Ana Graça
Ana Graça
05 Nov, 2018 - 10:57
Kit primeiros socorros: tudo o que não pode faltar

Kit primeiros socorros: tudo o que não pode faltar

Ana Graça

Mesmo com todo o cuidado, acidentes e lesões acontecem. Importa que estejamos preparados para lidar com eles e o kit primeiros socorros pode ajudar!

O artigo continua após o anúncio

Em situações de lesão ou doença súbita é importante que sejam prestados primeiros socorros, no sentido de evitar ou minimizar o agravamento da lesão ou do estado de saúde. Os primeiros socorros são vastos e podem integrar procedimentos primários e simples ou podem implicar o atendimento especializado por profissionais de saúde. O kit primeiros socorros deve fazer parte de todos os estabelecimentos e deve estar equipado com todo o material necessário à prestação dos primeiros socorros.

Kit primeiros socorros: o que é e quais os cuidados a ter?

O kit primeiros socorros é constituído por uma ou mais caixas que no seu interior têm uma série de instrumentos, medicamentos e soluções úteis em situação de lesão ou doença súbita. Deve estar presente em todos os locais e deve ser de fácil acesso, embora deva estar guardado em local adequado. Não é aconselhável trancá-lo, para que seja fácil aceder a este sempre que se justifique, no entanto, deve estar salvaguardado o seu alcance por parte das crianças.

Mais ainda, todos os frascos que integram o kit primeiros socorros devem estar rotulados e os instrumentos pontiagudos (pinças; tesouras) devem estar embalados de forma adequada. No final de cada utilização da caixa de primeiros socorros, esta deve ser arrumada e o material utilizado deve ser reposto.

Outro cuidado importante a ter diz respeito à validade dos medicamentos que compõem o kit primeiros socorros. Os medicamentos devem ser vistoriados de forma regular, de forma a garantir que o prazo de validade não está ultrapassado. Sempre que os prazos tiverem sido vencidos os medicamentos devem ser inutilizados e substituídos.

Kit primeiros socorros: tudo o que não pode faltar!

O kit primeiros socorros é constituído por uma ou mais caixas

O conteúdo do kit primeiros socorros varia consoante o número de pessoas a abranger e os fins a que se destina. Alguns exemplos do que pode conter o kit encontram-se enumerados abaixo:

Material de penso:

1. Pensos rápidos de vários tamanhos;

2. Compressas esterilizadas;

3. Adesivo;

O artigo continua após o anúncio

4. Ligaduras elásticas e de pano;

5. Solução antissética ou toalhitas desinfetantes;

6. Soro fisiológico em unidoses;

7. Luvas descartáveis;

8. Saco para guardar os materiais usados;

9. Solução para lavagem das mãos (antes e depois da prestação dos cuidados);

Medicamentos:

10. Antissético líquido e em pomada;

11. Analgésico ou anti-inflamatório oral, para aliviar a dor e baixar a febre;

O artigo continua após o anúncio

12. Pomada analgésica e anti-inflamatória;

13. Pomada para “nódoas negras” (em especial se houver crianças);

14. Pomada cicatrizante;

15. Pomada anti-histamínica para picadas de insectos e alergias;

16. Anti-histamínico oral;

17. Antidiarreico;

Equipamentos e acessórios:

18. Termómetro;

19. Tesoura de pontas redondas;

O artigo continua após o anúncio

20. Pinça;

21. Seringa para lavagem;

22. Cobertor ou manta térmica;

23. Saco térmico para gelo;

24. Pacotes de açúcar;

25. Copos de plástico;

26. Garrafa de água;

27. Manual de primeiros socorros (com instruções simples para as situações mais comuns);

28. Lista de conteúdo (deve conter uma listagem do material existente e daquele que foi utilizado para se proceder à sua reposição);

29. Lista com os números de emergência.

E os primeiros socorros psicológicos?

O Kit primeiros socorros é uma ferramenta fundamental em todas as casas e em todos os estabelecimentos, mas há outras ferramentas úteis, nomeadamente os primeiros socorros psicológicos, importantes na ajuda a pessoas em choque ou em crise.

Perante um evento crítico (um acidente de viação, por exemplo), as pessoas podem ficar desorganizadas e sentir-se afetadas por emoções muito intensas. Nestas ocasiões, os primeiros socorros psicológicos têm como finalidade proporcionar apoio humano básico, fornecer informação prática, mostrar empatia, preocupação, respeito e confiança nas capacidades que a pessoa tem para vencer as dificuldades.

Os primeiros socorros psicológicos devem ser prestados por profissionais com formação para o efeito e assentam em 4 elementos fundamentais:

1. Manter a proximidade (ajudar a reconstruir a sensação de segurança e confiança mantendo a proximidade física e mostrando disponibilidade);

2. Escutar ativamente (escutar ativamente e colocar questões clarificadoras);

3. Aceitar os sentimentos (aceitar a interpretação das pessoas acerca do acontecimento e validar os seus sentimentos);

4. Proporcionar cuidados gerais e ajuda prática (por exemplo, entrar em contacto com alguém que possa acompanhar e apoiar a pessoa afetada; diligenciar ajuda para cuidar das crianças; acompanhar a pessoa até aos serviços médicos).

Em suma

Os acidentes são comuns, sobretudo na infância

Os acidentes são comuns, sobretudo na infância, altura em que, na ânsia da descoberta do mundo, as crianças deitam mão a tudo e não têm a real noção do perigo. Nestas circunstâncias, ou perante o aparecimento de doença súbita, os primeiros socorros são as medidas mais imediatas a tomar.

O kit primeiros socorros é uma das ferramentas imediatas a ter em conta e pode ser imensamente útil para prestar o auxílio adequado. Assim, é fundamental manter uma caixa de primeiros socorros equipada e acessível em sua casa.

Encontra facilmente à venda caixas de primeiros socorros já preparadas. Pode escolher a mais adequada para si, mas com a informação acima descrita não há desculpa para não criar o seu próprio kit, adaptado-o a si e à sua realidade familiar. Previna-se!

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp