Como escolher a melhor banheira para o bebé

Escolher a melhor banheira para o bebé pode não ser fácil entre tanta oferta. O melhor é conhecer as opções.

Como escolher a melhor banheira para o bebé
Descubra os modelos e conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Para os futuros papás, a chegada do rebento é o momento mais aguardado. Mas até lá e durante os nove meses de gravidez, há muito que preparar para receber o novo elemento da família. Desde o quarto, às roupinhas, passando por todos os acessórios, como a cadeira de bebé, o intercomunicador… Enfim, a lista parece ser infindável.

Nessa vasta lista de coisas a comprar, está a banheira para o bebé. E tal como acontece em relação a todos os outros itens, a escolha é muita. Há banheiras para vários gostos e feitios e com diferentes preços. Com tanta escolha a questão que se impõe é mesmo qual a melhor banheira para o bebé? Para o ajudar a decidir, fizemos uma breve comparação entre alguns dos modelos disponíveis no mercado.

O que considerar ao escolher a melhor banheira para o bebé?

banho bebe

Antes de escolher qualquer banheira para o bebé, deve ter em consideração alguns fatores, nomeadamente, a praticidade da banheira que pretende escolher e as condições que tem em casa. Ou seja, de nada adianta escolher uma determinada banheira se na realidade esse modelo não vai ser fácil de usar tendo em consideração as características da sua casa de banho.

Por exemplo, de nada lhe vale comprar uma banheira sem suporte se depois não vai ter como a apoiar de forma segura para dar banho ao seu bebé. Na mesma medida, não vale a pena apostar numa banheira com vestidor se depois não tem espaço suficiente para a colocar.

No fundo, para escolher aquela que será a melhor banheira para o bebé, há que antes analisar bem o espaço onde a vai usar para fazer a escolha mais acertada. Uma das possibilidades passa por apostar em banheiras articuladas, que se tornam mais práticas de transportar e de arrumar.

Mas há mais. Deve certificar-se que a banheira não tem arestas ásperas que possam arranhar a pele do bebé. Além disso, deve optar por banheiras de plástico mais espesso, que não caiam com o peso da água ou do bebé.

Em termos de praticidade, deve ainda considerar a possibilidade de a banheira que escolher ter tampa na base para facilitar o esvaziamento. Ainda neste campo, deve pensar bem no tamanho da banheira. Para evitar estar sempre a “atualizar” o modelo, opte por comprar uma banheira que seja adaptável para várias idades (dos recém-nascidos aos bebés mais crescidos), para que a possa usar em diferentes de crescimento do seu bebé.

Qual a melhor banheira para o bebé?

Há vários modelos, marcas e preços.

1. O modelo mais tradicional: a banheira de plástico


banheira de plástico Fonte: IKEA e Bebitus

É o modelo mais comum, mais simples e, como tal, mais fácil de encontrar no mercado e até com preços mais apetecíveis. Porque pode esta ser considerada a melhor banheira para o bebé? Eis algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Pode ser colocada dentro da banheira da casa de banho ou no chão;
  • É leve, fácil de transportar e de mudar de local;
  • É adaptável para várias idades.

Desvantagens:

  • Se colocada no chão, pode ser desconfortável para dar banho ao bebé;
  • Se não tiverem saída de água, tornam-se um pouco mais difíceis de esvaziar e secar.

Preços:

Neste caso, há vários modelos possíveis. Idealmente, pode até apostar em modelos ergonómicos e com antiderrapantes, que conferem maior conforto e segurança ao seu bebé.

 

2. Shantala


banheira shantala Fonte: Up to Kids

Se falamos da melhor banheira para o bebé, não podemos deixar fora das possibilidades o modelo da moda: shantala. Esta banheira caracteriza-se pelo seu formato vertical, que proporciona ao bebé uma banho relaxante, sentado. No fundo, esta banheira coloca o bebé na posição fetal, com água até aos ombros o que, de certo modo, pode simular as condições que o bebé tinha no útero e, ainda, reduzir as cólicas.

Vantagens:

  • Graças ao seu formato, é fácil de transportar;
  • Facilita o banho para os pais, já que pode ser colocada a um nível mais alto, sem prejuízo para as costas do adulto e, além disso, tem a parte da frente mais rebaixada o que faz com que fique ao nível dos braços dos adultos;
  • Gasta menos água;
  • Ocupa menos espaço.

Desvantagens:

  • Tem obrigatoriamente de estar assente numa superfície lisa e firme para garantir a segurança para o banho;
  • Só é indicada para dar banho a recém-nascidos.

Preços:

3. Banheiras com vestidor


Banheiras com vestidor Fonte: Bebitus

Há também quem lhes chame banheiras com trocador. O nome deriva das suas características, já que, como indica, possui uma estrutura que permite vestir o bebé.

Vantagens:

  • Combinam num único equipamento a banheira, o vestidor e espaço extra para arrumar os acessórios de banho do bebé;
  • Habitualmente, tem mangueira que facilita o esvaziamento da banheira;
  • É mais alta, o que facilita a postura dos pais, evitando dores na coluna.

Desvantagens:

  • Ocupa mais espaço do que os modelos anteriores;
  • Se não for desmontável torna-se mais difícil de arrumar.

Preços:

Outros modelos

banheiras para bebé Fonte: Zippy 

Opções não faltam, difícil pode ser escolher a dita melhor banheira para o bebé. Mas em caso de dúvida, pode sempre escolher mais do que um modelo para usar em diferentes circunstâncias. Eis algumas das opções possíveis:

  • Banheira insuflável;
  • Banheira ergonómica;
  • Banheira extensível;
  • Anel de banho (não é uma banheira, mas sim um acessório para colocar na banheira e facilitar o banho do bebé);
  • Assento ou espreguiçadeira de banho (tal como o anterior, é outro acessório que pode usar na banheira da sua casa de banho);
  • Colchão de banho flutuante.

 

Veja também: