Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
16 Jan, 2019 - 18:12

Gasóleo ou gasolina: qual a melhor opção?

David Afonso

Esta é a eterna questão na hora de comprar carro. Se ainda a tem, fique a conhecer as vantagens e desvantagens destes dois tipos de combustíveis.

motor volkswagen

Comprar um carro a gasóleo ou gasolina? Esta é uma questão que os compradores devem colocar mesmo antes de decidir o modelo ou marca da viatura que vão comprar.

Os fabricantes automóveis cobram mais por carros a gasóleo do que a gasolina, já se sabe. Mas além do preço, há muitos outros fatores a ter em conta.

A escolha final dependerá sempre das preferências, circunstâncias e, claro, do orçamento disponível para a aquisição do veículo. Mas, essencialmente, há três fatores determinantes nesta escolha: custo do combustível, consumos médios e a quilometragem feita anualmente.

Analisemos então as diferenças, as vantagens e desvantagens de ambos os combustíveis.

Gasóleo ou gasolina: o que deve saber antes de comprar um carro

abastecer automóvel

Os carros a gasóleo são mais caros, mas são mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível, o que pode compensar a longo prazo.

Tem de fazer as contas e perceber qual é a melhor opção para si. De acordo com alguns especialistas, a não ser que faça mais do que 30 mil quilómetros anuais, deve comprar um carro a gasolina, pois caso contrário, precisará de quase 10 anos para recuperar o excedente que pagou pela diferença nas motorizações (em automóveis novos).

As Diferenças entre os dois motores

melhores motores

Motores a gasolina vs Motores a gasóleo

O motor a gasolina é um tipo de motor de combustão interna. A ignição do combustível acontece por uma faísca gerada por vela de ignição.

A principal característica do motor a gasóleo é a ignição do combustível. Isto é conseguido pela alta temperatura produzida pela compressão do ar dentro do cilindro.

Em termos gerais, as diferenças são estas, mas a nível mecânico, as diferenças e as formas de funcionamento são muito mais distintas.

Potência

A performance dos motores a gasolina e gasóleo é medida em termos de potência e força de binário respetivamente.

Os “cavalos” são uma medida de potência dos motores a gasolina, enquanto o binário é uma medida da força de torção no sistema de transmissão dos motores a gasóleo.

Tal como referimos em cima, a longo prazo e para longas distâncias, a nível de performance os motores a gasóleo apresentam melhores resultados. Contudo, a nível de potência e velocidade nada como sentir o motor a gasolina em estrada.

Por outras palavras, o binário é gradual e os cavalos são instantâneos.

Durabilidade

Outro fator a ter em conta na escolha, gasóleo ou gasolina, é a expectativa de vida do motor.

Enquanto os motores a gasolina podem começar a mostrar algum desgaste quando atingem a marca dos 150.000/200.000 quilómetros, os motores a gasóleo, por outro lado, são mais fiáveis devido à forma como são fabricados.

Há registo de vários automóveis diesel de marcas como Mercedes ou Toyota que ultrapassaram em larga escala a barreira do milhão de quilómetros.

Poluição

Tradicionalmente os carros a gasóleo são mais poluentes. A gasolina sendo um composto de carbono mais uniforme que o gasóleo, tem menos teor de enxofre, logo menos prejudicial para a atmosfera.

Contudo, e com o avançar da tecnologia, cada vez mais os motores a gasóleo estão a ser fabricados de forma semelhante aos de gasolina.

Barulho

A poluição sonora frequentemente associada aos velhinhos carros a gasóleo desapareceu, juntamente com a nuvem de fumo que causavam. Mas, não deixam de ser um motor mais “barulhento” para o ambiente.

Por norma, carros a gasóleo provocam sons e ruídos, isoladamente ou em conjunto, e que atingem um nível de sonoridade bastante elevado.

Eficiência

Em estrada e longas distâncias, carros a gasóleo são mais eficientes que os carros movidos a gasolina. Se acrescentarmos que o gasóleo tem uma vantagem de preço ao considerar a economia de combustível, estamos perante uma vantagem que faz pensar qualquer condutor na altura de escolher entre gasóleo ou gasolina.

No que toca à condução urbana, a diferença entre o gasóleo e gasolina diminui.

O custo do gasóleo, em Portugal e na grande maioria dos países europeus, é mais baixo que o da gasolina, e prevê-se que assim permaneça durante a vida útil do veículo.

Preços de aquisição e de revenda

Os carros a gasóleo são sempre mais caros do que um modelo de motorização equivalente a gasolina. Falamos de diferenças na ordem dos 3 a 4 mil euros, em média.

Tenha ainda em atenção que se a sua intenção passa por comprar o veículo para mais tarde o vender em segunda-mão, saiba que os carros a gasóleo tendem a desvalorizar mais rapidamente.

Gasóleo ou gasolina: os prós e os contras dos dois combustíveis

É oficial: impostos sobre combustíveis vão aumentar

Vantagens dos carros a gasóleo

  • Financeiramente vantajoso: os motores a gasóleo são mais eficientes e gastam entre 15 a 20% menos combustível. Os carros tendem a ter um valor de venda em segunda mão maior;
  • Condução e desempenho: os carros a gasóleo têm condução mais suave, não tendo um arranque tão forte como os veículos a gasolina e são mais fáceis de controlar
  • O gasóleo é mais barato do que a gasolina.

Desvantagens dos carros a gasóleo

  • Os carros a gasóleo são mais caros do que as viaturas a gasolina;
  • O gasóleo polui mais do que a gasolina nos primeiros quilómetros e enquanto está a regenerar o filtro de partículas.

Vantagens dos carros a gasolina

  • Os motores a gasolina são mais refinados e menos barulhentos;
  • Preço de aquisição significativamente mais barato;
  • Não têm restrições de circulação em nenhuma cidade europeia.

Desvantagens dos carros a gasolina

  • São motores menos eficientes no que diz respeito aos consumos;
  • Preço por litro mais caro em grande parte dos países europeus.

Veredito final: escolher carro a gasóleo ou gasolina?

A decisão vai depender de cada condutor: das preferências de condução, dos quilómetros que faz por ano e do seu orçamento para a compra e manutenção da viatura.

É certo que os carros a gasóleo são mais económicos no consumo de combustível e o próprio gasóleo também é mais barato do que a gasolina.

Mas, para além do gasóleo e gasolina, ainda há muitas mais alternativas: os fabricantes automóveis estão a apostar cada vez mais nos elétricos e nos híbridos (gasolina/eletricidade), ou até carros a gás.

Simulador

Se mesmo assim mantém as suas dúvidas, poderá comparar custos no site do ACP – Automóvel Clube de Portugal.

Veja também