Os melhores - e piores - remédios para escaldão

Chega o verão e chegam também as (in)evitáveis queimaduras solares. A pensar no seu bem estar, vamos dar-lhe a conhecer os melhores remédios para escaldão.

Os melhores - e piores - remédios para escaldão
Descubra ainda o que não deve fazer em caso de queimadura solar

Todas as pessoas têm os seus remédios para escaldão, que passam de geração em geração e garantem ser milagroso. No entanto, deve sempre dar ouvidos ao seu dermatologista sobre o que deve ou não fazer. Seja qual for o truque a usar, há algo que deve sempre respeitar e cumprir de imediato: sair do sol e proteger-se num local com sombra e evitar a exposição solar até ficar totalmente recuperado. 


8 remédios para escaldão que pode fazer em casa


Leite frio 

Pegue numa toalha embebida em leite frio e coloque-a sobre o escaldão. Além da frescura aliviar a dor, os componentes do leite, nomeadamente o ácido lático, ajudam a retirar a pele morta e a acelerar o processo de regeneração dos tecidos da pele. Este era um dos motivos pelos quais Cleópatra tomava banhos de leite. 
 


Aloé Vera

Um dos melhores remédios para escaldão é também um dos mais simples: aplique creme ou gel de aloé vera para ajudar a hidratar e a suavizar a pele e tome um anti-inflamatório para as dores.
 


Iogurte natural

Além de arrefecer a pele e de a acalmar, o iogurte ajuda a restabelecer o pH da epiderme. Para isso, basta espalhar sobre a zona da pele agredida pelo sol e deixar, até que seque. Depois, é só retirar com água morna e colocar um bom creme hidratante.
 


Máscara de morango

Uma máscara feita à base de morango triturado alivia e ajuda também a regenerar a pele. Deve ser colocada a atuar durante cerca de cinco minutos. 
 


Chá preto

O ácido tânico, presente no chá preto, ajuda a restaurar a pele do corpo. Para criar o seu próprio remédio para escaldão a partir desta tisana, faça uma infusão com 3 saquetas de chá preto e com algumas folhas de menta. Depois, deixe arrefecer e aplique sobre a pele, com a ajuda de compressas ou de algodão. Pode manter a mistura no frigorífico, para a conservar melhor e para, fria, ser ainda mais agradável de colocar sobre a pele.
 


Vinagre de Cidra de Maçã 

Aplique vinagre de cidra de maçã na queimadura com algodão, ou faça uma compressa refrescante, se se tratar de uma área de grandes dimensões, para aliviar a dor. A par disso, mantenha a pele hidratada. Este remédio previne a formação de bolhas e o “descascar” da pele.
 


Água com Limão 

Misture o sumo de três limões com duas chávenas de água gelada e aplique com uma esponja sobre a queimadura. O limão irá refrescar a queimadura, atuar como desinfetante e promover a regeneração da pele.
 


Banho de Aveia 

Coloque alguma aveia numa banheira de água tépida, ficando submerso durante alguns minutos. Os banhos de aveia são muito bons para o tratamento de vários problemas de pele, incluindo as queimaduras solares.

 

Remédios para escaldão – o que não deve fazer

Apesar de potenciarem um alívio imediato da dor, os cremes com lidocaína e benzocaína não ajudam no processo de cura, por isso, evite utilizá-los como remédios para escaldão, já que não serão eficazes. Além disso, deve evitar coçar ou esfregar a zona inflamada. No caso de existirem bolhas, não tente nunca rebentá-las e procure ajuda médica para alívio da dor.

Enquanto recupera de um escaldão, esqueça as roupas muito apertadas e opte por um estilo mais descontraído, com peças largas, fluídas e frescas em tecidos pouco agressivos, como o algodão e a seda. Tudo isto porque a pele deve respirar e curar-se naturalmente. 

E, para evitar futuras queimaduras solares, a palavra de ordem é só uma: prevenção! Escolha um protetor solar apropriado ao seu tom de pele e com um índice de proteção elevado; aplique-o 20 a 30 minutos antes de sair de casa e, depois, de duas em duas horas ou sempre que sentir necessidade de o fazer. Não se esqueça também dos acessórios de moda que podem ser verdadeiros aliados: um chapéu, óculos de sol e um batom também com proteção solar; bem como evitar as horas de maior exposição solar, entre as 11h00 e as 16h00. 

Boa praia!
Estar na Moda nunca foi tão barato! >>
Veja também: