Férias escolares 2017-2018: datas e sugestões para as aproveitar

Conheça as datas oficiais das férias escolares 2017-2018 e inspire-se nas nossas sugestões de atividades para os mais pequenos.

Férias escolares 2017-2018: datas e sugestões para as aproveitar
Saiba quando e como repor energias durante as interrupções escolares

Uma pausa letiva sabe sempre bem para repor energias e regressar à escola com um novo alento. Interessa, por isso, saber em que datas acontecem as férias escolares 2017/2018 e encontrar sugestões para as rentabilizar.

Para o ajudar, apresentamos aqui as datas das interrupções das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como das atividades letivas para os estabelecimentos particulares do ensino especial.

Férias escolares 2017-2018: conheça as datas


O calendário escolar 2017-2018 já está definido. Foi publicado, no dia 22 de junho de 2017, o Despacho n.º 5458-A/2017 – Calendário Escolar 2017/2018, Diário da República n.º 119/2017, que determina a aprovação dos calendários para o ano letivo de 2017-2018, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Também deste despacho constam as datas das interrupções no calendário escolar para 2017-2018 correspondentes às férias de Natal, Carnaval e Páscoa, como indicadas a seguir.

Interrupções das atividades educativas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário

Interrupções Início Termo
1.ª 18 de dezembro de 2017 2 de janeiro de 2018 Férias de Natal
2.ª 12 de fevereiro de 2018 14 de fevereiro de 2018 Carnaval
3.ª 26 de março de 2018 6 de abril de 2018 Férias da Páscoa

Interrupções das atividades letivas para os estabelecimentos particulares de ensino especial

Interrupções Início Termo
1.ª 18 de dezembro de 2017 22 de dezembro de 2017
2.ª 12 de fevereiro de 2018 14 de fevereiro de 2018
3.ª 2 de abril de 2018 6 de abril de 2018

Fim do ano letivo em 2017/2018

O final do ano letivo, que marca o arranque das “férias grandes” ou “de verão”, acontecerá nas datas abaixo. Apesar da interrupção das atividades letivas, este é precisamente o momento em que milhares de alunos se preparam para os exames de final de ciclo e de secundário. E, nestes casos, terão de aguardar um pouco mais pelo merecido descanso.

  • 6 de junho de 2018 para os alunos dos 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade;
  • 15 de junho de 2018 para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade;
  • 22 de junho de 2018 para a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico (1.º ao 4.º anos).

Para mais informações sobre outras datas, como as das provas de aferição do ensino básico, das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais do ensino secundário, consulte os anexos do Despacho n.º 5458-A/2017 – Calendário Escolar 2017/2018 ou o site da DGEstE – Direção geral dos estabelecimentos escolares.

Sugestões para as férias escolares


ocupacoes nas ferias

As férias escolares são ansiosamente esperadas pelas crianças, mas podem ser um verdadeiro pesadelo para os pais. Os filhos são o melhor do mundo, mas 24 horas seguidas de energia a transbordar pode ser demais para quem só quer umas horas de descanso.

É natural que muitos pais precisem de férias das férias. Mas pense neste período como a altura para criar tradições familiares que vão ficar para sempre na memória dos vossos filhos.

Pretende começar a preparar com antecedência não só o novo ano escolar, mas também os períodos de férias das suas crianças e jovens?

Se respondeu “sim”, há inúmeras e interessantes opções para as férias escolares por todo o lado (procure na internet ou no seu local de residência), que passam pelas habituais atividades organizadas pelas juntas de freguesia, câmaras municipais, centros de estudo, museus, centros comerciais e pela criatividade e disponibilidade de tantos pais, tios, padrinhos que se esmeram para tornar estes tempos memoráveis.

Há atividades que funcionam quase sempre muito bem e que podem ser adaptadas a qualquer idade, e interrupção letiva, como as idas ao cinema com os amigos, as visitas a quintas pedagógicas, parques e aquários, os piqueniques na montanha ou praia, as aulas e workshops de surf, culinária, ciência, entre tantas outras atividades fora de casa.

Em casa, as festas ou noites temáticas (festa do pijama, outras), os jogos e karaoke são quase sempre apostas ganhas. Há realmente experiências diferentes sem gastar muito dinheiro, que podem transformar umas férias aborrecidas em algo inesquecível. Fique com as nossas sugestões.

Atividades para as férias de Natal

ferias de natal

Cinema: não há melhor altura do ano do que o Inverno para aumentar a cultura cinematográfica dos seus filhos. Com a “silly season” oficialmente encerrada, desfrute com eles de filmes com mais qualidade e com temas natalícios. Há sempre filmes de animação novos, e é também nesta altura que surgem nas salas os filmes candidatos aos Óscares. Quer melhor razão para ir ao cinema?

Prendas de Natal: se este ano está a pensar poupar nos presentes, aproveite as férias dos miúdos para os fazerem em conjunto. Bolachas, compotas, bombons, sal e açúcar aromatizado, esfoliantes, sabonetes, agendas, golas em tricot, desenhos e por aí fora.

Guardar memórias: tem 30 mil fotografias dos miúdos e da sua infância por arquivar ou por escolher para colocar em molduras? É uma excelente tarefa para fazerem em conjunto, lembrando histórias divertidas e matando saudades.

Decorações de Natal: as decorações de Natal podem ficar muito caras, se está a precisar de ocupar os mais pequenos, que tal fazerem em conjunto as decorações para a quadra? Bolas e duendes para o pinheiro, um presépio, grinaldas para as janelas, uma coroa para a porta da entrada, centros para as mesas, etc.

Desportos de Inverno: rara é a cidade que não apresenta aos seus munícipes uma pista de gelo para os mais pequenos patinarem no Inverno. É uma óptima forma de os pôr a gastar energia e de aprenderem um novo desporto!

Atividades para as férias de Carnaval

ferias carnaval

Fato de Carnaval: como as férias de Carnaval são muito curtas, sugerimos que aproveite para fazer com os miúdos a própria máscara. Dado o pouco tempo, o melhor é não complicar e procurar ideias fáceis de executar.

Visite a família: nos dias em que vivemos, muitas famílias vivem separadas, com os avós, os tios e os primos a viver no interior ou, na correria diária, não há tempo para estar com quem quem mais amamos. Aproveite as férias e tira um dia, ou mais, para fazer um programa em família alargada. Vá à terra ver os tios, tire o dia para ir passear com os avós ou chame todos a sua casa.

Tradições gastronómicas: como em muitas outras épocas festivas, no Carnaval há pratos típicos que pode dar a conhecer às suas crianças. Faça um roteiro gastronómico de Carnaval ou então vá com os miúdos para a cozinha. Inspire-se nos concursos de cozinha para crianças, tão populares nos dias de hoje. Vai ver que não se arrependerá, e ajudá-los-á a trabalhar em equipa e a usar a criatividade!

Organize um dia temático: aproveitando a época de faz de conta, organize um dia temático. Vistam-se de piratas, ladrões, personagens de filmes de animação ou animais e ao longo do dia organizem atividades de acordo com as personagens.

Não faça nada: prepare grandes taças de pipocas, vá buscar as mantas mais quentinhas, instalem-se no sofá e preparem-se para uma maratona de filmes. Os miúdos vão ficar satisfeitos da vida e os graúdos em pouco tempo adormecem e descansam.

Atividades para as férias da Páscoa

pascoa

Caça aos ovos da Páscoa: não é uma tradição portuguesa, mas é tão divertida que vale a pena importar. Esvaziar, pintar os ovos, esconder e partir à descoberta é uma verdadeira aventura para os mais pequenos. Se não tem espaço em casa para a caçada, vá para o Parque da Cidade, para um jardim público ou para a praia.

Workshop de culinária caseiro: se seguiu a sugestão anterior, agora sobram-lhe imensas claras e gemas de ovos, verdade? Ótimo! A Páscoa é uma época de muita alegria e mesas fartas, é a altura certa para levar os miúdos para a cozinha e preparar verdadeiros pecados da doçaria conventual: pão-de-ló, barrigas de freira, sericaia, papos de anjo ou trouxas de ovos.

Páscoa na rua: com os dias mais quentes, apetece mesmo sair para rua e explorar! Marque uma atividade no exterior para cada dia: uma caminhada na serra, um passeio de bicicleta,  andar de patins em linha, aprender skate, turistas na própria cidade, cultivar uma horta ou apanhar pedrinhas na praia

Lembrar a infância: a ideia é trazer um pouco da sua infância para a deles. Como é que se divertia com essa idade? Está na hora de esconder os tablets, recordar e partilhar. Jogar ao mata, ao “senhor dá licença”, saltar às cordas e ao elástico, jogar futebol na rua ou à apanhada, à macaca ou a dança das cadeiras.

Praia: sim, leu bem! Muitas vezes assistimos à chegada de uma onda de calor nas férias da Páscoa. Faça praia ou um piquenique com as crianças para aproveitarem o bom tempo!

Atividades para as férias de Verão

ferias verao

E chegou a altura mais difícil… É verão! Os dias são longos e há muito tempo a preencher. Se está de férias com os seus filhos e não planeia viajar para fora, aproveite para pôr em prática algumas destas sugestões.

