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Magnésio: 10 benefícios para a saúde

Ossos fortes, pele sempre jovem e um organismo regulado. São apenas algumas das vantagens do magnésio.

Magnésio: 10 benefícios para a saúde
O magnésio é responsável pelo bom funcionamento do organismo

De acordo com a Associação Portuguesa de Dietistas (APD), o magnésio é um mineral que se encontra essencialmente nos ossos, ainda que possa ser armazenado nos músculos e nas células.


Quais as vantagens do magnésio?

O magnésio é responsável pelo bom desempenho do corpo humano nas mais variadas funções:
  1. Transporta e produz energia
  2. Responsável pela contração e relaxamento musculares;
  3. Permite eliminar substâncias tóxicas, como é o caso da amónia;
  4. Regula a pressão arterial em conjunto com o cálcio, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças das artérias coronárias (de acordo com um estudo do City of Hope Medical Center dos Estados Unidos da América, o magnésio ajuda a limpar as artérias);
  5. Estimula a produção de insulina;
  6. Regula a produção da melatonina (o que permite combater insónias);
  7. Estimula a produção de colagénio, responsável por uma pele saudável;
  8. Ativa diversas enzimas responsáveis pela boa digestão;
  9. Ajuda a atenuar as dores de cabeça e enxaquecas
  10. Regula o metabolismo.

O magnésio também pode ser o melhor aliado das mulheres durante a gravidez. Ajuda a combater a azia durante o período de gestação e evita as contrações antes das 37 semanas. Por isso, alguns obstetras aconselham a toma de suplementos de magnésio para prevenir o parto prematuro.



Os alimentos com mais magnésio

O consumo diário de magnésio é essencial para o funcionamento regular do organismo. Um homem deverá consumir entre 300mg e 350mg deste mineral. Uma mulher deverá ingerir cerca de 280mg de magnésio por dia. Já as mulheres grávidas deverão ingerir cerca de 350mg de magnésio por dia.

Este mineral pode ser encontrado essencialmente nas leguminosas. Mas carneschocolates e produtos lácteos também podem ser fontes ricas em magnésio. Ficam alguns exemplos de alimentos em que pode encontrar este mineral:
  • Espinafres
  • Couve
  • Ervilhas
  • Batata
  • Alface
  • Farinha de trigo e de milho
  • Tomates
  • Queijo
  • Iogurtes
  • Frutos Secos
  • Aveia
  • Banana
  • Abacate

 

O que acontece se não ingerir magnésio em quantidades suficientes?

Tendo em conta a lista extensa de alimentos onde é encontrado magnésio, é pouco comum serem registados casos de insuficiência de magnésio. Ainda assim, sempre que o organismo apresenta sinais de abstinência deste mineral o mais normal é sentir uma sensação de cansaço extremodebilidade muscular e até de arritmia cardíaca.

Dores de cabeça, insónias, constipações frequentes, vómitos, náuseas, irritabilidade e queda de cabelo também podem ser sinais de falta de magnésio. 

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