Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
07 Abr, 2020 - 18:31

Bateria descarregada? Saiba como ligar os cabos da bateria

David Afonso

O carro esteve parado muito tempo e a bateria ficou descarregada? Saiba como fazer um encosto de bateria e ligá-lo sem ter de recorrer a um mecânico.

bateria

É cada vez menos comum, uma vez que os carros mais modernos são cada vez mais dependentes da parte eletrónica e qualquer toque sem um conhecimento mais aprofundado pode prejudicar o resto do sistema, mas de quando em vez vemos carros parados frente a frente, com cabos da bateria a ligarem-se um ao outro numa solução conhecida como “encosto de bateria”.

Apesar de muitas marcas automóveis desaconselharem ligar o motor com recurso a cabos de bateria, por vezes, esta é mesmo a única solução quando um carro fica sem energia e não consegue pegar de empurrão.

Se alguma vez tiver de recorrer aos cabos da bateria para fazer um encosto e ajudar outro condutor, deve fazê-lo sempre em segurança e seguindo alguns procedimentos. Explicamos o passo a passo para conseguir trazer um carro de volta à sua normal circulação.

Cabos de bateria: o passo a passo para recuperar a energia do seu carro

bateria

Os cabos da bateria são um conjunto de cabos, revestidos a plástico, com quatro pontas, duas de cada lado das extremidades. Servem para ligar a bateria de um carro a um carregador, que poderá ser outro veículo ou um booster (uma espécie de armazenador de energia portátil).

Primeiro de tudo, para fazer um encosto de bateria e para realizar todo este processo com as devidas precauções, faça uma análise preliminar ao seu carro e confira se tem todo o material necessário (cabos da bateria).

Depois de pôr o seu carro em segurança (se tiver na estrada, encoste na berma. Proceda à colocação do triângulo de segurança e coloque o seu colete refletor, consulte o manual de instruções do veículo para saber quais são os procedimentos de segurança de todo este processo.

A prática do encosto de bateria comporta alguns riscos, principalmente no caso de não se ligarem os cabos de forma correta, o que pode gerar faíscas e danificar assim outros componentes eletrónicos mais sensíveis.

Contudo, e com as devidas precauções referidas poderá proceder ao encosto de bateria. Para isso, siga os seguintes passos, divididos em três fases:

1. Carregar os cabos de ligação

  1. Comece por estacionar o seu carro ao lado do que o vai ajudar, sem que exista o risco de se tocarem.
  2. Motores de ambos os carros desligados.
  3. Com os capôs abertos, localize as baterias. Se as baterias estiverem cobertas por plástico, remova-os para que os pinos da bateria fiquem expostos.
  4. Depois de já ter ido buscar os seus cabos de ligação (por norma, encontram-se na bagageira), ligue o cabo vermelho ao terminal positivo da bateria descarregada e depois ao terminal positivo da bateria operacional.
  5. Em seguida, conecte o cabo preto ou negativo ao terminal negativo da bateria operacional. A outra extremidade ligue a uma superfície metálica não pintada do motor ou à estrutura do carro com a bateria descarregada. Desta forma, evita que ocorra uma faísca perto da bateria, o que pode causar uma explosão.

2. Arrancar o motor

  1. Ligue o motor do carro operacional e deixe em marcha lenta por alguns minutos. Ao fazer isto, vai permitir dar tempo para a bateria descarregada carregar.
  2. Chegou a hora da verdade, arranque com o motor do carro com a bateria descarregada e aguarde pelo barulho do motor.
  3. Se estiver tudo bem, o motor de arranque está operacional e pode começar a tratar de retirar os cabos e voltar à estrada.
  4. Agora vamos proceder de forma inversa, retirando primeiro o cabo preto e depois o vermelho.

3. Voltar à estrada

  1. Ao retirar os cabos de ligação, proceda de forma inversa. Retire primeiro o cabo preto e depois o vermelho.
  2. Por fim, deixe o motor continuar a trabalhar para a bateria “voltar à vida”.

Com efeito, como pode constatar todo o processo é bastante simples. Apesar da técnica do encosto de bateria ser cada vez menos utilizada, os cabos da bateria continuam a ser uma solução de recurso muito útil.

Não obstante, sempre que o carro necessita de cabos da bateria para “voltar à vida”, isto geralmente significa que a bateria está danificada e que deverá equacionar trocar este componente.

Quanto custam os cabos da bateria e onde comprar?

Os cabos de bateria podem ser comprados em vários hipermercados, bem como lojas destinadas ao consumo de artigos para motores. Em último caso, até há lojas dos chineses que os vendem.

No entanto, embora possa comprar alguns por 15 euros, a verdade é que a maior parte desses sobreaquecem rapidamente e poderão incendiar. Por isso, aconselha-se que, para sua segurança, abra um pouco os cordões à bolsa e compres uns com 16 mm de largura e 2m de extensão.

Assim, 30 euros já passa a ser um preço razoável, mas se quiser gastar 50 ou mais não será dinheiro mal investido. Recorde que os carros a gasóleo necessitam de maior energia do que os a gasolina para começarem a funcionar.

Veja também