Gasolina simples ou aditivada: qual a melhor para o seu carro?

Para o seu carro, será melhor gasolina simples ou aditivada? E para a sua carteira? Na verdade a resposta depende de si, saiba porquê.

Gasolina simples ou aditivada: qual a melhor para o seu carro?
Com ou sem aditivos, eis a questão

O ideal seria chegar à bomba de gasolina e ter apenas uma opção universal, mas até esse dia chegar temos de tomar decisões acerca daquilo que metemos no nosso carro, e uma delas baseia-se na escolha entre gasolina simples ou aditivada, sendo que uma delas é claramente melhor para a carteira, mas a outra pode ser melhor para o nosso carro.
 

Qual a diferença?

Para saber escolher entre gasolina simples ou aditivada, vale a pena salientar a diferença entre as duas. Enquanto a gasolina aditivada é melhorada com alguns aditivos, que salientam algumas das propriedades do combustível, que evitam problemas a longo prazo, e que melhoram a performance do motor do carro, a gasolina simples não leva estes aditivos.

No entanto, esta diferença pode ser considerada pouco importante, pois a gasolina simples cumpre normas estabelecidas que a impedem de danificar ou sabotar o motor do carro, e que garantem alguma qualidade- a não ser que compre gasolina em bidões numa esquina manhosa. 

Um estudo da DECO provou que, na amostra utilizada, entre gasolina simples ou aditivada o resultado era quase igual, demonstrando que as diferenças eram pequenas entre ambas.

 

A diferença no preço

Devido à presença de aditivos na gasolina aditivada, esta é mais cara do que a gasolina simples, diferença que pode fazer moça na carteira de muitos automobilistas. O preço costuma ser um fator decisivo na escolha do tipo de gasolina que vai para o depósito, apesar de muitas vezes o preço variar também de acordo com a estratégia de negócio das gasolineiras.

No entanto, diz-se que a gasolina simples pode vir a reduzir a vida útil do seu carro, ao não ser tão boa para o motor como a aditivada, o que pode implicar custos a longo prazo.

 

Qual a melhor para si e para o seu carro?

Enquanto por um lado existem entidades a afirmar que gasolina aditivada melhora o desempenho e rendimento do motor ao tratar melhor do seu carro, por outro existem entidades, como a DECO, que dizem que não há forma de comprovar tais afirmações. A verdade, é que é preciso aprofundar estudos na área.

A gasolina que há à venda cumpre sempre normas de mercado que garantem uma certa qualidade, e como tal apenas o condutor sabe se deve escolher entre gasolina simples ou aditivada. Seja pelo preço, por acreditar que aditivos são realmente úteis, ou por gostar da palavra “simples”, as opiniões diferem muito.

Quer acredite que gasolina simples pode ou não trazer problemas a longo prazo, a resposta continua a depender de si, visto a diferença no preço poder, ou não, compensar tais problemas.
Aproveite a promoção de Seguro Auto Online >>
Veja também: