Mala para a neve: os indispensáveis para uma viagem sem imprevistos

Proteja-se do frio e prepare-se para a brincadeira: são estes os dois principais tópicos a ter em conta quando faz a mala para a neve. Siga as nossas dicas!

Mala para a neve: os indispensáveis para uma viagem sem imprevistos
Guia para o frio

Se há atividade divertida e adequada para se fazer durante o inverno são viagens até serras e locais com muita neve. Seja a dois, numa viagem de reflexão solitária ou em família com pequenos, existem algumas regras de ouro na hora de fazer a mala para a neve. Quer saber quais?

Fazer a mala para a neve: 7 itens indispensáveis


Várias mudas de roupa

Esta dica pode parecer óbvia, mas por vezes, quando o passeio é só de um dia, acabamos por esquecer. Mesmo que o plano de viagem seja de menos de 24 horas, leve na mala para a neve duas ou três mudas de roupa para cada elemento da família. A neve é, nada mais nada menos, do que água em estado sólido. E, quando em contacto com a roupa, transforma-se nisso mesmo – água. Vai querer passar o resto do dia com a sensação de cubo de gelo em todo o corpo?

neve

Botas próprias para a neve

Se há item verdadeiramente essencial para uma boa estadia na neve são as botas. O calçado é a base de tudo e não se esqueça que vai estar sempre em contacto com a neve nos pés. Por isso não poupe na hora de comprar este artigo: umas botas bem resistentes, impermeáveis e com o cano bem alto, para o caso de andar em locais onde a neve abate uns bons centímetros.

Kit de primeiros socorros

Claro que à partida não vai usar este item da mala para a neve, mas já diz o ditado que mais vale prevenir do que remediar… Leve um pequeno kit com os utensílios de saúde básicos: gaze, ligadura, álcool, água oxigenada, uma tesoura, betadine, compressas e pomada para as queimaduras – sim, porque a neve também queima. Assim, vai estar mais descansado nos malabarismos que fizerem na neve.

snow 2

Óculos de sol

Os óculos de sol são verdadeiramente essenciais. Se pensar um pouco em imagens de famosos alpinistas e esquiadores vai lembrar-se que eles têm uma espécie de “bronze” na pele. E não é por estarem numa praia tropical… O sol, não obstante de estar num ambiente de inverno, continua a fazer das suas e os raios continuam a ser nocivos quando em exposição excessiva. Leve óculos para toda a família: miúdos e graúdos.

Ceme protetor da pele

Não, não é só no verão que devemos ter cuidado com a nossa pele. Na mala para a neve é indispensável ter um bom creme barreira para ir aplicando ao longo do dia. Com o frio a pele fica mais seca e ressequida e pode até ganhar fissuras que se tornam bastante dolorosas, sobretudo nas mãos. Hidratação, sempre.

creme

Equipamento impermeável

Se pretende fazer atividades na neve, seja o esqui ou simplesmente o escorregar com os famosos tobogans, é bom que tenha roupa impermeável e própria para a neve; caso contrário vai acabar por ficar todo molhado, com muito frio e sujeito a chegar de uma viagem supostamente divertida com uma gripe em grande escala.

Snacks

Em último lugar da lista dos indispensáveis na mala para a neve estão alguns snacks. Não raras vezes, em locais com muita neve, há necessidade de fechar estradas durante algum tempo para as tornar circuláveis. Se tiver crianças, então, esse tempo de espera com fome à mistura pode ficar muito difícil de suportar. Se tiver umas garrafas de água, umas barras de cereais e uns chocolates, todos ficarão com mais paciência.

Veja também: