ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Inês Silva
Inês Silva
18 Fev, 2021 - 10:54

Férias escolares 2020-2021: conheça as alterações

Inês Silva

A interrupção letiva no segundo período provocou alterações no calendário e nas férias escolares 2020-2021. Fique a saber quais são.

crianças a chegar a casa a celebrar as férias escolares

Tendo em conta a situação que o país atravessa devido à pandemia causada pela COVID-19, as aulas do segundo período sofreram uma interrupção e, por isso, o calendário e as férias escolares foram alterados.

O regresso às aulas, ainda que online, aconteceu a 8 de fevereiro e para compensar os 10 dias úteis de interrupção, não há férias de Carnaval e as férias da Páscoa vão ser só de quatro dias.

Em relação às datas de conclusão do terceiro período, estas vão ser diferentes para os vários anos de escolaridade.

A 12 de fevereiro, foi publicado o Despacho n.º 1689-A/2021 com as alterações ao calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino e o calendário das provas e exames.

Continue a ler e conheça em pormenor as alterações, bem como sugestões para rentabilizar este tempo livre das crianças e jovens.

Calendário escolar 2020-2021 e a COVID-19

Ainda que com algumas alterações de datas nas férias escolares, uma pausa letiva sabe sempre bem para repor energias.

O ano letivo 2019-2020 ficou marcado pela COVID-19 e o necessário confinamento que, devido à adoção de medidas de isolamento social, fechou escolas, trazendo o ensino à distância para milhares de alunos. O calendário escolar 2020-2021 também não escapou ao ensino online e a uma nova calendarização de datas.

O primeiro período do ano letivo arrancou entre os dias 14 e 17 de setembro e acabou a 18 de dezembro. As primeiras cinco semanas foram para recuperar aprendizagens devido ao primeiro confinamento no ano letivo anterior.

A 4 de janeiro começou o segundo período e foi interrompido a 22 de janeiro. Recomeçou a 8 de fevereiro, em regime online, e vai prolongar-se até 26 de março, dois dias mais tarde do que o previsto e sem as férias de Carnaval.

Desta forma, terceiro período está previsto arrancar a 5 de abril, após a Páscoa, terminando cinco dias mais tarde do que o previsto no calendário escolar.

calendário escolar
Veja também Calendário escolar 2020-2021: conheça as alterações

Alterações às férias escolares 2020-2021

Férias de Natal

Início a 21 de dezembro e fim a 31 de dezembro de 2020.

Férias de Carnaval

Este ano não houve férias de Carnaval para compensar a interrupção letiva inesperada.

Férias da Páscoa

De 29 de março a 1 de abril de 2021.

Final do ano letivo

O final será em datas diferentes, mediante os anos de escolaridade:

  • 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade: 18 de junho de 2021
  • 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade: 23 de junho de 2021
  • Educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico: 8 de julho de 2021

Sugestões para as férias escolares

mochila da escola pendurada em cabide

Ainda que em casa e sem certezas quanto ao possível desconfinamento, as férias escolares são ansiosamente esperadas pelas crianças, mas podem ser um verdadeiro pesadelo para os pais. Os filhos são o melhor do mundo, mas 24 horas seguidas de energia a transbordar pode ser demais para quem só quer umas horas de descanso.

É natural que muitos pais precisem de férias das férias. Mas pense neste período como a altura para criar tradições familiares que vão ficar para sempre na memória dos vossos filhos.

Em casa, as festas ou noites temáticas (festa do pijama, outras), os jogos e karaoke são quase sempre apostas ganhas. Há realmente experiências diferentes sem gastar muito dinheiro, que podem transformar umas férias aborrecidas em algo inesquecível. Fique com as nossas sugestões.

Atividades online

São vários os museus e instituições que disponibilizam visitas virtuais e atividades online. Basta pesquisar na internet, não faltam opções, até pode visitar museus fora de Portugal e, se os seus filhos forem adeptos da hora do conto, procure a página da biblioteca da sua terra.

Uma tarde de cinema

Se não é possível ir ao cinema, traga o cinema até casa e aumente a cultura cinematográfica dos seus filhos com pipocas e tudo!

Caça aos ovos da Páscoa

Não é uma tradição portuguesa, mas é tão divertida que vale a pena importar e animar as férias escolares dos seus filhos. Esvaziar, pintar os ovos, esconder e partir à descoberta é uma verdadeira aventura para os mais pequenos.

Workshop de culinária caseiro

Se seguiu a sugestão anterior, agora sobram-lhe imensas claras e gemas de ovos, verdade? Ótimo! A Páscoa é uma época de muita alegria e mesas fartas, é a altura certa para levar os miúdos para a cozinha e preparar verdadeiros pecados da doçaria conventual: pão de ló, barrigas de freira, sericaia, papos de anjo ou trouxas de ovos.

Lembrar a infância

A ideia é trazer um pouco da sua infância para a deles. Como é que se divertia com essa idade? Está na hora de esconder os tablets, recordar e partilhar. Jogar ao mata, ao “senhor dá licença”, saltar às cordas e ao elástico, jogar futebol na rua ou à apanhada, à macaca ou a dança das cadeiras.

Verão

Os dias são longos e há muito tempo a preencher, se já for possível desconfinar, não vão faltar ideias para atividades fora de portas, nomeadamente ir à praia ou fazer um piquenique num parque para aproveitar as férias escolares.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].