Acampar: gosta de acampar? E os seus filhos já experimentaram? Que tal embarcarem numa aventura que pode resultar em boas memórias para toda a família? Além do contato com a natureza, já que pode aproveitar para descobrir as montanhas e praias fluviais mais próximas da sua residência, ainda pode dar a conhecer aos seus filhos algumas espécies de animais, apreciar as estrelas e ensinar-lhes algumas tarefas e truques de sobrevivência. Até podem, quem sabe, fazer um concurso de pesca! Se não tiver nenhum local próximo para o fazer pode sempre improvisar um acampamento no jardim ou até na sala. Também vai ser divertido!

Esculturas de areia: verão é sinónimo de calor e praia. Se já não sabe o que inventar para os entreter enquanto aproveita para descansar estendido ao sol, que tal pôr os seus filhos a fazer esculturas de areia? Invente um concurso e prémios. Podem ser para a maior escultura, a mais criativa, a mais resistente. Dê largas à imaginação! Se estiver pelo Algarve ou for fazer um passeio para essa zona, não se esqueça que fazem lá um Festival internacional de Esculturas de Areia onde se podem inspirar.

Parques temáticos: não vive perto da praia? E parques aquáticos há? Podem ser uma boa opção para passarem uns dias divertidos com brincadeiras dentro de água. Se não houver nenhuma destas opções, procure piscinas municipais que normalmente têm preços acessíveis para famílias. Também pode aproveitar esta altura do ano para visitar ou revisitar zoos e quintas pedagógicas. Os miúdos adoram sempre!

Campos de férias e workshops: durante as férias de verão várias instituições promovem campos de férias e workshops para os mais novos. Os temas são muito diversos e permitem aos mais novos ter acesso a atividades educativas, desportivas, jogos, trabalhos manuais, culinária, leitura… É uma boa opção para os ocupar durante o período em que não estão de férias em conjunto. Informe-se na sua área de residência. Há muitas câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas, museus e instituições privadas a realizar este tipo de atividades. Escolha o orçamento mais adaptado à sua carteira.

Construa uma casa na árvore: aqui está uma atividade que vai ficar gravada para sempre na memória dos seus filhos. Se tem jardim com uma árvore resistente ou vive junto de uma montanha já pensou em construir uma casa na árvore com as crianças? O espaço vai tornar-se um refúgio e um palco de todas as brincadeiras desse verão. Não descure a segurança! E se não perceber de construção procure ajuda de profissionais.

Construa uma cidade de Lego: e para aqueles dias que não apetece sair de casa ou que a chuva ameaça, o que fazer? Gosta de Lego? Que tal juntar todos os que arranja lá em casa e construir uma cidade e uma história que pode entreter os mais novos toda a tarde?

Conheça a sua cidade: não tem dinheiro para ir de férias, mas quer fazer um passeio com os seus filhos nestas férias de verão? Pode viajar sem sair do sítio. Vá conhecer a sua própria cidade e apresente-a aos seus filhos. Percam-se em passeios pelas ruas, vão visitar os espaços turísticos pelos quais passam todos os dias a caminhos da escola e em que nunca entraram, conte-lhe histórias e lendas dos sítios da sua infância. Aproveite e tire muitas fotos! Vai querer recordar tudo depois.

Bicicleta: vá com as crianças até à beira-mar e façam um passeio de um dia inteiro de bicicleta. Há muitas zonas costeiras com ciclovias que valem a pena conhecer sobre duas rodas.

Passadiços do Paiva: estes passadiços numa zona de beleza natural inigualável têm ganho tanta popularidade que actualmente só se pode lá passear com reserva prévia – e há lista de espera! Portanto, apresse-se e marque já um dia na agenda para dar a conhecer este paraíso português à sua família. Não se esqueça de levar a toalha de banho!

Outra sugestão

Por falar em experiências “inesquecíveis”, por que não começar por construir uma “caixa dos sonhos”, uma caixa real ou metafórica, que pode cingir-se a uma conversa ou lista, daquilo que as suas crianças ou jovens mais gostariam de fazer, de experimentar, de ter, de conhecer. De seguida, organize-se atempadamente e veja qual ou quais dos sonhos se podem concretizar e como vai ser feito.

Andar de avião (com tempo consegue viagens por 10€ ou 15 €), passar a fronteira, experimentar surf ou tocar bateria, fazer voluntariado, ir a um concerto especial poderão aparecer na “caixa de sonhos”.

Em família, antes ou durante as férias, podem criar um projeto para concretizar os desejos, arranjar estratégias de poupança ou mesmo optarem por fazer da concretização dos sonhos uma surpresa nas férias escolares.

Por vezes, são coisas simples e nada dispendiosas e estará a concretizar sonhos. Não soa bem?

Fica a sugestão!

Veja também: