente afundados 4 navios de guerra com uma história comum. O resultado? O maior recife artificial do mundo, com excelentes condições para assegurar aumento da biodiversidade.

O Parque é de livre acesso e qualquer pessoa pode mergulhar, desde que esteja habilitada para o fazer dentro dos termos da lei e que obedeça ao Regulamento interno.

Assim, se apreciar mergulho, pode explorar os ditos navios, seguindo os corredores e entradas criados para melhor observar os ecosistemas em desenvolvimento; se não gostar de se molhar, no Museu de Portimão pode acompanhar um videostream direto das câmaras subaquáticas que acompanham as visitas.

Deixe-se envolver pela natureza no Parque Natural da Ria Formosa

placeholder-1x1

Este parque temático constitui uma das visitas mais imperdíveis de fazer no Algarve. Com uma área de 60km, entre o Ancão (Loulé) e Manta Rota (Vila Real de Santo António), este é um dos mais belos paraísos naturais da região, quer pela sua localização, quer pela variedade dos seus ecossistemas – destaque para as espécies de aves raras e migratórias, que dele fazem o seu abrigo.

Sugerimos que visite os seguintes pontos de interesse: a estação romana de salga de peixe (séc. IV), o moinho da maré, o observatório de aves em liberdade, o aquário anexo ao Centro de Educação Ambiental e o Chalet do poeta João Lúcio, de cuja açoteia poderá desfrutar de uma vista panorâmica da Ria Formosa.

Regresse ao passado no Festival Medieval de Silves

Em meados de agosto, Silves realiza um festival medieval que dura vários dias e assegura um verdadeiro retorno a outras épocas.

Não só as ruelas, Catedral e Castelo dão um toque especial de realismo ao evento, como toda a cidade encarna a alma do mesmo: a iluminação elétrica é desligada durante esses dias, os habitantes e donos dos comércios envergam trajes medievais, cavaleiros patrulham as ruas, menestréis asseguram serenatas aos visitantes… até leprosos vagueiam pelas ruas à procura de redenção. Vale mesmo a pena conhecer!

Maravilhe-se com o Percurso dos 7 Vales Suspensos

placeholder-1x1


Para os mais aventureiros e exploradores, a melhor coisa a fazer no Algarve será o Percurso dos 7 Vales Suspensos.

Este percurso é constituído por vários trilhos que seguem pelas arribas, oferendo aos mais aventureiros, perspectivas únicas sobre o cenário marinho .

Pegue já num par de botas de montanhismo ou calçado de caminhar confortável e embarque nesta aventura pedonal que se estende por 5,7 kms (11,4 km se fizer ida e volta).

Irá caminhar desde a Praia de Vale Centianes até à Praia da Marinha, passando ainda pela praia recentemente eleita como uma das mais bonitas da Europa, pela magnificiência seu Algar, a praia de Benagil.

Ao fazer esta caminhada, conseguirá fotografar o famoso coração da Praia da Marinha, pois apenas é possível fotografá-lo desta perspetiva.

Para mais informações como mapas e outras indicações, visite o site da Autarquia de Lagoa.

Perca-se nas ruínas romanas de Milreu, em Faro

Completamente afastada do ideal algarvio de praias, turistas e golf, esta pequena aldeia histórica situa-se perto de Faro e é dona de uma atração que tem mesmo de visitar: as ruínas romanas de Milreu.

Aqui poderá ver vestígios de uma importante vila áulica romana habitada do séc. I até ao séc. X: uma habitação quinhentista, um peristilo com colunas, um pátio com jardim e tanque de água, mosaicos representando fauna marinha, um templo, etc.

Classificadas como Monumento Nacional em 1910, estas ruínas têm cerca de 12.000 visitantes por ano. Se procura algo diferente para fazer no Algarve, torne-se um deles!

Deslize a alta velocidade no Aqualand

Esta sugestão era inevitável: sozinho, com amigos ou família, se gosta de diversão e de aventura, tem mesmo de visitar o Aqualand.

Localizado perto de Albufeira e aberto de Junho a Setembro, este parque tem sido continuamente renovado e reestruturado, de forma a poder oferecer a maior e melhor variedade de escorregas aquáticos e atrações – experimente o Kamikaze ou o Banzai e garantimos que nunca mais se vai esquecer da adrenalina e emoção sentidas! Mas não se preocupe: também existem alternativas para crianças e para os menos aventureiros.

O parque disponibiliza ainda um restaurante, loja de recordações e um quiosque.

Conviva com os golfinhos no Parque Zoomarine

placeholder-1x1

Fonte: Visual Hunt

Considerado por muitos como a maior atração do Algarve, este parque é imperdível. Conjugando a vertente lúdica com um aspeto educativo, aqui vai poder usufruir de piscinas, cinema 4D, aquário, espetáculos de golfinhos, leões marinhos e aves de rapina, etc., enquanto aprende sobre os ecosistemas marítimos.

Apesar de toda a oferta obedecer a elevados padrões de qualidades, a nossa sugestão é o programa Dolphin Emotions, único na Europa: além de uma sessão educativa sobre estes fantásticos animais, vai poder conviver diretamente com os golfinhos durante 30m, numa lagoa; no final, como recordação, recebe um vídeo e uma foto. Inesquecível!

A ter em atenção: dada a popularidade deste programa, será necessário proceder a uma reserva; esteja também atento a eventuais promoções online e no local.

Delicie o paladar no Festival do Marisco de Olhão

Um dos eventos gastronómicos mais importantes do Algarve e que existe há já 32 anos, é o Festival do Marisco de Olhão. Delicie o paladar com várias iguarias com base em marisco, com santolas, camarões, búzios, amêijoas e lavagantes. Pode optar por comer cozido, grelhado ou frito.

Entre os pratos de marisco que não faltam neste evento, destacam-se as cataplanas, as paella, as açordas e os arrozes. Este Festival é sempre acompanhado de concertos, geralmente de músicos portugueses.

Neste ano o Festival de Marisco decorrerá entre 10 a 15 de agosto, no Jardim do Pescador Olhanense, em Olhão. Há já alguns artistas confirmados para este festival, sendo eles: Tony Carreira, Richie Campbell, DAMA, Diogo Piçarra e Nelson Freitas.

Para mais informações, como por exemplo sobre o preço dos bilhetes ou horários, visite o site do festival.

Faça compras no Mercado de Loulé

Os mercados são comuns em toda a região, realizando-se com alguma frequência. No entanto, um dos que mais se destaca, pelo tamanho e qualidade, é o de Loulé.

O edifício, de inspiração mourisca e pintado num contraste de branco e vermelho, alberga inúmeras bancas que apresentam uma incrível variedade de produtos naturais da melhor qualidade: vegetais, fruta, carne, peixe, doçaria, flores, etc.

A nossa recomendação é que faça esta visita a um sábado de manhã, altura em que os produtores locais montam as suas bancas em redor do edifício do mercado, aumentando a intensidade, barulho e diversão da experiência.

Agora que já conhece as melhores alternativas à praia, aproveite o belo clima da região e decida o que prefere fazer no Algarve: a ideia é que se divirta, criando memórias inesquecíveis. E se está ou vai de férias para o Algarve, vai também gostar de conhecer a nova funcionalidade do continente.pt que lhe permite receber as suas compras, de forma cómoda e rápida, na sua casa ou apartamento de férias.

Só precisa de fazer o login, como habitualmente, em continente.pt, criar uma nova morada e identificar a mesma como “Férias”. Por último, defina a morada de férias como a sua morada principal. Fácil, não é? Saber mais sobre a campanha de férias do Continente.

Veja também:

Artigos Relacionados