6 ideias para decorar apartamentos pequenos

Nem sempre é fácil olhar para um apartamento pequeno e descobrir como decorá-lo. Siga as nossas ideias.
 

6 ideias para decorar apartamentos pequenos
Aprenda a optimizar o espaço

Os apartamentos pequenos, especialmente nas grandes cidades, estão cada vez mais pequenos e é obrigatório descobrir formas de optimizar o espaço de modo a garantir o bem-estar de quem lá vive e a funcionalidade do próprio espaço.


Apartamentos pequenos - grandes ideias

Independentemente da tipologia do espaço (loft, estúdio, T0 ou T1) há algumas dicas que devemos ter em conta para que os apartamentos pequenos se tornem ambientes práticos e confortáveis, além de apresentarem uma decoração atraente e moderna.



Use e abuse do branco

paredes brancas

O branco ajuda a abrir os espaços pequenos, especialmente se conjugado com a luz natural. As cores claras ajudam a maximizar a perceção do espaço, dando a sensação de maiores amplitudes a apartamentos pequenos. O branco pode e deve ser usado, nestes espaços mais pequenos, tanto nas paredes como nos sofás, ou mesmo em algumas peças de mobiliário.



Móveis especializados em poupar espaço

Um dos truques para optimizar o espaço de apartamentos pequenos prende-se com a escolha do mobiliário adequado. Há estantes que podem substituir paredes ao mesmo tempo que podem armazenar todo o tipo de material. Em determinadas lojas de mobiliário, há peças que são extremamente úteis para se conseguir guardar muitas coisas sem ocupar muito espaço.



Quartos escondidos

Fazer o quarto numa marquise, num nível superior dentro de uma divisão, ou optar por camas que se podem esconder na parede (através de mobiliário especializado) libertam o espaço para uma funcionalidade incrementada. Pode também escolher uma peça de design que capte as atenções e as desvie de outros locais onde haja constrangimentos espaciais.



Espaços abertos

open space

Quando o espaço disponível é manifestamente pequeno, o ideal é eliminar as barreiras arquitetónicas, como algumas paredes. Os espaços amplos e abertos oferecem uma sensação de espacialidade à casa, impossível quando todas as divisões são separadas por paredes e portas. A passagem de uma divisão para a outra, nestes espaços abertos, pode ser dada através da alteração do tipo de soalho. Além disso, se estes espaços tiverem grandes janelas, elas contribuirão para esta sensação aumentada do espaço.



Sótão bem aproveitado

É possível projetar um apartamento inteiro num só sótão. Para isso, todos os recantos têm que ser aproveitados, optando sempre por dar preferência à funcionalidade dos espaços. Nestes casos radicais de falta de espaço, a solução passa obrigatoriamente pelos móveis feitos à medida, para que nenhum espaço fique subaproveitado. Nos sótãos, para aumentar a luz natural, deve escolher clarabóias amplas.



Estilo minimalista

O estilo minimalista é particularmente atraente, mas traz inúmeras vantagens quando nos referimos a apartamentos pequenos. Reduzir o número de mobiliário e mesmo de peças decorativas ao mínimo faz com que os espaços pareçam mais amplos. Utilizar alguns elementos em vidro, como por exemplo prateleiras ou as partes laterais de escadas, pode contribuir para uma maior leveza do espaço e sensação de maior amplitude. Aqui se aplica a frase "menos é mais".

Se mora num apartamento pequeno, deixe-se influenciar por estas sugestões que contribuem para que se sinta mais confortável e feliz em sua casa, garantindo sempre a funcionalidade dos espaços.
Decore a sua casa como sempre idealizou, sem complicações financeiras >>
Veja também: