5 motivos para ler o manual do proprietário do seu carro

Saiba por que razão deve ler o manual do proprietário do seu veículo. Informe-se e cuide do seu carro e da sua carteira.

5 motivos para ler o manual do proprietário do seu carro
Poupança e segurança são dois dos principais motivos

Começamos com uma pergunta simples e direta: já leu o manual do proprietário do seu veículo? Se a resposta é negativa não se preocupe, não é caso único.

Neste artigo deixamos-lhe cinco bons motivos para ler o manual do proprietário e garantir que tira o maior proveito do seu veículo sem colocar em risco a sua segurança e sem aumentar os custos de manutenção do automóvel.

5 boas razões para ler o manual do proprietário do seu carro

1. Uso correto de todas as funcionalidades

Todos os veículos têm as suas próprias características e comandos concretos. Para saber tirar proveito de todas as funcionalidades (sem perder a paciência e tempo precioso) tem mesmo de ler o manual do proprietário.

2. Personalizações conscientes

Na altura de personalizar o seu veículo, esteja atento à informação disponibilizada no manual do proprietário: em alguns casos é necessário cumprir as regras estabelecidas pelo fabricante (tamanho das rodas, por exemplo). Assim sendo, informe-se antes de avançar com alguns projetos de personalização. Não tome decisões precipitadas, que podem custar um pequena fortuna, de forma totalmente desnecessária.

3. Cuide bem do carro

Apenas um proprietário bem informado pode manter o veículo em bom estado. Leia o manual do proprietário para saber como e quando deve mudar o óleo, que tipos de produtos deve usar para a manutenção do veículo e qual o tipo de peças que deve adquirir quando chega a altura de alguma substituição.

Se estiver informado, não irá gastar dinheiro de forma desnecessária em pneus, lubrificantes ou outros produtos essenciais ao automóvel – a sua carteira agradece esse cuidado.

painel carro

4. Saiba descodificar o seu carro

Saber o que significa cada um dos avisos luminosos do painel de controlo é fulcral para a tomada de decisões acertadas. Se souber o significado de todos os símbolos saberá como agir sem colocar em causa o tempo de vida do seu veículo.

5. Revisões a tempo e horas

Por norma, cada fabricante define o tempo necessário para que os veículos façam as suas revisões. Essa informação está explicada no manual do proprietário e, por isso, é importante que saiba quando deve proceder à revisão dos componentes de forma a evitar problemas graves no carro que coloquem em risco a sua segurança e dos outros condutores.

Agora que já sabe quais são os motivos que tornam a leitura do manual do proprietário do seu veículo tão importante não perca mais tempo: informe-se e rentabilize a vida do seu automóvel.

Veja também: