PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Gripe: tratamento mais eficaz

A gripe é uma doença respiratória aguda muito preocupante na altura do inverno. Conheça o tratamento de gripe mais eficaz.

Gripe: tratamento mais eficaz
Tudo o que precisa de fazer para eliminar a gripe mais rapidamente

A gripe é uma doença respiratória que se transmite de pessoa para pessoa. Esta doença é provocada por um agente infecioso, o vírus da gripe, também designado de influenza. 

São conhecidos três tipos de vírus da gripe – A, B e C. Entre si, apresentam diferenças significativas na organização genética, na estrutura, nas espécies que afetam, na sua caracterização epidemiológica e nas características clinicas da infeção e da doença que produzem.

A gripe sazonal ou comum tem distribuição mundial e aparece em formas de surtos ou epidemias, com um ritmo anual ou a cada dois ou três anos. Por isso é que a vacina da gripe é desenvolvida com os vírus mais comuns nos surtos do ano anterior.



Gripe: tratamento mais eficaz

Do mesmo modo que o diagnóstico de gripe é muitas vezes feito pela própria pessoa ou, no caso das crianças, pelos pais, também o tratamento da gripe é instituído em casa, com recurso a medicamentos para controlo dos sintomas.
Normalmente, em Portugal, assim como acontece nos outros países, só cerca de metade dos doentes recorrem a pelo menos uma consulta no médico assistente por causa da gripe.

Nos casos em que não é complicada e que o doente é saudável basta fazer o tratamento da gripe em casa. Seguindo estas medidas e dicas da Direção Geral de Saúde:
 
  • Coma alimentos que gosta e que lhe apetece enquanto está doente, uma vez que a gripe pode tirar o apetite;
  • Evite mudanças de temperatura e correntes de ar;
  • Não vista muita quantidade de peças de roupa por causa da febre;
  • É importante medir a sua temperatura com termómetro ao longo do dia;
  • Não deve tomar nenhuma vacina durante o tempo em que está com gripe, pois o seu sistema imunitário está debilitado;
  • Fique em casa em repouso evitando o contacto com outras pessoas para não haver contágio;
  • Beba muitos líquidos como água e sumos de frutas;
  • Se estiver grávida e a amamentar consulte um profissional de saúde antes de se automedicar.

Para o alívio dos sintomas pode utilizar antipiréticos e analgésicos com a finalidade de baixar a febre e aliviar as dores. Pode utilizar o paracetamol e também anti-inflamatórios não esteroides como, por exemplo, o ibuprofeno. 

Existem medicamentos antivíricos que são utlizados só em situação pontuais. Estes medicamentos podem ser utilizados tanto no tratamento como na prevenção da gripe.
Em algumas situações, pode ser necessária a toma de um antibiótico se, ao mesmo tempo que a gripe existir também uma infeção bacteriana. Mas estes só devem ser tomados por indicação médica.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.