Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Mar, 2021 - 10:00

Lâmpadas LED: conheça todas as vantagens

Helena Peixoto

Se ainda não se converteu, depois de ler este artigo vai certamente trocar. Conheça todas as vantagens das lâmpadas LED.

lâmpada led e lâmpada normal partida

Se ainda não conhece bem as vantagens das lâmpadas LED, é hora de se atualizar: estas lâmpadas são mesmo o futuro e trazem muitas vantagens não só para si, para os consumos da casa e para o seu bolso, mas também, de certa forma, para o próprio ecossistema.

Neste artigo, vamos partilhar as principais vantagens e desvantagens deste tipo de lâmpada, bem como algumas sugestões de onde as comprar.

Para começar, sabe o que quer dizer LED? Díodo Emissor de Luz – é este o significado desta sigla que promete revolucionar o mundo das energias.

As principais vantagens das lâmpadas LED

Fatores que podem levá-lo a repensar na iluminação de cada divisão de casa, de modo a potenciá-la, mas também para poupar alguns euros. Tome nota.

mão a colocar lâmpada led num candeeiro
1

Tempo de vida

Esta será, sem dúvida, a grande mais-valia das lâmpadas LED. A funcionar à base do princípio de eletroluminescência (emissão de luz pela passagem de energia), estas lâmpadas são extremamente eficientes e podem representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes.

2

Preço / Custo

Apesar de aparentemente as lâmpadas LED serem mais caras do que as tradicionais, se pesar todos os outros fatores na balança, como por exemplo a durabilidade e intensidade de consumos, vai perceber que uma das vantagens das lâmpadas LED é mesmo o preço. Ou se não quiser chamar assim, o seu valor.

3

Amigas do ambiente

Sabia que desde setembro de 2012 que a produção de lâmpadas incandescentes é proibida na Europa? Verdade! A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED é tida como a mais importante medida de controlo das emissões de gases com efeito de estufa.

Isto apenas vem provar que a questão ecológica é outra das vantagens das lâmpadas LED que não deve deixar de considerar.

4

Tempo de vida

Imagine só: uma boa lâmpada LED pode durar de 35 mil a 50 mil horas! Na prática, isto pode equivaler de oito a dez anos.

As incandescentes, por sua vez, subsistem apenas durante cerca de um ano. É só fazer as contas e não são difíceis, certo?

5

Robustez

Ao contrário das lâmpadas incandescentes, que se partem com facilidade, as lâmpadas LED são baseadas em semicondutores e por isso mais resistentes ao choque. Assim, é bastante mais difícil fundir estas lâmpadas.

6

Temperatura

Sim, a temperatura é outra das vantagens das lâmpadas LED. Quase toda a energia fornecida às lâmpadas LED é gasta na iluminação, pelo que não há, praticamente, libertação de calor.

7

Cor

As lâmpadas LED oferecem várias colorações, o que permite inúmeras possibilidades de iluminação, sobretudo em espaços de festa. Do branco mais frio ao amarelo e laranja mais terra, são imensas as alternativas que pode adotar.

8

Faça a simulação

A EDP disponibiliza um simulador que lhe permite averiguar uma das grandes vantagens das lâmpadas LED: insira o número de divisórias da sua casa, a quantidade de lâmpadas a trocar, o número de horas aproximadas que estão ligadas e analise os resultados.

E desvantagens, quais são?

Claro que nem tudo são rosas e como em tudo na vida, as lâmpadas LED podem ter o seu lado menos positivo. Atente às desvantagens deste produto.

1

Fiabilidade

Como esta tecnologia ainda está em fase de amadurecimento, há sempre o risco de haver falhas e produtos de menor qualidade. Até entre a mesma marca e o mesmo modelo podem existir diferenças na luz emitida ou no tempo de vida.

2

Preço

Apesar de ter sido considerado como vantagem dado o seu tempo de vida, o preço poderá ser desvantagem quando pensado a curtíssimo prazo. Uma boa lâmpada de LED é bastante cara e implica alguma disponibilidade financeira no momento caso queira, por exemplo, trocar todas as lâmpadas de casa.

3

Qualidade da luz

Em termos de conforto para a visão, ainda há um longo caminho a percorrer, sobretudo quando comparado com as lâmpadas incandescentes. Para o ajudar, quando for comprar uma lâmpada LED siga-se pela temperatura de cor.

Acima dos cinco mil graus Kelvin, no branco frio ou Cold White por exemplo, a luz começa a ser muito desconfortável. As amarelas são sempre mais indicadas do que as brancas, mas para tirar dúvidas experimente a lâmpada no local de compra.

Onde comprar e começar já a usufruir das vantagens das lâmpadas LED?

Hoje em dia já são muitos os locais onde pode comprar lâmpadas LED. São vários os sites online onde pode encomendar e que lhe entregam a mercadoria no conforto de sua casa ou então também pode fazê-lo em lojas físicas, seja da especialidade ou de vários itens para a casa.

Existem até alguns supermercados que, dependendo da sua dimensão, disponibilizam também alguns modelos de lâmpadas LED, sendo, por isso, uma compra fácil.

Veja também