Top 2017: conheça as 8 melhores universidades portuguesas

O U-Multirank 2017, financiado pela Comissão Europeia, já classificou as instituições nacionais. Conheça aqui as 8 melhores universidades portuguesas.

Top 2017: conheça as 8 melhores universidades portuguesas
Universidade NOVA de Lisboa volta a liderar a lista

Na procura pela melhor universidade e pelos cursos disponíveis no Ensino Superior, verificar a qualidade e reputação dos programas e instituições parece ser fundamental, certo? Então fique de olhos postos neste artigo e fique a par do top das 8 melhores universidades portuguesas.

Todos os anos, há uma lista que atrai as atenções e valoriza a Educação superior do país. O U-Multirank já divulgou a avaliação atualizada das universidades da Europa e nós selecionamos para si as 8 melhores em Portugal. O ranking global que avalia o nível das instituições e classifica de acordo com a pontuação das melhores notas obtidas em diferentes áreas de avaliação é financiado pela Comissão Europeia.

O estudo

Em 90 países diferentes, foram analisadas mais de 1300 instituições de ensino superior pelo estudo financiado pela Comissão Europeia. A pontuação foi elaborada com base no desempenho dos estabelecimentos, medido através de 16 importantes indicadores, sub-divididos entre cinco áreas: Investigação, ensino e aprendizagem, transferência de conhecimento, envolvimento regional e orientação para internacionalização.

Top: conheça as 8 melhores universidades portuguesas

melhores-universidades-portuguesas

Entre as 28 instituições de ensino superior nacionais que figuram no ranking, listamos as 8 melhores colocadas e, ao lado, mostramos o número de notas “A” (pontuação máxima) que cada uma obteve nas diferentes 16 categorias.

Quer saber quais são as melhores universidades portuguesas?Tome nota:

  1. Universidade Nova de Lisboa – 6 notas “A” em 16
  2. Universidade de Coimbra – 5 notas “A” em 16
  3. Universidade de Lisboa – 4 notas “A” em 16
  4. Instituto Politécnico de Bragança – 4 notas “A” em 16
  5. Universidade do Minho – 3 notas “A” em 16
  6. Universidade de Aveiro –  3 notas “A” em 16
  7. Universidade Católica Portuguesa – 3 notas “A” em 16
  8. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – 3 notas “A” em 16

A seguir, aparecem na lista a Universidade Fernando Pessoa, o  Instituto Universitário da Maia, a Universidade do Algarve, o ISCTE, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico de Lisboa, com duas avaliações do tipo “A”.

Tal como nas edições anteriores deste estudo, as instituições portuguesas apresentaram dificuldades e falhas na avaliação dos indicadores da área de “ensino e aprendizagem”, e os pontos mais fortes foram mostrados através dos indicadores das áreas relacionadas à orientação internacional e à investigação.

Veja também: