Como escolher lâmpadas economizadoras

Saiba como escolher e poupar com lâmpadas economizadoras. Quais as melhores lâmpadas económicas e onde comprar.

Como escolher lâmpadas economizadoras
Algumas dicas para poupar.

É consensual que as lâmpadas economizadoras resultam numa poupança substancial relativamente às lâmpadas incandescentes – na ordem dos 80% de poupança, pois têm uma melhor eficiência energética e durabilidade. No entanto, se é verdade que as lâmpadas económicas (compactas e LED) consomem bastante menos, também é verdade que são mais caras e que o mercado tem disponível uma variedade tão grande de oferta – nem toda ela de qualidade – que nem sempre é fácil escolher as lâmpadas mais económicas.
 

Como escolher

Para escolher uma lâmpada ecomizadora deve ter em atenção os seguintes itens:

1. Verifique o fluxo luminoso (em lúmenes)
É a principal informação e ter em consideração. Indica o poder radiativo da lâmpada e quanto maior for o seu fluxo maior o número de lúmenes inscrito na embalagem. É fulcral para escolher a lâmpada pois, ao avaliar a relação entre o fluxo e a potência necessária para que a lâmpada funcione, chega à sua eficiência.

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança.
2. Escolha um tempo de arranque adequando à utilização da lâmpada
O tempo de arranque é o período que a lâmpada demora a chegar ao seu fluxo luminoso. Assim, só é importante um tempo de arranque rápido nas divisões da casa de uso rápido (por exemplo, escadas ou despensa).

3. Tempo de vida útil
As lâmpadas económicas compactas têm um tempo de vida útil superior. No entanto, quanto maior esse tempo de vida útil mais cara fica a lâmpada, mas lembre-se que poupa a curto/médio e longo prazo, já que terá menor necessidade de as substituir. Além disso poupa imenso o ambiente.

4. Escolha um ciclo adequado
O parâmetro do ciclo da lâmpada deve ser considerado em função do número de vezes que a lâmpada será ligada/desligada, pois influência no seu tempo de vida.

 

Quais as lâmpadas mais económicas?

As melhores lâmpadas economizadoras são as fluorescentes compactas e as lâmpadas LED. Prefira lâmpadas com a máxima eficiência energética, concretamente de classe A para as fluorescentes compactas e classes A+ e A++ para as LED’s (verifique a etiqueta energética na embalagem – informação obrigatória desde Setembro de 2013).

Pode também consultar o site topten.pt da Quercus, onde pode conhecer os modelos de lâmpadas económicas mais eficientes à venda no mercado nacional.

 

Onde comprar

As lâmpadas económicas, como as fluorescentes compactas e as LED, já se encontram disponíveis em vários pontos, tais como as grandes superfícies e supermercados. Também é possível adquirir em sites de compra online


Veja também: