6 limpezas de primavera para fazer em menos de uma hora

As limpezas de primavera são, por norma, profundas e demoradas, mas pode torná-las menos morosas.

6 limpezas de primavera para fazer em menos de uma hora
Deixe a sua casa limpa de ponta a ponta

A primavera chegou e com ela as tradicionais limpezas da época, as chamadas limpezas de primavera. Por cá há quem lhes chame também as limpezas da Páscoa e implicam longas e morosas horas a fazer uma limpeza profunda a toda a casa.

Mas a verdade é que além de não ser fácil ou agradável passar horas atrás de horas a fazer limpezas, nem todos têm essa disponibilidade de tempo. E, portanto, há que criar estratégias para ultrapassar esta dificuldade e garantir que deixa a sua casa limpa e cheirosa para a primavera. Como? De forma muito simples. Fazendo as tarefas de forma separada. E a melhor parte é que vai poder fazer as tais limpezas de primavera, uma a uma, e em menos de uma hora.

Limpezas de Primavera: uma tarefa por dia

cleaning

Entre varrer, limpar o pó, aspirar, limpar vidros, arrumar papeladas ou outros itens, limpar a casa pode levar um dia inteiro… ou até mais, se falarmos de verdadeiras limpezas de Primavera, em que tudo sai do sítio para ser lavado ou trocado, é arrastado, polido e tudo o resto.

Se tem pouco tempo por dia, dedique uma hora por dia a uma determinada tarefa. É certo que haverá tarefas que lhe vão “roubar” mais tempo e necessitar que “tire o dia” para isso, mas há pequenas tarefas destas limpezas de primavera que pode ir fazendo aos poucos. Ora veja.

Limpar uma ou várias gavetas

Quem não acumula coisas desnecessárias nas gavetas? Com o passar do tempo, é provável que tenha guardado coisas nas suas gavetas que já não necessita ou que até estão no sítio errado.

Esta é uma das tarefas que faz parte das tais limpezas profundas e, portanto, pode começar por aí. Remova tudo o que já não é necessário ou que está no local errado e deite fora ou guarde no local adequado. E tudo o que seja para ficar é para organizar.

Aspire os sofás e cadeiras

sofa

Todas as mobílias acumulam poeiras e sujidade, como tal, convém aspirá-los de vez em quando. Trate de levantar todas as almofadas e aspirar todos os cantos. Há aspiradores com acessórios próprios para este efeito.

Limpe os cantos mais recônditos

Falamos de candeeiros, molduras, dos cantos dos tetos e todos os outros ângulos e arestas que no resto do ano lhe podem até passar despercebidos, mas que acumulam sujidades e poeiras. As limpezas de primavera são ideais para lhes dedicar algum tempo.

Limpe os armários da cozinha

Esta é outra tarefa que pode fazer numa hora ou menos e que pode, perfeitamente, fazer separadamente de outras tarefas. Limpar os armários da cozinha é importante, visto que com o passar do tempo, estes acumulam além de poeiras, algumas sujidades (como gorduras) decorrentes de se cozinhar neste espaço. Tire um tempinho para organizar e limpar os seus armários da cozinha.

Limpe e vire o colchão

colchao

Tal como os sofás e cadeiras, também os colchões acumulam sujidade e poeiras que convém limpar. Pode aspirar o colchão e, se necessário, limpar com produtos adequados e deixar secar. Também há quem recorra a serviços profissionais de higienização de colchões. Depois de limpo, dos dois lados, é importante que vire o colchão. Deve fazê-lo, pelo menos, uma vez por ano.

Elimine as poeiras dos rodapés

Pode até limpa-los com frequência, mas para garantir que ficam mesmo limpos tem que lhes dedicar algum tempo nestas limpezas de Primavera. Tire uma hora só para eles e, com produtos adequados, limpe todos os rodapés da casa.

Ataque a sujidade das janelas

Se é daquelas pessoas que não gosta de limpar vidros, mais vale arrumar o assunto de uma vez por todas. Escolha o dia e dedique uma hora a limpar todos os vidros e janelas de casa. Os produtos de limpeza certos e a determinação vão deixar tudo a brilhar.

Limpe os seus aparelhos eletrónicos

devices

Televisões, computadores, telemóveis, comandos e outros que tal. Tudo acumula sujidade e germes com o passar do tempo. Nesta senda das limpezas de primavera, pode dedicar um dos dias para limpar todos os seus aparelhos eletrónicos. Só precisa de um desinfetante (como álcool, por exemplo) e de um pano. Embeba o pano com um pouco do produto, limpe tudo e já está.

Veja também: