Lavar o peru antes de o cozinhar: sim ou não?

Lavar o peru é algo que nos parece perfeitamente natural. No entanto, não o deve fazer. Vamos dizer-lhe porquê neste artigo.

Lavar o peru antes de o cozinhar: sim ou não?
Razões pelas quais não o deve fazer

Vai lavar o peru antes de o cozinhar no Natal? A sua resposta a esta questão será naturalmente afirmativa. Afinal, ensinam-nos desde pequenos a lavar tudo antes de comer, a lavar as mãos antes das refeições e tantas outras coisas.

Por que motivo não deveria lavar o peru? Estamos aqui mesmo para esclarecer essa questão.


Lavar o peru: sim ou não?

Não. O peru não deve ser lavado. Apesar do nosso instinto natural ser o de lavar muito bem, por dentro e por fora, o peru e outras aves, até mesmo pelo seu aspeto que é um tanto ao quanto viscoso, não o devemos fazer.

As aves estão cheias de bactérias perigosas para a saúde, como a salmonela e a campylobacter ou bactéria retorcida. E pode estar agora a pensar, “por isso mesmo é que temos de as lavar muito bem”. Não. O que vai acontecer quando lavar o peru, não vai ser a eliminação da bactérias, para que fique pronto a ir ao forno e comer.

Bem pelo contrário, o simples facto de, no momento em que se encontra a lavar o peru, a água salpicar para a banca, para louça que tenha por perto, ou mesmo para outros alimentos, vai espalhar as bactérias e ajudar à sua propagação, criando uma possibilidade real de contaminação cruzada.

A propósito de um estudo feito pelo departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Massachusetts, em Amherst, nos Estados Unidos, o chefe de departamento Dr. Fergus Clydesdale, citado pelo New York Times, afirmou mesmo que “o risco de contaminação cruzada através da lavagem de aves, é muito maior do que colocá-las no forno sem as lavar, que diminui o risco para quase zero.”

Assim, a melhor forma de eliminar as bactérias não é lavar o peru, mas cozinhá-lo sem o lavar previamente. E como vai estar em contato com a ave, deve, depois de o pôr ao forno, lavar cuidadosamente as mãos com água quente e sabão, durante pelo menos 20 segundos.

Não esqueça também de lavar quaisquer utensílios que tenha utilizado para manusear o peru e mesmo a banca e o lava louça. Tudo bem lavado com água quente e sabão. Tudo, exceto o peru.

Veja também: