Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
12 Dez, 2019 - 11:08

Isto é o que precisa de saber sobre as atividades extracurriculares

Inês Pereira

As atividades extracurriculares são uma ferramenta excelente para desenvolver determinadas competências. Saiba mais sobre este tema.

atividades extracurriculares

Durante o período escolar os pais tem muitas preocupações, sendo que uma delas, em qualquer ano letivo, prende-se com as atividades extracurriculares dos mais novos.

Desportos variados, música, cursos de línguas, artes plásticas, teatro e dança, entre outras alternativas; o difícil é mesmo escolher entre tantas atividades. No entanto, é lógico que todas as possibilidades estão dependentes da escola do seu filho ou da oferta dos centros de tempos livres a que tem acesso.

Importante é perceber que este tipo de atividades são de extrema importância e não devem ser postas de parte.

É importante, contudo, que a escolha seja feita em conjunto com os seus filhos. A verdade é que as crianças estão a “abdicar” do seu tempo livre para investir nestes escapes, pelo que a motivação é uma peça chave.

Assim, antes de tomar uma decisão talvez seja boa ideia saber se há a possibilidade de o seu educando/a experimentar algumas atividades em áreas distintas, para perceber qual a ideal.

Neste sentido parece crucial que saiba tudo sobre o tema de modo a tomar uma decisão consciente e deixar os mais novos felizes.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: O QUE SÃO E QUAIS AS VANTAGENS

aula de música crianças

Embora o tempo livre pareça cada vez mais escasso, a verdade é que devemos ocupá-lo com atividades que nos dêem prazer, que nos relaxem e que contribuam para o nosso desenvolvimento.

Ora, as crianças não são exceção para esta regra e, como tal, é importante que tenham entretimento fora das obrigações escolares. Talvez por isso mesmo, as atividades extracurriculares ganham cada vez mais peso na vida dos jovens.

Antes de mais importa definir este conceito para que o possa compreender melhor. Estas atividades traduzem-se num conjunto de experiências de que as crianças usufruem informalmente e sem carácter obrigatório. Isto significa que constituem um currículo paralelo àquele que é definido obrigatoriamente pela escola e que são frequentadas de forma totalmente livre.

As atividades extracurriculares têm grandes benefícios tanto a nível físico como psicológico, cultural e social. De forma geral, contribuem para uma melhor saúde mental e física, para o domínio de novas competências e para o contacto com novas pessoas.

Porém, muitos especialistas defendem que estas atividades não devem ser impostas como uma obrigação para as crianças. Tal como qualquer pessoa, também os mais novos necessitam de ter os seus momentos de tempo livre para estar em família, para brincar, para ver televisão ou simplesmente para descansar.

Posto isto, está na altura de conhecer as vantagens destes momentos para compreender melhor a sua importância no desenvolvimento dos seus filhos.

Incutem sentido de responsabilidade e organização

Embora sejam um momento de lazer, a atividades extracurriculares apresentam-se também como uma responsabilidade. Neste sentido, incentivam a cumprir os horários definidos e a honrar os compromissos, especialmente quando em causa estão dinâmicas de grupo. A criança aprende desta forma a organizar o seu dia.

Estimulam o rendimento escolar

Regra geral, os programas extracurriculares são criados para ajudar as crianças a desenvolver capacidades que os ajudam nos estudos. É, por exemplo, o caso da organização, das capacidades de liderança, da motivação e da responsabilidade.

Por outro lado, o entusiasmo de verem determinada atividade como uma espécie de recompensa faz com que se dediquem mais aos estudos e se esforcem mais na escola. Não admira, portanto, que seja tão importante que gostem das atividades escolhidas.

Estimulam a socialização

Muitas destas dinâmicas depois da escola realizam-se em grupo, como é o caso do teatro ou das atividades desportivas. Assim, não deverá surpreender que as capacidades de socialização dos mais novos se desenvolvam e que surjam novas amizades fora do contexto escolar ou familiar.

crianças a jogar futebol

Reforçam a autoestima e o sentimento de realização pessoal

As práticas extracurriculares podem ter grandes benefícios no que se refere à saúde mental. Não só ajudam a melhorar a capacidade de concentração como reforçam o sentimento de realização pessoal e funcionam como um alívio para o stress e a frustração.

Por outro lado, ajudam a relaxar e a controlar os níveis de energia, o que resulta no afastamento de comportamentos depressivos e derivados da ansiedade.

COMO ESCOLHER AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Agora que já sabe o que são as atividades extracurriculares e quais os benefícios que podem trazer ao dia a dia dos seus filhos, é necessário perceber como fazer a escolha certa. Afinal, cada vez existe maior oferta, pelo que a decisão nem sempre é fácil.

Por esse motivo, é importante que pondere bem e que faça o trabalho de casa para averiguar se as hipóteses em causa cumprem alguns critérios:

  • A criança participou ativamente na escolha e concorda a 100% a opção eleita;
  • Não é uma obrigação ou imposição;
  • A atividade representa uma fonte de prazer e diversão;
  • Trata-se de uma opção que estimula diferentes aspetos do desenvolvimento;
  • É um complemento à escola e às responsabilidades do dia a dia.
Veja também