Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
22 Jul, 2020 - 11:53

Proteção solar: sabe qual é a ideal para si?

Ana Graça

Uma boa proteção solar previne o cancro de pele e o seu envelhecimento precoce, mas apesar de sabermos a sua importância nem sempre temos cuidado.

Mulher a aplicar creme de proteção solar

As temperaturas elevadas e os altos níveis de radiação ultravioleta são comuns no nosso país e apresentam riscos para a saúde. Se está a preparar-se para ir de férias não deve descurar da proteção solar.

Importância da proteção solar

Todos os anos, quando chega o verão, chegam os constantes avisos e recomendações acerca da proteção solar. Há regras básicas que todos já sabemos de cor: as crianças devem usar fator 50; devemos evitar as horas de maior calor; o protetor solar deve ser colocado várias vezes ao dia; peles mais brancas requerem um fator de proteção mais elevado. Mas será que compreendemos a real importância da proteção solar? Provavelmente não.

A pele é o órgão mais extenso do corpo. Protege-nos contra a radiação, ferimentos e infeções, contribui para o controlo da temperatura corporal e é um órgão de extrema importância, que deve ser cuidado. Quando a proteção da pele é negligenciada, a exposição solar pode provocar desidratação, insolação, queimaduras, dor, pele vermelha, entre outras.

A correta utilização do protetor solar não só protege do cancro da pele e de todas estas agressões, como também atrasa o processo de envelhecimento produzido pelos raios solares. Por isso, o protetor solar é um importante produto cosmético que previne as consequências causadas pela radiação solar.

Mãe a colocar protetor solar em bebé

Sabe qual é a proteção solar ideal para si?

escolha do protetor solar mais adequado depende não só do tipo de pele, mas também das patologias que a pele possa ter, da localização geográfica, da zona da praia em que habitualmente se encontra (a exposição solar aumenta quanto mais próximo se está da água, que funciona como espelho e atrai a radiação), e da altura do ano.

Por isso, na hora de comprar o protetor solar que vai usar este ano é importante que tenha todos os fatores em conta, o que não significa que apenas os protetores solares mais caros são os melhores.

Na União Europeia, os filtros solares estão regulamentados, ou seja, um protetor solar com fator 30 tem sempre o mesmo nível de proteção solar independentemente da marca, do preço ou do local onde seja adquirido. Todavia, nos casos em que há patologias na pele é imprescindível ir ao médico de forma regular e questionar sobre a proteção solar mais adequada à situação específica.

O fator de proteção solar está dividido em diferentes categorias de proteção: baixa, média, elevada e muito elevada. Não existem protetores solares que ofereçam proteção total, tal como não existem protetores completamente resistentes à água.

Mulher a colocar protetor solar

7 regras de ouro sobre a proteção solar

  • Aplique uma boa camada, de forma uniforme;
  • Aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição e reaplique a cada duas horas ou após o contacto superior a 10 minutos com a água;
  • Use protetor solar todos os dias, independentemente de o sol estar visível ou não;
  • Evite a exposição solar direta entre as 12h e as 16h;
  • Renove o protetor solar todos os anos;
  • A água não protege a pele dos raios solares;
  • Mesmo depois de já estarmos bronzeados devemos continuar a usar protetor solar.

proteção solar: os fatores

O fator de proteção solar (FPS) presente nos protetores solares varia na proporação da tonalidade de pele: quanto mais clara é a pele, maior tem de ser o FPS. Além disso, e para garantir um efeito a longo prazo, é necessário renovar a aplicação do creme de duas em duas horas ou sempre que molhe o corpo ou transpire muito.

Uma informação que deve ser alvo de análise atenta no rótulo do protetor solar que pretende comprar é a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB protege-o contra as queimaduras solares e a proteção UVA evita o envelhecimento precoce e o cancro da pele.

Nunca é demais realçar que não deve utilizar proteção solar apenas quando vai para a praia ou para a piscina… o sol do “dia-a-dia” é tanto ou mais perigoso!

Frasco de creme de proteção solar

Pele branca a muito branca

Este tipo de pele caracteriza-se normalmente por se queimar facilmente, ficando com um aspeto vermelho e apresenta, muitas vezes, sardas. Para as peles claras a muito claras nunca deve ser usado um FPS inferior a 30, sendo o ideal até 50.

No mercado existe uma grande variedade de marcas e cremes pelo que deve aconselhar-se junto de um especialista na loja para que lhe indique o creme mais indicado para a sua pele mais ou menos sensível, mais ou menos oleosa, com maior ou menor tendência para alergias.

Pele morena clara a morena

Caracterizada por conseguir atingir um tom bronzeado mais rapidamente do que a pele clara, necessita ainda de bastantes cuidados pois pode queimar-se. Esta pele está normalmente presente em pessoas de cabelo castanho escuro ou preto. Quem se identifica com esta tipologia de pele deve utilizar um protetor solar entre os 20 e 30 de FPS.

Pele morena escura a negra

Apesar deste tipo de pele se bronzear com extrema facilidade e de quase nunca se queimar, isso não significa que não necessite de cuidados com o sol! Utilizar um protetor com FPS entre os 6 e os 15 de FPS é essencial para manter uma pele hidratada e bem cuidada.

Bebés e crianças

Se um adulto necessita de levar muito a sério os cuidados com o sol, nas crianças e nos bebés esses cuidados têm de ser redobrados. E a responsabilidade para isso é sua!

Nos bebés, além de todos os cuidados já referidos de hidratação e de evitar a exposição solar em determinadas horas, deve ser sempre utilizado um protetor solar com 50 de fator de proteção solar que deve ser aplicado várias vezes ao dia. A pele dos bebés é muito imatura e com a maior das facilidades pode queimar-se ou até mesmo ficar com insolação.

Nas crianças, a proteção deve ser a mesma (50 FPS), mas já não é exigido que o protetor seja de base mineral; pode ser utilizado um creme regular.

Diferentes características de pele pedem diferentes cuidados!

5 cremes hidratantes para o verão e pós-exposição solar
Não perca 5 cremes hidratantes para o verão e pós-exposição solar

Cuidados after sun

Chegou ao fim mais um dia de diversão na praia com família e amigos. O banho está tomado e, apesar de ter tido todos os cuidados com a pele, não deixa de sentir a pele como que “repuxada”… Pois bem, isto significa que a proteção solar não se limita às horas em que realmente vai estar exposta ao sol! O período pós exposição é também muito importante.

Aposte num bom creme after sun e aplique-o logo após o banho. Vai sentir imediatamente as melhorias e a sua pele agradece!

Veja também