Júlia Rocha
Júlia Rocha
10 Jul, 2018 - 12:01
Qual é a melhor universidade de Portugal?

Qual é a melhor universidade de Portugal?

Júlia Rocha

A Universidade do Porto foi considerada a melhor universidade de Portugal. Saiba quem mais se destaca do ensino superior português, a nível global.

O artigo continua após o anúncio

Segundo o rankingQS World University Rankings”, elaborado já este ano e a pensar no próximo ano letivo de 2018/19, podemos saber qual é a melhor universidade de Portugal. Este é um dos mais prestigiados rankings de instituições de ensino superior, que fornece ainda alguns dados interessantes.

Este importante ranking internacional considera mais de 3 mil instituições e baseia-se em indicadores de análise que vão desde a qualidade de ensino à reputação académica e produção científica, ou até mesmo a proporção de estudantes internacionais. As universidades de Lisboa e Porto foram as que mais se destacaram, neste indicador.

Sabe qual é a melhor universidade de Portugal?

1. Universidade do Porto

universidade do porto

Na posição 328 do ranking global da QS, a Universidade do Porto é a melhor universidade de Portugal. Além disso, está entre as 100 melhores nas áreas de Desporto, Arquitetura/Urbanismo, Engenharia Química e Engenharia Civil. Atualmente, com 14 faculdades e uma Business School, a UP é uma das instituições europeias mais prestigiadas e também procuradas por estudantes fora de Portugal.

2. Universidade de Lisboa

A UL sobre este ano algumas posições ficando na segunda posição. Ocupa a posição 355, sendo a maior universidade portuguesa, com 18 escolas, mais de 100 unidades de pesquisa e cerca de 50 mil alunos. Ficou também entre as 100 melhores nas áreas de Arquitetura/Urbanismo, Arte e Design, Engenharia Civil, Geografia, Desporto e Estatística e Pesquisa Operacional.

3. Universidade Nova de Lisboa

A Nova de Lisboa é a terceira melhor universidade de Portugal, segundo este ranking. Surge no lugar 405 a nível global. Destaca-se nas áreas de História, Artes e Humanidades, sendo uma das instituições mais prestigiadas para estas áreas. Tem também uma das mais altas taxas de empregabilidade dentro das instituições nacionais.

4. Universidade de Coimbra

Duas posições abaixo da Nova, surge a Universidade de Coimbra. A mais velha universidade portuguesa e uma das mais antigas do mundo, destaca-se no ranking, na área de Engenharia e Tecnologias.

5. Universidade Católica Portuguesa

A única instituição privada a fazer parte do ranking é a Católica, já contava entre o patamar de posições 751 e 800. Fundada em 1967 pela santa Sé, esta é uma das universidades de referência em Portugal, tem campus em Lisboa, Braga, Viseu e na cidade do Porto. Destaca-se no ensino do Direito.

Outros dados:

O artigo continua após o anúncio
  • No ranking de avaliação por áreas temáticas/disciplinas, surgem 100 departamentos de 7 universidades portuguesas.
  • A Universidade de Coimbra foi das que mais melhorou nos rankings, a nível de departamentos individuais.
  • A Universidade do Porto viu a sua reputação entre empregadores, o maior indicador aumentado.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp