5 locais imperdíveis em Porto Santo

A segunda maior região da Madeira tem, igualmente, vários encantos e segredos para descobrir. Confira 5 locais imperdíveis em Porto Santo.

5 locais imperdíveis em Porto Santo
Porto Santo é uma ilha encantadora e memorável

Com sede na cidade de Vila Baleira, Porto Santo tem apenas uma área de 42,48 km² e é habitada por cerca de 5.500 pessoas. Mas apesar de ser uma região pequena, mostramos-lhe 5 locais imperdíveis em Porto Santo, para descobrir já nestas férias de verão, por exemplo.

Esta ilha evidencia-se pela extensa praia de areia dourada e fina, com cerca de nove quilómetros, que contorna todo o litoral sul da ilha, entre o porto e a Calheta. Aqui, o sossego é rei e senhor e a região emana um encanto contagiante que não deixa ninguém indiferente.

A água do mar parece temperada na perfeição – esqueça os mergulhos em água gelada, a pele arrepiada e os dentes a bater de frio. Tudo aqui se conjuga na perfeição, para proporcionar, a cada turista, umas férias de sonho. Descubra, então, quais os 5 locais imperdíveis em Porto Santo.

Locais imperdíveis em Porto Santo para umas férias inesquecíveis

Poderá encontrar alguns locais imperdíveis em Porto Santo, quer do ponto de vista cultural, geomorfológico, natural e até paisagístico, que merecem uma visita. Confira algumas sugestões.

1. Casa Museu Cristóvão Colombo

Casa-Museu-Cristovao-Colombo-Porto-Santo

Fonte: Uma casa museu dedicada à vida do navegador Cristóvão Colombo / feriasemportugal.pt

Este é o maior ícone cultural da região e assinala a presença do descobridor da América na ilha. Aqui, procura-se recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu e, para isso, a Casa de Colombo exibe retratos do navegador, mapas com as diferentes rotas por ele percorridas e instrumentos de navegação usados na época.

A Casa Colombo-Museu do Porto Santo pretende vir a constituir-se como estrutura sede de um conjunto referencial mais vasto, um museu polinuclear, na identificação da história do Porto Santo.

Dado tratar-se do principal espaço cultural da ilha, nesta casa também se evoca o afundamento, junto à costa norte da ilha do Porto Santo, do galeão “Sloot ter Hooge”, pertencente à Companhia das Índias Holandesas, que ia a caminho de Batávia, atual Jacarta, na Indonésia. Poderá ainda ver alguns dos materiais recuperados do navio.

2. Vila Baleira

vila-baleira-porto-santo

Fonte: Uma cidade pequena mas encantadora /thomson.co.uk

Esta é a única cidade de Porto Santo, tendo sido elevada a esta categoria a 6 de agosto de 1996. Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado remoto, que vai deixando marcas pelas ruas estreitas e sinuosas, mas cheias de locais e pessoas encantadoras.

É um local muito seguro e confortável para umas férias em família, onde será recebido por um povo muito hospitaleiro e desfrutará de uma natureza exímia em belezas.

3. Pico do Facho

pico do facho porto santo

Fonte: O ponto mais alto de Porto Santo / portosanto-ilhadourada.blogspot.pt

Com uma altitude de 517 metros, o Pico do Facho é o ponto mais alto da ilha. Assim se chama, pois, em tempos remotos, era o local onde se acendiam fachos para avisar a população de que se aproximavam barcos inimigos. Uma espécie de ponto de miragem para proteger a ilha de possíveis invasores.

Mas alertamos para o acesso a este local: não é nada simples, já que não existe nenhuma estrada até ao cimo do pico. Apenas um caminho desde o Pico Castelo até ao Pico do Facho e que demora entre 1h30 a 2 horas a percorrer. Por isso, lembre-se de levar água e alguns petiscos leves para comer pelo caminho.

4. Calheta

calheta - porto santo

Fonte: Calheta: tesouros escondidos de Porto Santo /  olhares.sapo.pt

A última aldeia a sudeste da ilha, onde a longa praia termina, chama-se Calheta e é uma espécie de lugar mais recatado e escondido na ilha, com uma parte de praia privada e rochosa, mas com igual areia suave e mar de temperatura adequada.

A nossa sugestão é que faça uma bela caminha pela praia até à Ponta da Calheta para repor as energias, sempre em contacto direto com a natureza e tudo o que de melhor este lugar tem para oferecer. Deixe-se embalar pelo som mágico das ondas e contemple o pôr do sol de beleza indescritível.

5. Porto dos Frades

porto dos frades - porto santo

Fonte: Um local de praia quase deserta e águas cristalinas / olhares.sapo.pt

O Porto dos Frades está localizado no norte da ilha do Porto Santo e é um sítio calmo, com uma praia deserta de águas cristalinas, dotada de uma paisagem de perder de vista e apenas recortada pela erosão que o mar e o vento lhe provocam nas rochas circundantes. Aqui poderá ainda conhecer as antigas salinas, bem como a antiga fábrica da cale, utilizada na construção das habitações da ilha.

Quando pensa em locais paradisíacos para umas férias de sonho, pense em Porto Santo – um local tão nosso, tão perto e tão encantador.

A TopAtlântico tem ofertas imperdíveis para esta ilha na Madeira e trata de tudo por si. Só tem de se preocupar em desfrutar das férias ao máximo! Ver pacotes de férias em Porto Santo >>

Veja também: