Kit de ferramentas auto: o material que deve ter

Quer saber quais as ferramentas auto que deve ter em casa ou mesmo no carro? Leia o nosso artigo.

Kit de ferramentas auto: o material que deve ter
Conheça o material que deve ter consigo

Como se costuma dizer, “Homem prevenido vale por dois”. No que diz respeito à “saúde” do seu automóvel, este é um provérbio que faz ainda mais sentido. São muitos os automobilistas que têm consigo um kit de ferramentas auto sempre pronto a ser utilizado nas mais diversas situações.

Nunca se sabe quando o azar pode bater à porta e, por isso, esteja sempre prevenido para responder eficazmente perante qualquer emergência.

Deixamos-lhe uma lista com as ferramentas auto que deverá ter sempre por perto: seja em casa ou no carro, estes materiais podem ajudá-lo a poupar uns euros e a prolongar a vida do seu automóvel.

Kit de ferramentas auto: o que tem mesmo de ter consigo

ferramentas para carros

1. Chaves especializadas

Nesta categoria, podemos incluir 4 tipo de chaves:

  • Chaves de fenda Torx: utilizadas para as roscas com o mesmo nome que podem ser utilizadas para o painel de instrumentos do motor de arranque;
  • Chaves Allen: utilizadas para os parafusos com o mesmo nome;
  • Chave de Catraca: pode ser precisa para aceder aos parafusos que fazem parte da fixação da bateria;
  • Chave Inglesa: são muito versáteis e podem ajudar em diversas situações com porcas e parafusos.

Existem mais tipos de chave de fenda que podem ser usadas no seu automóvel e, por isso, é aconselhável adquirir um conjunto completo e um cabo universal para estar sempre prevenido.

2. Alicates

Mais uma peça essencial do kit de ferramentas auto. Existem diversos modelos (universais, de boca, de corte e extensíveis) e ajudam-nos a agarrar e fixar peças que, de outra forma (com os dedos), não seria possível.

3. Fita adesiva

A fita adesiva pode ajudá-lo a impermeabilizar alguma peça de forma provisória e a assegurar alguns danos de emergência até chegar ao mecânico. Assim sendo, um par de tesouras também deverá fazer parte do seu kit de ferramentas auto.

4. Lanterna

Nunca sabe quando vai precisar de utilizar o seu kit de ferramentas auto. Assim sendo, não se esqueça de incluir uma lanterna para estar preparado para intervenções mecânicas noturnas.

5. Cabos de bateria

São a ponte elétrica entre a salvação e a desgraça: literalmente. Os cabos de bateria podem ajudá-lo a voltar à estrada numa questão de minutos.

6. Luvas

Não de se deixe enganar: as luvas são essenciais para evitar possíveis queimaduras e escoriações. Não se esqueça que está a lidar com diversas peças mecânicas que podem provocar lesões ou deixar algumas marcas desagradáveis na pele.

Agora que já sabe quais são as peças que devem fazer parte do seu kit de ferramentas auto, esteja sempre prevenido e “não seja apanhado na curva”.

Veja também: