iPhone 8: tudo o que precisa de saber

O iPhone 8 é muito semelhante aos seus antecessores, variando essencialmente em dois aspetos: revestimento em vidro e carregamento da bateria via wireless.

iPhone 8: tudo o que precisa de saber
O iPhone 8 segue a linha dos iPhones anteriores

Tim Cook, CEO da Apple, apresentou no dia 12 de setembro a nova geração de smartphones da marca americana, num dos seus eventos especiais anuais, que decorreu no auditório Steve Jobs, na nova sede da Apple, a SpaceShip, na Califórnia. O iPhone 8, iPhone 8 Plus e ainda o iPhone X (a assinalar os 10 anos após o lançamento do primeiro iPhone) são os novos smartphones.

O iPhone 8, que opera com o sistema operativo iOS11, segue a linha dos seus antecessores, mas com duas novidades: em vez de alumínio, o telemóvel é revestido a vidro (o vidro mais resistente de sempre usado num smartphone), e a bateria já dispensa os fios para ser carregada (o dispositivo é carregado via wireless, por isso é que o design é em vidro).

Novidades do iPhone 8

A capacidade de carregar o telemóvel sem usar cabos (o carregamento é feito através de carrega­dores wireless, bastando pousar o telefone num suporte, uma funcionalidade já presente em vários dispositivos Android), e o design em vidro super resistente (a Apple já tinha usado vidro nos dispositivos iPhone 4 e 4S, mas era bem mais frágil) são as alterações que mais saltam à vista.

Mas o iPhone 8 traz outras evoluções técnicas importantes.

True Tone display

A tecnologia True Tone foi introduzida no iPad Pro de 9.7 polegadas e permite ajustar automaticamente a intensidade de luz branca para se adaptar às condições da luz da sala em questão. De acordo com a Apple, a esta tecnologia dá a maior exatidão de cores na indústria;

Câmaras

As novas capacidades da câmara são, essencialmente, melhorias das câmaras do iPhone 7. Usando uma fotografia da ponte de 25 de Abril, em Lisboa, a Apple apresentou as novidades da câmara: 12MP, com um sensor maior e mais rápido, que permite um autofocus mais rápido em ambientes com pouca luz, e captura de vídeo a 4K. Segundo a Apple, é a melhor qualidade de captura de vídeo num smartphone.

Processador A11 Bionic

Este novo processador tem seis núcleos e é muito mais rápido do que o seu antecessor (A10), presente no iPhone 7. É o CPU mais poderoso de sempre a ser implementado num smartphone.

 

Especificações técnicas
Dimensões 138.4 x 67.3 x 7.3 mm
Peso 148 g
Display LED-backlit IPS LCD, 4.7 polegadas, resolução 750 x 133 pixeis, multitouch, 3D touch display & botão home
Sistema operativo iOS 11
Processador Apple A11 Bionic
CPU Hexa-core
Memória 64GB/256GB (interna), 2GB RAM
Câmara primária 12MP, f/1.8, 28mm, quad-LED (dual tone), sensor de 1/3 polegadas, geo-tagging, captura de imagem simultânea vídeo 4K e imagem 8MP
Câmara secundária 7MP, f/2.2
Som Alertas de vibração e ringtones; altifalante com microfones stereo, cancelamento de ruído
 Conectividade Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, hotspot, Bluetooth 5.0, A2DP, LE, A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO, NFC (Apple Pay), USB 2.0
 Sensores  Leitor de impressões digitais, acelerómetro, bússola, barómetro
 Bateria Li-Ion não amovível, autonomia até 15 h em conversação
Cores  Prateado, space gray, dourado
 Outras  Resistente ao pó e à água (até 1 metro de profundidade e 30 minutos)

O iPhone 8 estará disponível nas versões de 32 GB, 128 GB e 256 GB. O dispositivo chega ao mercado a 22 de setembro, com um preço a partir de 829€.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.