10 Ingredientes para fazer em casa e poupar

Dez ingredientes para fazer em casa e poupar a saúde, tempo e dinheiro. As receitas são rápidas e simples, por isso, já não tem desculpas.

10 Ingredientes para fazer em casa e poupar
Cuide mais da sua saúde e da sua carteira.


Todos temos ingredientes em casa que usamos diariamente nas refeições que confecionamos, porém, são coisas que adquirimos já preparadas no supermercado. No entanto, há ingredientes para fazer em casa e poupar não só a sua carteira como, principalmente, a sua saúde. 

Faz ideia dos processos e ingredientes estranhos porque passam produtos como a maionese, massa de pizza, pesto, ou ketchup, por exemplo? É verdade que muitos cumprem apertados controlos de qualidade, porém, outros nem por isso e as frequentes notícias relacionadas com fiscalizações da ASAE estão aí para o provar.

Há ingredientes que pode fazer em casa e, assim, sabe exatamente o que cada um contém. Mas não se preocupe, não precisa de uma máquina de cozinha muito sofisticada para preparar cada um deles. O robot mais simples e barato serve perfeitamente. 
 

10 Ingredientes para fazer em casa mais saudáveis e económicos


Fomos espreitar as receitas da blogger Joana Roque, do blogue As Minhas Receitas, e deixamos alguma sugestões de ingredientes para fazer em casa e poupar muito dinheiro. Ao fazer os ingredientes em casa, também consegue fazer apenas a quantidade que precisa para cada refeição e, assim, não só poupa a sua carteira como evite o desperdício. 

 

Maionese

150 ml de óleo de girassol
1 ovo
Sumo de 1/2 limão
1 Colher de chá de mostarda
Sal e pimenta q.b.

Coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda, 1/3 do óleo, o sal e a pimenta no copo da varinha mágica. Com a varinha no copo faça movimentos para cima e para baixo. Depois, acrescente o restante óleo, em fio, enquanto mantém os movimentos.

 

Maionese de alho e azeite

1 ovo 
1 c. de sopa de sumo de limão
1 dente de alho grande
1 c.de chá de mostarda
60 ml de azeite virgem extra 
60 ml de óleo de girassol
Sal e pimenta q.b.

No copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o dente de alho esmagado, o sumo de limão, a mostarda, metade do óleo de girassol, sal e pimenta a gosto. Com a varinha no copo, faça movimentos para cima e para baixo, até obter uma mistura homogénea. Agora, sem deixar de bater junto o restante óleo e o azeite em fio. Aguenta dois ou três dias no frigorífico até ser consumida.

maionese de alho e azeite


Molho béchamel

4 c. de sopa de manteiga
2 c. de sopa de farinha
500 ml de leite quente
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.

Derreta a manteiga num tacho, depois junte a farinha e mistura bem até obter uma bola. Deixe cozer um pouco e vá adicionando, aos poucos, o leite quente, enquanto mexe com uma vara de arames até o molho engrossar mas ficar com uma consistência lisa, aveludada e sem grumos. Se necessário, passe com a varinha mágica. Tempere e está pronto.

 

Molho ketchup

1 kg de tomates maduros sem pele e sementes,  cortado em pequenos pedaços
125 ml de água
2 cebolas pequenas 
2 dentes de alho
2 c. de sopa de vinagre de vinho branco
2 c. de sopa de azeite
2 folhas de louro
Raminho de tomilho fresco q.b.
1 c. de sopa de açúcar
1 pitada de cravinho
1 pitada de cominhos
1 pitada de noz moscada
Sal q.b.


Num tacho com, coloque a alourar as cebolas e os dentes de alho já picados, durante cerca de 10 minutos em lume brando. Junte o tomate, as ervas aromáticas, as especiarias, o açúcar, a água, o vinagre e o sal. Cozinhe durante 30 minutos em lume brando. Retire as ervas, triture e leve ao lume para engrossar mais um pouco.

 

Molho barbecue

600 ml de coca-cola normal
340 g de ketchup
4 dentes de alho
60 ml de vinagre de sidra
2 c. de sopa de molho de soja
1 raminho de tomilho fresco
2 c. de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta q.b.
Picante a gosto

Coloque todos os ingredientes, exceto o sumo de limão, numa panela e leve a lume médio. Quando levantar fervura, baixe o lume e deixe cozinhar até reduzir, cerca de 30 a 45 minutos. Retire do fogão e junte o sumo de limão.

 

Pesto de rúcula

1 molho de rúcula
1 molho de salsa
1 dente de alho
80 g de avelãs
100 ml de azeite
60 g de queijo parmesão
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.


Torre as avelãs numa frigideira anti-aderentes e sem gordura até que fiquem loiras, retire e deixe arrefecer. Quando frias, coloque-as no copo da varinha mágica, junte as rúcula e a salsa partidas, o queijo cortado em pedaços pequenos ou ralado, o azeite o alho. Triture tudo até obter uma pasta fina e tempere com sal, pimenta e limão. Pode substituir a rúcula por manjericão ou espinafres, por exemplo.

pesto de rúcula


Molho Sweet Chili

250 g de açúcar
250 ml de vinagre de arroz
5 dentes de alho
4 malaguetas chilli vermelhas 
25 g de gengibre fresco


Comece por ralar o alho e o gengibre. Reserve. Abra as malaguetas, retire as sementas e corte as malaguetas finamente. Num tacho, leve o vinagre e o açúcar a levantar fervura, depois deixe cozinhar em lume branco por 10 minutos. Junte o alho, o gengibre, as malaguetas e cozinhe por 5 minutos.

 

Massa de pimentão

Pimentos vermelhos
Azeite
Sal

Lave e retire as sementes aos pimentos e corte-os em pedaços pequenos. Coloque ao lume uma panela com água, quando começar a ferver, coloque os pimentos e cozinhe até ficarem macios. Retire, deixe escorrer num passador, durante 30 minutos, pressionando com um algo pesado para libertarem toda a água.

Depois, com a ajuda de um passe-vite, reduza-os a puré. Coloque essa polpa a escorrer dentro de uma pano, durante 12 horas. Após este período, à massa que ficou no pano, junte uma parte de sal por cada quatro partes de massa e misture bem. Guarde em frascos, coberta com azeite.

 

Massa de pizza

500 g de farinha
40 g de fermento de padeiro
4 dl de água morna
4 c. sopa de azeite
Sal q.b.

Desfaça o fermento na água morna, junte um pouco de farinha e deixe levedar durante10 minutos. Peneira a restante farinha, junte sal, azeite, o fermento e bata até obter uma massa fofa que descole da taça (pode colocar num robot de cozinha). Se for preciso, junte mais farinha até conseguir a consistência que pretende. Faça uma bola, tape com um pano e deixe levedar durante uma a duas horas.

massa de pizza


Molho de Tomate

1 lata de tomate pelado 
1 cebola média
2 dentes de alho
Polpa de tomate
Azeite
Oregãos 
Sal

Leve a cebola e os alhos picados a refogar em azeite, quando a cebola começar a ficar transparente, junte o tomate e cozinhe até levantar fervura. Tempere com orégão, sal, um pouco de polpa de tomate e cozinhe mais 20 minutos. Está pronto a servir!

 

Tenha mais dinheiro no final do mês com as Dicas de Poupança da nossa Newsletter


Veja também: