PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

3 máscaras caseiras contra a acne

A acne não é um problema exclusivo dos adolescentes. Apresentamos-lhe três máscaras que poderá fazer em casa para lhe facilitar a luta contra a acne.

3 máscaras caseiras contra a acne
Prepare estas máscaras em casa e livre-se da acne!

A acne é uma doença inflamatória da pele caracterizada por pontos brancos ou negros e borbulhas inflamadas ou com pus que surgem normalmente na face e tronco. 

Devido às alterações hormonais próprias da puberdade que aumentam a produção de gordura pelas glândulas sebáceas, a acne é mais frequente na adolescência. Esta produção exagerada também pode acontecer na idade adulta devido a desequilíbrios hormonais, fatores alimentares ou predisposição genética.

A infeção acontece quando a gordura das glândulas sebáceas, associada a outras impurezas e células mortas de pele, causa a obstrução do poro por onde deveria ser excretada. Desta forma, há um aumento de bactérias que provocam a inflamação que caracteriza as borbulhas.

Borbulhas e manchas na pele são as consequências diretas causadas pela acne, mas estas alterações na aparência podem provocar outros problemas tais como a diminuição da autoestima, ansiedade e depressão.

 

Tratar a acne com 3 máscaras caseiras

As máscaras feitas em casa podem sempre ajudar no tratamento das borbulhas e das manchas, mas importa referir que em casos mais severos de acne, a visita ao dermatologista é obrigatória, bem como o uso de medicação para o tratamento da doença.

 

1. Máscara de mel e canela

Num recipiente limpo e seco, coloque uma colher de sopa de canela em pó e junte duas colheres de chá de mel. Mexa até obter uma pasta espessa. 

Lave a face apenas com água e, sem enxugar, espalhe pelo rosto a máscara com a ajuda dos dedos. Deixe atuar por 15 minutos e depois lave muito bem para remover a pasta. 

Finalize com a aplicação de um tónico facial.

Esta máscara pode ser feita diariamente.

 

2. Máscara de clara de ovo e limão

Bata a clara de ovo em castelo e vá adicionando em gotas o sumo de meio limão. Pode acrescentar uma colher de chá de mel. Aplique no rosto, usando a ponta dos dedos em pequenos gestos circulares, deixe atuar 20 minutos e depois, usando água morna, lave muito bem.

Finalize com aplicação de um creme hidratante.

Esta máscara deve ser feita apenas uma vez por semana.

 

3. Máscara de vinagre de maçã e chá verde

Coloque num recipiente uma colher de sopa de vinagre de maçã, adicione-lhe duas colheres de sopa de chá verde (que deve estar frio), junte-lhe ainda cinco colheres de chá de açúcar e uma de mel. Envolva bem todos os ingredientes e se preferir uma consistência mais espessa, acrescente mais uma colher de açúcar.

Aplique a máscara com movimentos circulares. Essa pequena massagem, utilizando o açúcar como esfoliante natural, vai ajudar a remover as células mortas do rosto e a desobstruir os poros. 

Deixe atuar durante 10 minutos e lave normalmente. Finalize com aplicação de um creme hidratante.

Esta máscara pode ser utilizada uma a duas vezes por semana.

Veja também: