Catarina Reis
Catarina Reis
07 Out, 2018 - 11:39
Conheça as melhores universidades por área de estudo

Conheça as melhores universidades por área de estudo

Catarina Reis

Pronto para ingressar no Ensino Superior? Seja em Portugal ou no estrangeiro, conheça as melhores universidade por área de estudos.

O artigo continua após o anúncio

A consultora QS Quacquarelli Symonds tem apresentado, anualmente, um ranking de entidades de ensino superior classificadas de acordo com os critérios de seleção que se desejar. Já é possível aceder à lista de melhores universidades por área em Portugal e no resto do mundo.

Como saber quais as melhores universidades por área de estudo?

O QS World University Ranking by Subject é um estudo que avalia e classifica as melhores universidades por área. Na edição de 2017, este estudo avaliou universidades e outras instituições do ensino superior em todo o mundo em 46 disciplinas ou áreas do saber – sendo a edição mais abrangente do estudo desde o início do projeto, que remonta a 2001. Já é possível aceder aos resultados da edição de 2018. >” href=”https://www.topuniversities.com/subject-rankings/2018″ target=”_blank” rel=”nofollow”>Ver resultados >>

estudantes universitarios

Critérios de avaliação das universidades

O ranking baseia-se em diversos critérios, que vão da reputação académica às saídas profissionais e taxas de empregabilidade; considera também o impacto da universidade na investigação, desenvolvimento e inovação. Todos os anos são adicionadas as novas áreas de estudos que eventualmente sejam criadas nas universidades de todo o mundo.

Como fazer a pesquisa da universidade ideal para si?

Quando se acede à página web do estudo, pode consultar-se a informação disponibilizada na página, verificando, por áreas de estudo ordenadas alfabeticamente, quais as entidades de ensino que se destacam. Por exemplo, nas Artes e Humanidades temos as universidades de Harvard, Oxford e Cambridge. Se escolher a opção “view full list“, terá acesso à lista completa de universidades, ordenadas de acordo com os critérios de qualidade da QS Quacquarelli Symonds.

Mas pode pesquisar de forma diferente e mais ajustada aos seus interesses: utilizando os menus drop-down colocados na parte superior da página, poderá selecionar o nível de estudos que pretende frequentar, as suas áreas de interesse e o destino geográfico.

Assim, se, por exemplo, pesquisar por “licenciaturas/mestrados integrados” em “engenharia mecânica” em “Portugal”, os resultados irão apontar as universidades mais cotadas neste ranking: Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova (Lisboa) e Universidade do Minho.

Se quiser estudar na vizinha Espanha, pode fazer a pesquisa por cursos nesse país e identificar as melhores universidades nas suas áreas de estudos preferidas. Por exemplo, para a área de Artes e Design, os resultados apontam, sem surpresas, a Universidade Complutense de Madrid e a Universidade de Barcelona.

É possível pesquisar simultaneamente mais do que uma área de estudos. Basta que no menu drop-down selecione as áreas que mais lhe interessam. É possível encontrar, para algumas combinações de países, áreas de estudo e nível de estudos a frequentar, previsões já para o ano de 2019.

O artigo continua após o anúncio
estudantes universitarios

Tendências na avaliação das universidades por áreas de estudos

Como facilmente poderá verificar, as entidades de ensino superior que predominam e que são geralmente apontadas como sendo as melhores são as universidades de Harvard e Oxford, assim como o MIT. São de facto entidades reconhecidas mundialmente nas várias áreas de estudo que lecionam.

Este estudo parece-nos muito útil para ter uma perceção internacional e independente acerca dos cursos mais reputados globalmente. Poderá ajudá-lo a complementar as suas pesquisas de informação e auxiliá-lo no processo de escolha do curso e entidade de ensino em que irá frequentar a próxima etapa da sua vida académica.

Veja também