O melhor calçado para trail running: as nossas sugestões

O melhor calçado para trail running é aquele que combina peso, conforto, proteção e aderência. Veja aqui qual é o mais adequado para si.

O melhor calçado para trail running: as nossas sugestões
Conforto e proteção para os seus pés e articulações

O melhor calçado para trail running, ou o mais adequado para si, depende de muitos fatores, nomeadamente do tipo de trilho que costuma percorrer – uns mais técnicos do que outros – ou mesmo do tipo de atividades que costuma fazer – correr rápido por zonas escarpadas ou corridas mais suaves, em trajetos pouco acidentados.

De acordo com os modelos, tipos e marcas de sapatilhas existentes no mercado, o nosso primeiro conselho é que escolha sempre o conforto e a proteção para os seus pés e articulações. Mas há outros conselhos que não deve ignorar. Conheça-os aqui.

O melhor calçado para trail running

Qual é o seu tipo de pé, largo ou estreito? E qual é o tipo de sapatilha que o deixa mais confortável? E quanto à proteção, o que ter em consideração? Há marcas melhores do que outras?

Os nossos conselhos são:

  • Quanto mais ajustada for a relação entre o seu tipo de pé (largo ou estreito, com arco plantar ou plano) e a forma da sapatilha, mais confortável se sentirá. Além do conforto, esta combinação protegerá o seu pé contra as famigeradas torções.
  • Quanto à proteção, é importante que escolha uma sapatilha bem reforçada e que garanta o nível de amortecimento que o tipo de atividade que pratica exige. Por esta razão, deve ter em consideração o tipo de sola da sua sapatilha e a sua concordância com o tipo de terrenos que costuma percorrer.
  • Uma sola mais grossa tem uma maior durabilidade, mas não tem tanta aderência a diferentes superfícies.
  • Se os trilhos onde pratica trail running são muito técnicos, o ideal é que a sola tenha relevo e saliências para ter mais tração nas subidas e, não se esqueça, nas descidas.
  • Opte sempre por calçado que pese aproximadamente entre 300 a 400 gramas. É o peso indicado na relação conforto-proteção. Se pesar menos de 60 kg, o peso indicado do calçado é de 250 gramas.
  • Hoje em dia todas as marcas existentes no mercado garantem uma excelente performance, isto claro, se tiver estes cuidados em consideração e assim souber escolher o melhor calçado para trail running.

Modelos e preços: onde comprar?

A este propósito, e no que toca à relação qualidade-preço, a SportZone é uma loja especializada que deve ter em consideração. Além da diversidade de modelos, os preços são bastante acessíveis – quando comparados com os de outras lojas existentes no mercado.

No que diz respeito ao melhor calçado para trail running, a Sport Zone tem as seguintes propostas:

1. Salomon Speed Cross 4

1-o-melhor-calcado-para-trail

Desenhadas especialmente para praticantes de Trail Running com um ritmo de treino intensivo e com uma passada neutra. Pesam apenas 330 gramas.

A sola em borracha não muito grossa garante uma excelente aderência em trilhos acidentados e mais técnicos. Com garantia de dois anos, as Salomon Speed Cross 4, para homem, estão à venda com 23% de desconto. Comprar >>

2. Salomon XA LITE

2-o-melhor-calcado-para-trail

Também para um ritmo de treino intensivo, as Salomon XA LITE, para homem, são muito confortáveis e pesam 320 gramas. Têm sola de borracha – com a altura adequada para um óptimo amortecimento. Estão à venda na Sport Zone por 114,99€Comprar >>

3. Salomon Speed Cross 4

4-o-melhor-calcado-para-trail

Muito semelhantes às apresentadas anteriormente, a única diferença está no peso. Estas são ligeiramente mais leves, pesam 310 gramas. Estão à venda, na Sport Zone, com 23% de desconto. Comprar >>

4. Salomon Speed Cross V

3-o-melhor-calcado-para-trail

Para praticantes regulares de trail, as Salomon Speed Cross V, para mulher, pesam 250 gramas e são indicadas para treinos intensivos. Estão à venda na Sport Zone com 22% de descontoComprar >>

Para saber mais sobre o melhor calçado para trail running e de outros equipamentos adequados para esta atividade que alia corrida e contacto com a natureza, consulte aqui a página online sobre trail running da Sport Zone.

Veja também: